Queda de cabelo intensa pós dengue

19.9.11 dona perfeitinha 35 Comentários

Aconteceu comigo e acho importante relatar aqui.


Nos últimos 2 meses tive uma queda de cabelo intensa que fez com que meu cabelo volumoso perdesse provavelmente metade dos fios. E foram dois meses de queda traumatizante porque ao pentear a qualquer hora do dia os cabelos, a escova saía lotada de fios. Dava vontade de chorar ao lavá-los de tanto cabelo que se soltava. Não conseguia mais andar com os cabelos soltos. Cozinhar então... mesmo com eles presos, fios se desprendiam, um horror mesmo!

Já sofri com quedas de cabelo grandes antes (como após o parto da minha filha), mas nada semelhante a isso. Conversei com médicos e todos me disseram várias possíveis causas. Tenho hipotiroidismo e estava achando que tinha tido uma alteração do quadro, mas não, estava tudo normal. Outras causas também foram descartadas até que um dia, assistindo a um dos programa na Globo News, meu marido ouvia um médico relatando causas de queda de cabelo, quando ele disse o seguinte: "Estamos também percebendo uma queda intensa de cabelo em pessoas que tiveram dengue, sempre depois de 3 a 4 meses após a doença". E ele me chamou para assistir, voltou a 'fita' (Sky HD) e eu ouvi com meus próprios ouvidinhos, rs. Eu tive dengue (da clássica que me deixou super debilitada umas 3 semanas).  E minha queda de cabelo começou exatamente 3 meses após a doença!
Foi um grande alívio! Coincidência foi também assistir isso um dia antes de ir a um bom dermatologista que me indicaram aqui em Ipatinga (a consulta estava marcada há mais de 3 semanas). Sentei na cadeira da sala dele já com meu diagnóstico: queda intensa de cabelo pós dengue. E, sendo assim, em pouco tempo tudo voltaria ao normal, concordou o médico. Já faz uma semana que a queda diminuiu demais e acho que em mais uma ela cessa. Esse foi meu caso e talvez meu relato possa ajudar mais pessoas. É desesperador não ter ideia do porquê que de uma hora pra outra, os cabelos começam a cair sem parecer que terá um fim.



Espero, sinceramente, que isso possa ajudar quem esteja passando por isso pelo mesmo motivo que eu. Minha cabeça já está cheia de 'penugem' (começam a nascer novos fios de novo), ou seja, tudo está mesmo voltando ao normal (depois de 2 meses de queda intensa, mas voltando ao normal).



35 comentários :

  1. Nossa amiga, q susto hein... graças a Deus tudo ficou bem... bjokas... Naná

    ResponderExcluir
  2. Ola Talita, isso acontece mesmo, com minha filha tambem aconteceu ela teve dengue am 2007 e ficou internada por 3 dias tomando soro, um horror, mas ha alimentos que fortificam os nossos cabelos, como os oleaginosos (castanhas do para, nozes, etc) coma algumas por dia, vai notar a diferenca.
    bjs, Elisangela(Rj)

    ResponderExcluir
  3. Talita, se o meu cabelo começasse a cair assim eu morreria! Isso porque já tenho pouquíssimo cabelo (ainda bem que os fios tem volume), uma queda dessas me deixaria careca.
    Talvez até o fato de você já saber o motivo tenha ajudado a parar a queda, já que o estado emocional também tem influência nisso.
    De qualquer forma, é muito bom saber que o problema já passou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Naná... passei triste com isso um tempão, ainda bem mesmo que passou. Beijos, amiga.

    Elisangela,
    Obrigada pelas dicas. Como adoro castanha do pará vou incluir algumas junto com as amêndoas diárias. Um beijo pra você.

    Oi, Sandra,
    Realmente o emocional conta muito, em tudo, rs... obrigada pela força.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que coisa! Não sabia que a dengue causava isso...Deve ser consequência da queda de imunidade, e os cabelos ficam fracos, será? mais graças a Deus que está voltando ao normal!! Meu cabelo também é super liso, porém volumoso, a gente sente bastante a diferença. A única vez que eles caíram bastante foi como você também, depois do parto, mas isso é normal por causa das modificações gestacionais!!


