Saúde mais perto de você

10.12.11 dona perfeitinha 4 Comentários

Que tal passarmos hoje numa UBS e fazer um check-up pra saber se nossa saúde está indo bem?

Com saúde a gente não pode brincar, deixar pra depois. Todo dia é dia de nos prevenir contra doenças. É incrível como a maioria de nós só procura atendimento em urgências, mas temos que aprender a nos consultar ou fazer exames de prevenção. Tem um Quiz rolando pra nos ajudar a manter a saúde em dia (clica aqui e veja!). Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), mais conhecidas por nós como Postos de Saúde, estão preparadas com médico e enfermeiro, sendo que em algumas, até com dentista para consultas e outros tipos de atendimentos importantes para a saúde da gente.


O Ministério da Saúde está lançando a campanha Saúde mais perto de você com informações na sua página oficial no Facebook. A intenção é nos incentivar a usar com mais periodicidade o atendimento nas UBS. Se por acaso você se deparar com a hashtag #saudemaisperto já saberá que as pessoas já estão se conscientizando disso. Eu apoio e compartilho.

Dois atores vestidos de médicos foram mostrar nas ruas como a saúde está mais perto das pessoas, veja:


Essa intervenção urbana do SUS pode ser conferida também aqui no perfil do Ministério da Saúde no YouTube, conheça!

Você sabia que nas UBS existe o Pré-Natal para acompanhar a saúde da gestante e do bebê? Que  lá os profissionais de saúde orientam as pessoas a praticarem exercícios físicos e que tem até a Academia da Saúde próxima a algumas? Que podemos levar as crianças para aprenderem lá a escovar bem os dentinhos, com atendimento odontológico?

E que, além disso tudo, e principalmente consultas e exames, algumas UBS possuem Agente Comunitário de Saúde que faz visitas às comunidades, informando sua equipe sobre a saúde de quem lá vive?

O Ministério da Saúde está investindo mais nas UBS para que cada dia mais possamos ser melhor atendidos. As Unidades receberão acompanhamento para melhorar seus atendimentos e, as que forem melhor avaliadas terão mais investimentos a partir de agora. 

Precisamos usar os serviços e cobrar atendimento adequado. A saúde no nosso país está melhorando e muito graças a estar mesmo mais perto de cada um de nós.

4 comentários :

  1. Adorei o post! Foi para mim né? Pode confessar! rsrsrsrsr! Adoro o SUS! Bjs Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita, tudo bem? Estava passeando pelos blogs e encontrei o seu... Seu post é muito informativo. Uma pena que nem todos saibam dos serviços que são oferecidos nas UBS's e que todos nós temos direito à eles. Abs,
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Oi, Paulinha...
    A gente tem que saber usar os serviços, né? Adorei saber que você usa bem! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. @Ich, Hausfrau
    Oi, Ich,
    E é tão mais fácil procurar atendimento de prevenção, né? Normalmente a maioria de nós protela e acaba nas urgências. Mas acho que cada dia mais estamos mais informados. Pelo menos o Ministério da Saúde está conseguindo formas bacanas de divulgar os atendimentos.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com