Só morar junto dá direitos legais ao companheiro?

11.1.12 dona perfeitinha 2 Comentários


Nossa consultora em assuntos de direito da família, Luísa Trindade, advogada em Ipatinga, MG, vem esclarecer mais uma dúvida de um leitor do dona perfeitinha.com . Se você também tem dúvidas sobre quaisquer questões relacionadas à adoção, regimes de casamento, curadorias, testamentos, sucessões, separações, divórcio, pensão alimentícia ou reconhecimento de paternidade, por exemplo, escreva pra nós em donaperfeitinha@donaperfeitinha.com ou deixe sua pergunta nos comentários.

 Para assuntos profissionais, o e-mail da Luísa é o luisaftrindade@hotmail.com

[Pergunta do leitor]: O simples fato de eu namorar com ela durante vejamos 2 anos....e mesmo ela nao morando comigo, e se eu adquirir algum bem durante esse periodo, mesmo que nao tenha participação dela, ela tem direito ? E se eu morar com ela sem legalizar nada por enquanto, durante o periodo em que estivermos juntos ela tera direitos tambem ?


[Luísa Trindade, advogada, responde]: Prezado Morcegão, tudo depende da maneira como vocês se comportam: como um casal de namorados ou como um casal que quer constituir família. No primeiro caso ela não tem direito a nada, enquanto no segundo caso ela tem direito a metade de tudo que for adquirido durante o relacionamento.
Atenciosamente, Luísa.

2 comentários :

  1. moro com meu esposo a sete anos temos uma filha de 2anos fique sem trabalhar todo esse tempo se viemos anos separarmos terei direito a algum bens se nao ajudei comprar nada de casa

    ResponderExcluir
  2. MORO COM MEU MARIDO A 4 ANOS, NÃO SOMOS CASADOS NO PAPEL, ELE É DIVORCIADO E EU SOLTEIRA, A 04 ANOS ELE COMPROU UM APARTAMENTO PARA MORAR COMIGO, EU SAÍ DA MINHA CASA PARA MORAR NESSE AP COM ELE,EM CASO DE MORTE OU SEPARAÇÃO EU TENHO ALGUM DIREITO?

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com