Como eliminar MESMO todos os tipos de agrotóxicos das verduras, frutas e legumes

13.1.12 dona perfeitinha 22 Comentários

Muito se fala sobre agrotóxicos nas frutas, legumes e verduras, pois são um perigo pra nossa saúde. Mas nunca vi um consenso dos especialistas, a não ser no que se refere ao bicabornato. O fato é que ao lavarmos as verduras, legumes e frutas, a própria água já elimina parte dos agrotóxicos. O que porventura resistir vai sair ao deixarmos os alimentos de molho em água com bicabornato (1 colher de sopa para um litro de água) por 30 minutos. Quanto à água sanitária, essa é essencial para eliminar larvas e matar bactérias que não saem nem com a lavagem e nem com o molho em solução com bicabornato.

Ainda sobre os agrotóxicos, descobri que existem dois tipos de agrotóxicos: os solúveis em água e os não solúveis em água. Essa informação é muito relevante, já que aí entendemos o porque da necessidade de deixar os alimentos de molho em solução de bicarbonato.


Retirado os agrotóxicos, após molho de 30 minutos em solução de bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água), vamos agora aprender a usar a água santitária para matar possíveis bactérias:
 


COMO PROCEDER:
1o passo: lavar bem folha por folha das verduras para eliminar sujeira. Ninguém merece se deparar no prato com resquícios de terra ou mesmo com um inseto, arg!

2o passo: como disse mais acima, há agrotóxicos não solúveis em água, o que significa que não será eliminado ao ser deixado de molho na solução com bicarbonato e, em seguida em outra solução com água sanitária. E esse tipo de agrotóxico está principalmente nas frutas e nos legumes. Portanto, ao lavar os legumes e frutas, lave sempre com detergente. Estranho? Não. Essa é a única forma de eliminar agrotóxicos insolúveis em água:

3o passo: depois de tanto ouvir e ler, já não acredito mais no vinagre na eliminação de agrotóxicos, portanto hoje só adoto o bicarbonato e a água sanitária diluída em água na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água (o bicarbonato vai eliminar os agrotóxicos solúveis em água e a água sanitária vai matar as bactérias). Por último então, deixamos as verduras, legumes e frutas de molho por 30 minutos em cada uma dessas soluções:

4o passo: é necessário enxaguar todas as folhas, legumes e frutas após o molho na solução com água sanitária, justamente para eliminar a água sanitária, rs:




22 comentários :

  1. Talita, sempre faço assim também e a quantidade de bichinhos que se soltam nessa mistura de água sanitária é bem grande se compararmos com quando usamos vinagre. Suas dicas são muito úteis! Amo seu blog!!!

    ResponderExcluir
  2. opa...
    que delícia de blog.
    cheguei aqui através do Blog Dia a Dia corridinho, da querida Helena e só vi coisa linda e dicas super úteis.
    obrigada.
    um grande abraço pra você.

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita!
    Eu de novo! Sugiro mencionar que a água sanitária para alimentos é diferente daquela utilizada para limpeza em geral...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Tb faço isso... :D... bj... naná

    ResponderExcluir
  5. Uai, menina! Eu estava precisando justamente dessa dica!! Comentei com meu marido esses dias que iria pesquisar mais sobre o assunto, porque depois de ter tido um câncer, aqui em casa ficamos mais preocupados com relação aos agrotóxicos. E pelo que vi, todo cuidado é pouco ,né? Brigadinha pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Talita
    Já imprimi pra mostrar pra Valeria
    com amizade e carinhod e Monica

    ResponderExcluir
  7. A agua sanitária é a mesma, hipoclorito de sódio, vc deve estar confundindo com uma versão comercial de embalagem menor...o que importa é a formula química e a concentração usada!

    ResponderExcluir
  8. Nunca dei bola pra esse tipo de coisas (preguiça mesmo), mas ultimamente estava com uma cólica terrível e quando peguei os resultados de uns exames, para a minha surpresa, estava com giardíase...o médico me disse que esse verme é super comum dar em quem come salada mal lavada e que tem que deixar tudo de molho na agua sanitaria...to neurótica agora...