    Um beijo Talita e que seus cabelos voltem logo ao normal!!

    ResponderExcluir
  6. minha querida
    eu ja adorava os seus posts, super me identificava, mas agora algo me chamou a atencao... vc falou que tem hipotiroidismo... eu nao sabia... eu tb tenho, desde os meus 20 anos... e ja tenho 29 agora viu... e uma luta contra tudo que isso acarreta, principalmente no que diz respeito ao peso... depois que tive minhas 2 filhas a coisa desandou total, meu peso nao volta ao de antes nem que a vaca tussa... e olha que sou acompanhada pelo endocrino periodicamente... oq vc faz pra ter esse corpinho???...rsrs... desculpa a pergunta, mas e que como to nessa luta ha tempos nao resisto... rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Daniella,
    Acho que causa uma hepatitezinha, sei lá exatamente a causa, mas que tudo desanda, ah... desanda! Rs.

    Adriana, menina!
    Eu não tenho corpinho não! Passo apertado também com certas variações da balança, mas a verdade é que aprendi a comer nas horas certas pra não viver pensando em dieta, rs. E depois que comecei o tratamento, tudo voltou ao normal... é como se eu não tivesse o problema. Vai ver quando a sua estabilizar... mas a verdade é que a gente chegando aos 30 (temos a mesma idade) precisa urgente incluir mais exercícios na rotina. É minha próxima meta, rs. Beijos pra você e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita!!

    visito seu blog há cerca de um ano e somente recentemente descobri que vc mora em Ipatinga, cidade vizinha à minha (Cel. fabriciano). Venho procurando um dermatologista bom aqui no Vale do Aço, porém sem êxito... Poderia me passar o contato do seu??

    ResponderExcluir
  9. @Carol
    Oi, Carol,
    Estamos pertinho então. Bem... esse médico me foi indicado por várias amigas que fiz por aqui. E ele tem consultório na Clínica São Vicente no Cariru. Na rua Japão. O telefone é o 3825-1313 e o nome dele é Luis Celso.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que vc descobriu a causa! Eu estava com o cabelo caindo muito por causa da oleosidade e agora estou usando um produtinho que tem me ajudado muito. Fiz resenha lá no blog:http://superbelas.wordpress.com/2011/09/09/dica-da-sexta-tratamento-para-cabelos-oleosos/

    ResponderExcluir
  11. @superbelas
    Que produtinho legal aquele, ainda não conheço, vou procurar, obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Talita !
    Adorei seu post, e seu blog !
    E ele veio em ótima hora...
    Tive dengue no início de julho, no final de setembro meu cabelo começou a cair desesperadamente, achei que fosse hormonal, mas hoje na consulta da dermatologista ela me disse que era decorrente da dengue, e que logo deve voltar ao normal. Saí um pouco mais feliz, mas ainda assim receosa, mas agora vendo seu post fiquei mais animada, obrigada !
    E queria te fazer umas perguntas, posso ? Depois do início do tratamento, quanto tempo demorou para diminuir a queda ? Pois espero que alguns fios aguentem até lá... Qual foi seu tratamento ? Ela me passou uma loção caríssima à base de minoxidil, ms que comprei, e um remédio que ainda vou pesquisar o preço, pois na única farmácia que vi era um absurdo.... Teve alguma recomendação adicional ? Estou até com medo de lavar a cabeça, mas ela pediu para lavar dia sim, dia não com um anti-queda...
    Se quiser responder no email, agradeço !
    Tudo de bom, sucesso com o blog,
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. @Marcia
    Oi, Marcia,
    Que bom que gostou daqui, fico feliz. Entendo perfeitamente o que está passando. Durou 2 meses a queda intensa dos meus cabelos, acho que perdi metade dos fios. Aconselho que tenha paciência e só. Quanto a mim não gastei com nenhum medicamento tópico, pois como disse meu médico, se a causa for a dengue, vai parar de cair sem usar nada. E foi o que aconteceu comigo. Eu usei um shampoo que ele me recomendou, mas para tratar a seborréia que ele identificou no meu couro cabeludo.
    Espero que tenha muita paciência e não se desespere com isso porque te garanto que depois volta tudo ao normal.
    Beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  14. Menina vc mora em ipatinga, eu moro numa cidade pertinho, perpétuo socorro, bjuu

