By heart ... de cór!

2.11.11 Talita Cavalcante 2 Comentários




Hoje é feriado de finados. Sonhei com meus avós queridos que se foram já há 8 anos. Eles me abraçaram tão forte como em todos os sonhos que aparecem. Sinto falta. Lembro-me de cór de seus rostos, cheiro, sorrisos ou risadas, principalmente do olhar...

Aristóteles que viveu nos anos 300 A.C. afirmava que o coração era o órgão responsável pelas emoções e pensamentos. Ele estava equivocado, já que sabemos que o responsável por tudo isso é o cérebro, mas devido a esse equívoco, hoje sempre associamos o coração aos sentimentos de amor, de carinho, enfim... devido a esse erro somos tão românticos quando se trata de desenhar um coração, por exemplo, rs.

O erro de aristóteles é totalmente justificável, afinal... quem não tem taquicardia com as emoções? As expressões 'coração partido' e até mesmo as que dizemos que sabemos 'de cór', por exemplo, todas essas tem origem super antiga, da época em que era o coração e não o cérebro o grande 'culpado' por nossos sentimentos.

Então... 'de cór' vem de 'de coração'. Em inglês, a expressão é 'by heart' (de coração). Qual a palavra mais romântica do mundo, depois do próprio amor? Eu não tenho dúvidas... pra mim é o coração!


2 comentários :

  1. Olá Talita
    mas ainda é o coração responsavel por nossos sentimentos. Essa tal de ciencia cartesiana que vivemos até hoje é que separou mente e espirito/emoçoes.Daí essa sociedade esquizo(partida)frenica que vivemos hoje.
    Adorei saber que de còr significa de coração!

    ResponderExcluir
  2. @Jaqueline - terapeuta floral

    Oi, Jaqueline... não vivemos sem nossos sentimentos, acho que somos mais eles que corpo realmente. Beijos.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.