Nas redes...

English Portuguese

Conheça meus livros à venda na Amazon!

Chá de casca de abacaxi

Já reparou que muitos restaurantes servem junto ao café, também chá de abacaxi? Isso porque a maioria tem abacaxi seja em seu buffet ou pratos da casa e, portanto, o chá é um aproveitamento da casca dos abacaxis consumidos no dia. Ontem mesmo falei do programa do SESI que ensina a reaproveitar tudo de um alimento. E a casca do abacaxi dá um chá super gostoso.

Mas há duas formas de se fazer o chá com a casca do abacaxi: usando a casca fresca ou seca. 

A fresca só no dia mesmo. Mas se quiser aproveitar a casca em chás pra semana toda, por exemplo, ou para ter em casa, há de secá-la. E é fácil fazer isso, veja:

A casca deve ser bem esfregada com escovinha, água e cloro à 6% (o ideal para eliminar agrotóxicos), enxaguando bem. Depois proceda com o corte do abacaxi e uso da casca.

A casca deve ser cortada em pedacinhos pequenos e levada ao forno à 60oC por cerca de 4 horas ou até secar. Mas 60oC é uma temperatura muito baixa, necessária ao processo de desidratação sem queimar e para alcançá-la num forno de fogão comum é preciso colocá-lo no mínimo, o que fica em torno de 180oC e manter sua porta semi aberta pelo tempo de secagem:


Depois de seca, a casca é usada como qualquer outro chá no preparo: Cerca de 2 colheres de sopa para cada meio litro de água. 

Assim que a água ferver, desligue o fogo, abafe por 10 minutos e coe!

Adoro chá de casca de abacaxi, mas só tomo adoçado, na hora, na xícara. Espero que tenha gostado da dica. Aprendi com minha mãe, fotos tiradas na casa dela.