    ResponderExcluir
  15. Oi, Talita! Amei teu blog: Os truques, as dicas, as imagens. E vendo essa postagem não poderia sair sem falar que isso também aconteceu comigo. Tive dengue hemorrágica em 2008 e passei oito dias internada e mais alguns de repouso em casa. Depois de um mês mais ou menos, o meu cabelo começou a cair muito. Foi desesperador! Eu chorava com medo de ficar careca, sério! Fiz exames de sangue e foi detectado hipertireoidismo. O dermatologista receitou uns comprimidos (caro, mas maravilhoso!))para fortalecer os cabelos, e comecei a fazer o tratamento para o hiper. Lendo sobre a disfunção da tireoide, descobri que pode ser causada após um stress físico ou emocional. Então, nada me tira da cabeça que tudo isso foi causado pela DENGUE! Hoje eu tô curada do hipertireoidismo, mas ainda luto com o pesinho a mais que o tratamento me deixou.
    Bjim e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Foi um alívio encontrar essa informação aqui na rede.
    Tive dengue em meados de março último e em meados de junho começou uma queda intensa de cabelos. Notei isso porque tenho muito cabelo, e eles são longos. Além do cabelo, meus pêlos dos braços e pernas também estavam mais frágeis e caindo. Fiquei meio neurótico. Todo mundo dizia que não era nada e tudo... Fui ao médico nessa segunda e falei-lhe. Falei-lhe também dos relatos que vi sobre "queda após 3 meses de uma doença grave", e ele falou que nunca ouviu disso - provavelmente, já que era um senhor meio quieto. De qualquer forma ele me solicitou um exame de sangue. Vi o resultado há algumas horas aqui pela net: tudo normal. Nada de anemia, tireoide ou qualquer outra coisa.
    Eu gostaria de te perguntar se usastes algo para catalisar o crescimento dos fios novos ou abrandar a queda nessa época... Foram realmente dois meses? Muito tempo! E eu querendo deixar meu cabelo crescer...

    Obs.: Também tive a dengue clássica.

    ResponderExcluir
  17. Oi Talita,
    fiquei surpresa quando o dermatologista me disse que meu cabelo estava caindo por causa da denge que tive em fevereiro. Meu cabelo tem caído muuuuuito, de uma forma que eu nunca vi na vida. Ele te passou algum medicamento? O meu me passou capsulas de Pill Food mas ainda não notei diferença. Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  18. Oi Thalita,poxa encontrar sua experiência me trouxe muito alivio, em março tive dengue e em maio começou uma queda intensa, intensa messmoooo de cabelo...achei q era hormonal porque eu não tinha tomado o anticoncepcional do jeito certo..mas o médico disse que não, só pensei na dengue qdo li que infecçoes febris pode causar queda de cabelo, falei com amedica sobre isso e ela me disse que pode ser isso, mas não deu certeza, ja tem um mes e pouco q ta caindo, to tomando pantogar q é carissimo e não ta adiantando nada ainda, a impressão é q não vai parar nunca..!! mas agora q li seu depoimento me sinto melhor..

    ResponderExcluir
  19. Oi Talita q aliviooo!!! Meu cabelo cai intensamente a um mes e meio, e tive dengue a dois meses atras, achei q era o anticoncepcional q tinha tomado errado mas a medica disse q não. Desconfiei da dengue qdo fikei sabendo q infeccoes febris pode gerar queda de cabelos, falei com a dermatologista ela disse q devia ser mas não me deu certeza, me passou pantogar, to tomando mas é muito caro e ainda não adiantou, a sensação é q não vai parar nunca!! e fico muito triste, espero q pare logo, ao ver seu blog me sinto melhor..