    ResponderExcluir
  9. @CarolFernanda
    Obrigada, Carol...
    Bom saber que gosta das dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. @Liliane Carvalho - Blog Sonhar e Ser
    Liliane,
    Que bom que gostou daqui.
    Beijos e obrigada pelo recadinho,
    Talita.

    ResponderExcluir
  11. @Magda
    Oi, Magda,
    Dia qualquer falo desse mito e explico tudo bonitinho a respeito. Na verdade água sanitária é uma só, é tudo hipoclorito de sódio, o que existem são produtos que querem conquistar mercado consumidor e acabam sendo classificados como para uso em alimentos, mas há muito o que falar a respeito. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. @Carol
    Carol, que coisa! E a gente passa mesmo a prestar mais atenção à alimentação mesmo. Que bom que gostou das dicas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. @Andreia Almeida
    Oi, Andrea,
    Adorei o depoimento. Certas vezes é preciso acontecer algo pra chamar nossa atenção pra certos assuntos. Mas não fica neurótica não

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Os hidroesteril que vendem geralmente em gondolas de supermercado próxima a verduras/legumes nada mais é que hipoclorito de sódio a 0,25% em água deionizada. Já a agua sanitária, vendida como produto de limpeza, é hipoclorito de sódio 2,5% (10x mais concentrada). Há de destacar que algumas agua sanitárias contem detergente, essas sim são diferentes do hidroesteril.

    Enquanto num voce vai pagar 10 reais em 200 mL, no outro voce paga 2 reais para 1 litro (que renderá 10 litros se diluir 10x para ficar igual o hidroesteril).

    Agora falando de experiencia propria (trabalhei em formulações de agroquimicos - ou agrotoxicos como preferir, embora é errado usar esse termo): pelo que me lembro, os inseticidas e fungidas, nenhum é soluvel em água, apenas os herbicidas. Há dois tipos de ação destes agroquimicos: sistemica ('entra' nos vasos da planta) e os de "contato" que ficam somente na superficie.

    APENAS os que ficam na superficie é possivel tirar, nada que uma boa agua corrente não tire eles (ou esfregar). Já os que entram dentro do alimento (ou na casca) é impossível retirá-los.

    O uso de água sanitária ou vinagre são otimos para combater as bactérias, fungos e outros microorganismos. Bicarbonato não tem muita eficiencia. Se realmente fosse possível retirar todo o agroquimico dentro da planta, isso ia ser a festa para as empresas como Syngenta, Dow AgroSciences, Monsanto, porque é o fato de a planta não eliminar isso que há tanta restrição no uso destes produtos.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto, mas a giárdia não morre com cloro. Tem ideia de como podemos matar esse protozoário?
    Obg

    ResponderExcluir
  16. Transformando Alimentos Contaminados em Orgânicos
    Você sabia disso, que isso é possível? Pois bem, vejamos como.

    Compre na farmácia Tintura de Iodo à 2% e proceda da seguinte forma. Para cada litro de água misture aproximadamente 5ml da solução. Depois coloque dentro dessa água os legumes que deseja descontaminar.

    Deixe em local protegido da Luz por aproximadamente 1 hora. Feito isso basta enxaguar e está pronto, alimentos com jeito de Orgânicos, livre de qualquer tipo de contaminação.

    Conclusão:
    E para simplificar sua vida, prefira sempre alimentos Orgânicos de procedência conhecida e confiável.

    Observação Importante:
    O site não se presta a fazer o papel do seu Médico ou Nutrólogo, nem de prescrever medicações de qualquer natureza para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como fonte de referência para sua informação pessoal.

    ResponderExcluir
  17. Ainda sobre os agrotóxicos, descobri que existem dois tipos de agrotóxicos: os solúveis em água e os não solúveis em água. há agrotóxicos não solúveis em água, o que significa que não será eliminado ao ser deixado de molho na solução com bicarbonato. E esse tipo de agrotóxico está principalmente nas frutas e nos legumes. Portanto, ao lavar os legumes e frutas, lave sempre com detergente. Estranho? Não. Essa é a única forma de eliminar agrotóxicos insolúveis em água.

    ResponderExcluir
  18. Esqueci morango na solução com água sanitária por uma hora eu posso consumir tranquilamente?

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com