Tá procurando o quê?

Como plantar hortelã

Já ensinei aqui no blog a maneira que considero a mais fácil para plantar manjericão (clica aqui para ler a postagem). Hoje venho ensinar a plantar hortelã.

A hortelã uso demais aqui em casa (em chás e quibes, principalmente) e por isso gosto de tê-lo em vasinhos. 

Plantá-lo é um pouquinho diferente de como plantamos manjericão, veja:

O vaso é montado da mesma forma... furos em baixo, algumas pedras para evitar que a água se acumule e então terra (é interessante misturar adubo se a terra não for de qualidade):


E aí que pra plantar hortelã, tanto podemos pedir um pouco a algum amigo que tenha em seu quintal...

Ou, como ensinei no caso do manjericão, comprar no sacolão, debastar as folhas do caule preservando apenas as do topo deles e...

De uma forma ou de outra, você terá suas hortelãs para serem plantadas. No primeiro caso, pode-se tirar do quintal direto para o vaso, desde que os caules sejam colhidos com raízes. No segundo caso, só poderá plantar a hortelã depois de criar raízes nos caules, como ensinei acima.

Para plantar, verifique caule por caule. Pose-se plantar o caule em pé, assim....

Ou assim:



Essa forma de plantar o caule deitado é o ideal, pois a hortelã tende a ser rasteira e criar mais caules dessa forma... veja meu vasinho que misturei dois tipos de hortelã e ainda manjericão ao centro:


Aguar todos os dias pela manhã é importante para vingarem e continuarem crescendo e crescendo!


11 comentários:

Lembrancinhas da Paty 25 de julho de 2012 09:15  

AMEI AS DICAS, MINHAS MICRO HORTINHAS ESTÃO LINDASSS. OBRIGADA

Lucas de Melo 25 de setembro de 2012 07:59  

Já plantei hortelâ com uma mudinha que comprei pronta, mas ele está muito alto e dobrando.Já tentei "escorar"com madeirinhas mas não dá certo.Será que eu posso cortar os caules longos e replantá-los? Obrigada.
Ah,adorei o blog, parabéns !!!

Anônimo,  19 de outubro de 2012 07:28  

Ola,
gostei muito das dicas. Eu ja consegui fazer uma nova planta a partir de um ramo de hortela que deixei num copo com agua a criar raiz.
Tenho um duvida, consegues ter mangericão no mesmo vaso da hortela? Não dizem que a hortela não deixa mais nenhuma planta crescer?
Alexandra

dona perfeitinha 22 de outubro de 2012 20:05  

@Lucas de Melo
Sim, você pode cortar os caules longos, plantando-os em torno para espalhar, lembrando de aguar todo dia, mas aconselho que tente fazer raiz em copo antes para que o percentual que vingue seja maior, mas direto também dá certo, mas secam mais caules. Sempre tive hortelã e manjericão no mesmo vaso, inclusive orégano também, sempre ficaram lindos!

Anônimo,  12 de janeiro de 2013 13:25  

Oi, estou preparando uma hortinha aqui na minha casa e entre as plantas que quero cultivar está o hortelã. Sua postagem me ajudou muito, entretanto tenho uma dúvida. para o hortelã criar raízes, devemos colocar alguma coisa a mais na água? E, além disso, a água deve ser trocada?

JOÃO SOUSA CORRÊA 13 de junho de 2013 23:52  

plantei hortelã e morreu depois de cinco dias, moro aqui em São Luís onde a insolação é muito grande o que faço para não morrer mais?

JOÃO SOUSA CORRÊA 13 de junho de 2013 23:54  

Plantei hortelão aqui em casa mas morreu depois de 3 dias, moro aqui em São Luís-MA onde a insolação é muito grande como devo fazer?

Rafaela,  27 de setembro de 2013 12:50  

Oi! Adorei o post!
Queria saber quanto de altura tem de terra no seu vaso, por curiosidade.
Plantei minhas hortelãs hoje, e estava com medo de ter ficado com pouca terra, tendo pouco espaço para as raízes..
Abraços

Anônimo,  18 de outubro de 2013 23:31  

O ideal é não plantar hortelã com nenhuma outra erva. Deixe-as em um vaso separado. As raízes da hortelã são invasivas, povoando todo o substrato e matando as demais plantas. Abraço. Fernando - Eng. Agrônomo

Anônimo,  11 de março de 2014 10:54  

Obrigada pelas dicas, adorei! Era exatamente o que eu estava precisando.

Obrigada por comentar!

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!