    ResponderExcluir
  20. Olá, pesquisando sobre o assunto que relacionava a queda do cabelo à dengue, encontrei o seu blog! Muito interessante e.... como é bom (e confortante) saber que não sou só eu que estou sofrendo com isso!! Isso porque nenhum lugar que fala dos sintomas, relaciona a queda à dengue.
    Como tenho mechas e tive um problema com a troca da profissional que as fazia, no fim do ano passado, tive que cortar (era no meio das costas) e tratar MUITO para fortalecer e reconstruir os fios.
    Em março deste ano tive dengue, os fios já estavam normais e quase 3 meses a queda intensificou e, realmente achei que ia ficar careca! rs
    Porém, como esteticamente estava fazendo tudo para fortalecer os fios, fui a dermatologista, que entre várias possíveis causas, identificou a provável da dengue.
    Fiquei mais tranquila, mas não menos preocupada e está sendo muito difícil ver o volume dos fios ser reduzido semanalmente. Mas, que bom que está no fim.
    Obrigada pelo depoimento, ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  21. O dermatologista passou alguma coisa pra vc tomar ou foi com o tempo mesmo que seu cabelo foi melhorando
    e parando de caí??

    ResponderExcluir
  22. Olha foi bem tenso o seu caso obrigado, por postar esse post me ajudou bastante e me aliviou pois estou sofrendo isso agora . :) bjs !!

    ResponderExcluir
  23. Oi gente!! Como isto desesperante comigo esta acontecendo o mesmo.Esta dengue é mesmo cruelll!Meu cabelo esta caindo eu estava com muito medo,agora me sinto mais aliviada com as postagens de vcs!Obg layce oliveira Ipu Ce.

    ResponderExcluir
  24. Oii gente, nossa estou passando pela mesma coisa, tive dengue em fevereiro e a tres meses o cabelo estava caindo desesperadamente, fiquei muito pra baixo com isso, fui na dermatologista e estou fazendo tratamento com shampoo pra queda a duas semanas (ela tbm disse que é por causa da dengue),já percebi novos fios e acho que deu uma diminuída mas ainda cai muito, não vejo a hora que isso passe

    ResponderExcluir
  25. Talita,
    você salvou meu dia. Estava ficando desesperada com a queda do meu cabelo. Também tive dengue a 2 meses. Creio que meu cabelo caiu metade, se não foi mais. Até chorei estes dias de tanto desespero. Estou tomando Pantogar faz 1 mês e ainda nada. Estou esperançosa em tudo isso acabar logo. Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela dica! Estava apavorada pois a uma semana meu cabelo começou a cair escandalosamente. Fiquei apavorada até ontem quando ouvi um comentário que poderia ser resultado da dengue agora você confirmou que realmente cai mesmo depois da dengue. Também tive dengue á três meses e agora começou a cair fora do normal meus cabelos. Obrigada por dividir sua experiência com a gente.
    Rosana Ometto

    ResponderExcluir
  27. Assim como todos que já descreveram acima, o meu caso não é diferente. Tive dengue há três meses e de duas semanas para cá o meu cabelo está caindo demais, mas demais mesmo, nunca tinha passado por isso. Consultei médicos que disseram ser problema de tireoide ou estresse, mas de cara descartei as duas hipóteses por recentemente ter realizado exames específicos e por ser calma até demais. Risos. E hoje, por acaso, ao ligar em uma dermato para informar o que estava acontecendo e para marcar uma consulta, a secretária perguntou se tive Dengue (a pergunta foi ligeira porque minha cidade passou maus bocados com uma epidemia) daí respondi que sim há 3 meses. Logo, ela me deu a certeza da minha excessiva queda de cabelo prover dessa doença. Ao mesmo tempo que fiquei surpresa, também fiquei aliviada porque passou 1000 coisas na minha cabeça. Ainda estou muito preocupada porque estou diante de algo que mexe muito comigo, mas estou confortada de saber que em breve minhas madeixas voltarão a crescer. Agradeço muito todas as informações postadas e confesso que descreveram meu dilema! Muito obrigada! Ah, e por precaução estou tomando Pantogar para pelo menos fortalecer o pouco que ainda tenho.

