Bolo de laranja com cobertura de casquinha de limão

Hoje é niver da minha mãe e queria postar a receita desse bolo lindo e super gostoso em homenagem ao aniversário dela porque em aniversário, mesmo os que passamos distantes, tem que ter bolo, né?

Ahhhh, esse bolo! Me fez suspirar a primeira vez que fiz e agora vendo as fotos, tá dando vontade de fazer de novo. Quero fazer toda semana, será que pode? 

Foi assim que aprendi a receita dele... 
Um dia meu marido chegou em casa depois do trabalho dizendo que tinha experimentado um bolo que achava que eu ia gostar demais, já que tinha tudo a ver comigo (adoro tudo quanto é doce com gostinho de limão!) e assim que me contou, pedi, quase implorei: "Consegue essa receita pra gente?".

E lá se foi ele no dia seguinte com a missão de conseguir a receita pra gente mim. Bem... ela demorou um pouquinho, mas veio toda bonita, impressa, cheia de dicas e uma escrita super pessoal, adorei só de ler!

A dona da receita é conhecida como Dona Amable e é daqui de Ipatinga, MG, onde moro. "Não a conheço, Dona Amable, mas você foi realmente muito amável em me enviar a receita desse bolo que há tempos tinha vontade de experimentar. E sua receita parece infalível... bolo super fofinho e muito, muito gostoso! O meu não deve ter ficado tão bom quanto o seu, mas sua receita virou uma das mais queridas pra bolos daqui de casa, com certeza, obrigada mesmo!"


Vamos à receita da Dona Amable, então?

Ingredientes:

Para a massa do bolo:
3 ovos
4 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de chá de açúcar refinado
3 xícaras de farinha de trigo
1 copo de suco de laranja (caldo de 3 laranjas grandes)
Raspas das cascas das 3 laranjas usadas para fazer o suco
1 pitada de sal
1 colher de sopa cheia de fermento químico

Como fazer:
1 - Separamos as gemas das claras, reservamos as claras para depois batê-las em neve e, primeiro, misturamos as 3 gemas de ovos com 2 xícaras de açúcar de confeiteiro (usei refinado e deu super certo) e com 4 colheres de sopa cheias de margarina até formar esse creme:

2 - Tiro as raspas das 3 laranjas e reservo:

3 - Com as 3 laranjas, faço um suco e viro no liquidificador:

4 - Depois do suco, viro a mistura do creme da gemas também no liquidificador para bater:


5 - Depois, viro o creme do liquidificador em uma vasilha, onde acrescento 3 xícaras de farinha de trigo peneirada, as raspas das cascas das 3 laranjas e uma colhersinha de café rasa de sal:

6 - Misturo tudo até ficar homogêneo:


7 - Agora é a vez de bater as claras em neve e misturá-las ao creme:

8 - Acrescentamos 1 colher de sopa cheia de fermento em pó (químico) e misturamos bem:

9 - Viramos em tabuleiro previamente untado com margarina e enfarinhado:

10 - E levamos ao...

Ingredientes para a cobertura:
1 limão
1 xícara de açúcar de confeiteiro

1 - Esprememos o limão (eu usei caldo de 1 e 1/2 limão) e acrescentamos o açúcar de confeiteiro (segundo a Dona Amable, se for usar açúcar refinado é melhor batê-lo antes no liquidificador para um melhor resultado. Eu usei refinado, mas não bati no liquidificador e assim mesmo achei que a cobertura ficou ótima com uma casquinha numa consistência super bonita e crocante, mas acho que seguindo a dica dela com certeza vai ficar mais adequedo, um dia tento achar, pois nem sabia que existia diferença entre os açúcares finos, rs):

2 - Depois de retirar o bolo do forno, com ele ainda muito quente, viramos a calda fria por cima e espalhamos:

O resultado:

Adoro bolo quentinho, hummmm!

Muito, muito bom!


Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!