Tá procurando o quê?

Como lavar ternos

A maioria das pessoas não lava terno em casa e com razão, afinal, tudo que se ouve por aí é que terno só se lava a seco. Mas esse é um grande engano e falo por experiência própria. Aqui em casa somos super exigentes e preocupados no que diz respeito a roupas. Meu marido sempre lavou seus ternos em casa e depois que nos casamos aprendi como é simples lavá-los.
Mas primeiro tenho que ressalvar algumas questões: os ternos dele são todos de lã fria e com esse material nunca tivemos problemas - nunca encolheu, nunca estragou, mas pode ser que para outros tipos de materiais não seja orientado essa forma de lavar, por isso, antes de comprar um terno, verifique a qualidade do tecido e saiba se o mesmo não encolherá ou se danificará ao ser lavado em água.
É sempre importante, mesmo que não sejamos nós a lavar os ternos, conhecermos o procedimento correto para ensinarmos a funcionária ou mesmo, na falta dela, sabermos exatamente o que fazer. Vamos ao passo a passo...

Os materiais necessários para lavar um terno são simplesmente:



A primeira coisa a ser feita é ir tirando sujinhos aqui e ali e para isso simplesmente encosto a escovinha no sabão líquido, molhando com água e esfregando sobre o local:


Agora é hora do sabão em barra. O de coco é ótimo para eliminar sujos mais concentrados:

Com o sabão em barra vamos lavar as partes onde se acumula mais gordura do corpo:




 Depois disso, com as mãos, de forma delicada, esfregamos toda a peça usando um pouco mais de sabão de roupas líquido que é concentrado e retira sujeiras mais facilmente sem acumular no tecido. É necessário enxaguar e retirar todo o sabão antes de prosseguir:

Hora de usar o balde colocando as peças de molho em água com amaciante:


Apertando delicadamente toda a peça, o excesso de água é eliminado:


Leva-se as peças para secar em cabides de plástico. O paletó precisa ser pendurado em cabide estruturado para terno para que esse seque mantendo sua posição correta e facilite na hora de ser passado:

Alguns cuidados, porém, devem ser tomados antes de deixarmos a peça secar:







Onde pendurar os cabides, você escolhe, porém, uma dica boa para que o chão não encharque de água, é sempre manter um pano de chão por baixo das peças, evitando escorregões na área de serviço:

Quantos ternos precisar lavar, desse jeito fica fácil, não acha?

Depois de secas, vai ser hora de passar os ternos. Passar sim é o que acho mais penoso, mas em breve dou todas as dicas que sigo para que os ternos fiquem impecáveis e bem estruturados.







12 comentários:

Mônica 14 de fevereiro de 2012 15:16  

Talita
Voce e minha cinhada Ivani podem formar uma dupla, pois ela tambem lava ternos e roupas de festas em casa sem manchar , encurtar ou algo parecido.
Parabens!
Eu humildemente vou a uma lavanderia .
.
Fiquei com saudades de todos os meus amigos e amigas, mas estava no interior sem internet.
com amizade e carinho d e Monica

Karenin 14 de fevereiro de 2012 15:53  

Oi Talita!
Muito legal seu post! Mas confesso que só de ler, já fiquei cansada...rsrsrs... Seu marido tem muita sorte em ter casado contigo! Felicidades! bjsss. Karen

Luuh 14 de fevereiro de 2012 17:38  

Temos que enxaguar amaciantes das roupas??? Eu só torço.

Karin 14 de fevereiro de 2012 19:05  

Muito boa suas dicas, mandar lavar custa os olhos da cara! Vou aguardar as sugestões para passar, acho que o tintureiro tem um cliente a menos...rsrsrs

Sra. N 15 de fevereiro de 2012 17:03  

Muito bem, adorei descobrir isso, pois marido tem uns e eu sempre fico com medo.

sua postagem podem fazer par com a minha da semana passada onde ensinei a usar a lava e seca...rs

Bjs

decoreideias 15 de fevereiro de 2012 22:01  

adorei a dica, muito bem explicado

bjs

Ka

decoreideias.wordpress.com

Karen 23 de fevereiro de 2012 01:13  

adorei a dica parabéns pelo site
muito bem explicado e dicas maravilhosas

F. 14 de agosto de 2012 09:40  

Parabéns, Talita...
Formidavewl a dica e muito util e eficaz em sua aplicabilidade.

Prof. Francisco Sousa

Anônimo,  26 de janeiro de 2013 17:47  

gostei das dicas vou tentar neste fim de semana fazer isso em um dos meus ternos obrigado.

Sidney Santos 29 de maio de 2014 18:05  

Pessoal, olhei aqui mesmo essas dicas excelentes pra fugir da lavanderia..rsrs. Recebi um conselho da minha vizinha e deu certo. Coloquei os meus 4 ternos (Um de cada vez!!!!) na maquina de lavar no Modo DELICADO! com sabão em pó.Coloquei pra secar no cabide e estão impecaveis. A agua da maquina saia preta. Esse negocio de lavar a seco, não sei se realmente tira a gordura que fica em algumas partes do terno.
Obs.: Na hora de passar que é fogo, mas vai que dá certo.
Espero ter ajudado alguém.

Sidney Santos 29 de maio de 2014 18:07  

Eu coloquei meus ternos na maquina Modo DELICADO e deu super certo. Que sujeira saiu dos meninos...rsrs
Esse negocio de lavagem a seco eu acho que não elimina nada de gordura que fica em alguns locais do terno. Secou no cabide de depois pra passar que é jogo duro, mas deu certo.

Daniel Alves 29 de junho de 2014 11:22  

Tenho uma dúvida. O fato de molhar o terno não fará com que o forro fique todo enrugado?

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!