    ResponderExcluir
  28. Que alivio saber da sua historia.
    Estou quase careca 80%ja caiu.tive dengue agora no mes marco2014.todo dia qd vou pentear ou lavar meu cabelo so.choro. 5mulhers aki na rua estao passando por isso eu tive no AMA.
    O medico me informou q minha queda de cabelo nao tem nadarelacionado a dengue.
    Que a dengue nao.faz cair cabelo.kkkk
    agora to mais aliviada de ler sua hstoria.
    Muito obrigada..

    ResponderExcluir
  29. Oi me chamo Tânia, e exatamente a um mês e meio o meu cabelo ta caindo muito e muito mesmo, desesperador,confesso que fiquei mais aliviada com todos comentários aqui nesse blog.Tive dengue no inicio de maio e fiquei quase duas semanas em repouso, logo que me recuperei fiz uma progressiva no meu cabelo e com um tempo depois começou a cair, então conversei com a minha cabeleireira e ela me falou em fazermos umas hidratações mais não estava adiantando de nada então ela ficou preocupada e pesquisou sobre essa queda e ela tinha descoberto com uma enfermeira formada que era devido a dengue, e que seria a ceguela dela por alguns meses,hoje lavei o cabelo e novamente caiu bastante de encher as mãos e fiquei muito tempo tentando desembaraçar porque virou um ninho de rato, se continuar assim o meu cabelo ficará ralinho, o que faço devo procurar um dermatologista ou ficar esperando passar os dois meses?

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu nome é Jéssica , tive dengue em Fevereiro e em Abril meu cabelo começou a cair desesperadamente,fui a dermatologista, que me receitou várias coisas,mas até agora com 4 meses de queda, não parou de cair, tudo bem que nasceram vários novos fiozinhos, mas é uma aflição achar que não vai parar nunca... realmente tenho medo de pentear o cabelo , de ficar careca, todo lugar que eu vou fica um tufinho de cabelo kkkk .... ai não vejo a hora que isso volte ao normal, e queria saber se ainda vai demorar muito :/

    Obrigada pelo seu relato..

    ResponderExcluir
  31. Foi ótimo ler as informações a qui postadas. Também tive dengue no final de abril e meu cabelo começou a cair de forma descontrolada após uns dois meses. Também consultei dermatologista e não referi a relação entre os fatos. Vou voltar ao médico com o resultado dos exames e relatar que tive dengue.
    Obrigada pelo compartilhamento

    ResponderExcluir
  32. Acho q vou ficar tranquila pois tive dengue em abril e a um mes meus cabelos estão caindo desse jeito que voce relatou.

    ResponderExcluir
  33. Ola..meu nome é Andreza e tb tive dengue final de maio e o meu cabelo esta caindo ja faz um mes e meio. Estou desesperada pq é traumatizante mesmo. Eu tinha muito cabelo mas agora esta super ralo e com falhas. Estou passando remedio e tomando. Fiz ate biopsia do couro da cabeca. Td isso me deixou depressiva e ao mesmo tempo animada ao ler esses depoimentos. Espero que tudo volte ao normal. Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. @Andreza
    Que bom que ficou mais tranquila, Andreza... o depoimento é pra isso mesmo. E nada de deprimir por conta do cabelo! O tempo resolve muito bem isso... uma dica pra você hoje: pense em alguma coisa bem legal por que agradecer! Ah... aposto que você tem mais de uma, beijos!

    ResponderExcluir
  35. Gente, meu cabelo também está ralinho, perdi muito mais da do que metade do meu cabelo.....já tem mais de um mês que está caindo intensamente, estou morrendo de medo que não pare, também tive dengue em maio, estou tomando Pantogar e mais uma fórmula que a dermatologista passou. Que desespero, parece que não vai parar de cair nunca....eu já tenho um pinguinho de cabelo, agora então...!!!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com