Tá procurando o quê?

Chá de casca de abacaxi

Já reparou que muitos restaurantes servem junto ao café, também chá de abacaxi? Isso porque a maioria tem abacaxi seja em seu buffet ou pratos da casa e, portanto, o chá é um aproveitamento da casca dos abacaxis consumidos no dia. Ontem mesmo falei do programa do SESI que ensina a reaproveitar tudo de um alimento. E a casca do abacaxi dá um chá super gostoso.

Mas há duas formas de se fazer o chá com a casca do abacaxi: usando a casca fresca ou seca. 

A fresca só no dia mesmo. Mas se quiser aproveitar a casca em chás pra semana toda, por exemplo, ou para ter em casa, há de secá-la. E é fácil fazer isso, veja:

A casca deve ser bem esfregada com escovinha, água e cloro à 6% (o ideal para eliminar agrotóxicos), enxaguando bem. Depois proceda com o corte do abacaxi e uso da casca.

A casca deve ser cortada em pedacinhos pequenos e levada ao forno à 60oC por cerca de 4 horas ou até secar. Mas 60oC é uma temperatura muito baixa, necessária ao processo de desidratação sem queimar e para alcançá-la num forno de fogão comum é preciso colocá-lo no mínimo, o que fica em torno de 180oC e manter sua porta semi aberta pelo tempo de secagem:


Depois de seca, a casca é usada como qualquer outro chá no preparo: Cerca de 2 colheres de sopa para cada meio litro de água. 

Assim que a água ferver, desligue o fogo, abafe por 10 minutos e coe!

Adoro chá de casca de abacaxi, mas só tomo adoçado, na hora, na xícara. Espero que tenha gostado da dica. Aprendi com minha mãe, fotos tiradas na casa dela.

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!