Bolo de laranja com cobertura de casquinha de limão

11.10.11 dona perfeitinha 13 Comentários

Hoje é niver da minha mãe e queria postar a receita desse bolo lindo e super gostoso em homenagem ao aniversário dela porque em aniversário, mesmo os que passamos distantes, tem que ter bolo, né?

Ahhhh, esse bolo! Me fez suspirar a primeira vez que fiz e agora vendo as fotos, tá dando vontade de fazer de novo. Quero fazer toda semana, será que pode? 

Foi assim que aprendi a receita dele... 
Um dia meu marido chegou em casa depois do trabalho dizendo que tinha experimentado um bolo que achava que eu ia gostar demais, já que tinha tudo a ver comigo (adoro tudo quanto é doce com gostinho de limão!) e assim que me contou, pedi, quase implorei: "Consegue essa receita pra gente?".

E lá se foi ele no dia seguinte com a missão de conseguir a receita pra gente mim. Bem... ela demorou um pouquinho, mas veio toda bonita, impressa, cheia de dicas e uma escrita super pessoal, adorei só de ler!

A dona da receita é conhecida como Dona Amable e é daqui de Ipatinga, MG, onde moro. "Não a conheço, Dona Amable, mas você foi realmente muito amável em me enviar a receita desse bolo que há tempos tinha vontade de experimentar. E sua receita parece infalível... bolo super fofinho e muito, muito gostoso! O meu não deve ter ficado tão bom quanto o seu, mas sua receita virou uma das mais queridas pra bolos daqui de casa, com certeza, obrigada mesmo!"


Vamos à receita da Dona Amable, então?

Ingredientes:

Para a massa do bolo:
3 ovos
4 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de chá de açúcar refinado
3 xícaras de farinha de trigo
1 copo de suco de laranja (caldo de 3 laranjas grandes)
Raspas das cascas das 3 laranjas usadas para fazer o suco
1 pitada de sal
1 colher de sopa cheia de fermento químico

Como fazer:
1 - Separamos as gemas das claras, reservamos as claras para depois batê-las em neve e, primeiro, misturamos as 3 gemas de ovos com 2 xícaras de açúcar de confeiteiro (usei refinado e deu super certo) e com 4 colheres de sopa cheias de margarina até formar esse creme:

2 - Tiro as raspas das 3 laranjas e reservo:

3 - Com as 3 laranjas, faço um suco e viro no liquidificador:

4 - Depois do suco, viro a mistura do creme da gemas também no liquidificador para bater:


5 - Depois, viro o creme do liquidificador em uma vasilha, onde acrescento 3 xícaras de farinha de trigo peneirada, as raspas das cascas das 3 laranjas e uma colhersinha de café rasa de sal:

6 - Misturo tudo até ficar homogêneo:


7 - Agora é a vez de bater as claras em neve e misturá-las ao creme:

8 - Acrescentamos 1 colher de sopa cheia de fermento em pó (químico) e misturamos bem:

9 - Viramos em tabuleiro previamente untado com margarina e enfarinhado:

10 - E levamos ao...

Ingredientes para a cobertura:
1 limão
1 xícara de açúcar de confeiteiro

1 - Esprememos o limão (eu usei caldo de 1 e 1/2 limão) e acrescentamos o açúcar de confeiteiro (segundo a Dona Amable, se for usar açúcar refinado é melhor batê-lo antes no liquidificador para um melhor resultado. Eu usei refinado, mas não bati no liquidificador e assim mesmo achei que a cobertura ficou ótima com uma casquinha numa consistência super bonita e crocante, mas acho que seguindo a dica dela com certeza vai ficar mais adequedo, um dia tento achar, pois nem sabia que existia diferença entre os açúcares finos, rs):

2 - Depois de retirar o bolo do forno, com ele ainda muito quente, viramos a calda fria por cima e espalhamos:

O resultado:

Adoro bolo quentinho, hummmm!

Muito, muito bom!


13 comentários :

  1. Oi Talita!! Parece muito bom mesmo o bolo!! Ontem fui ao dermatologista indicado por vc... Confesso que fiquei com um pouco de "medo" dele ahahah: não me explicou nada, mandou eu nunca mais colocar as mãos no rosto (vou até perguntar pro google isso)e, durante 40 dias, falou pra eu usar somente um xampu e um tônico nos cabelos, nada de secador, creme... NADA!! Tb disse pra eu não usar nada (nem hidratante!!) no rosto nesse prazo, somente sabonete e protetor!! Tô com medo do que eu vou virar!! ahahahahah. Bjoo!!

    ResponderExcluir
  2. @Carol

    Oi, Carol,
    Minha amiga que me falou dele também teve a mesma reação que você a primeira vez que foi se consultar com ele e me preveniu bastante. Acho que eu deveria ter feito o mesmo com você, rs. Mas o fato é que ela é daqui e já foi em vários dermatologistas. Esse ela diz que foi o único que resolveu vários probleminhas de pele que já teve. Ele realmente é meio 'bravo/seco', né? Mas pra mim ajudou demais, deu super certo tudo o que ele me disse, apesar da 'forma', rs. Minha amiga diz que ele fala que o maior vilão de manchas no rosto é a mão, depois a luz e por último o sol (medo!). Mas até que tem lógica... tomara que o período sem hidratante no rosto funcione pra você. Beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia!! quero testar essa receita hoje! Eu conheço uma receita com essa mesma "casquinha" mas é bolo de limão e a quantidade de açúcar na receita deixa ele muito doce. Esse seu bolo de laranja parece ter a quantidade de açúcar ideal, vou experimentar!!
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Me deixou com vontade!!
    Eu gosto do bolo de limão com essa cobertura
    Eu não consigo fazer a cobertura igual, sempre tentei com o açucar refinado, talvez seja esse o meu erro...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. @Adriella
    Oi, Adriella,
    Se testar a receita, manda fotinha e conta se deu certo pro meu e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinh.com - Uma nova seção do blog pros leitores mostrarem o que fizeram vai estreiar em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. @Dea
    Oi, Dea,
    Com toda certeza se usar o de confeiteiro ou o refinado batido no liquidificador a casquinha vai ficar mais fininha, mas eu fiz com refinado e amei assim mesmo. Mas a dica da Dona Amable ainda vou testar o dia que achar o tal açúcar de confeiteiro, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. nossa, com esse bolo ai vc pegou pesadoo heimm!!não vou sossegar até fazer!!deve ficar incrível!!hummMm
    beijitos Kathi.

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita, acabei de fazer seguindo a receita e ficou simplesmente PERFEITO!!! Maravilhoso!!! O bolo fica super fofo e essa calda em cima fica mara!!! Fiz com açúcar refinado mesmo batido no liquidificador e deu tudo certo Amei a receita. bjs e Obrigada. Fabiana

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Acabei de fazer esse bolo e ficou delicioso! Obrigada por compartilhar a receita! Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Oieee!! Fiz a receita e ficou Perfeito!!!!! Uma delicia!!! Obrigada!! bjuus ;**

    ResponderExcluir
  11. nossa, achei muita boa sua explicaçao, e reconher, a receita de alguem. muito bom, pois nem sempre as pessoas lhe passam com boa vontade, vou tentar fazer bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou fazendo este bolo agora, mas estou com uma duvida, a calda de limão vai no fogo?

      Excluir
  12. @Anônimo
    Não vai ao fogo não... só misturar os ingredientes mesmo e virar sobre o bolo quente.
    Abraço!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com