Croc de legumes

28.2.12 dona perfeitinha 12 Comentários

Legumes aqui em casa não podem faltar, principalmente berinjelas e abobrinhas que acho são super ecléticas e nos permitem inventar muita moda na cozinha. Claro que por mais que criemos pratos novos, nada é verdadeiramente novo no que diz respeito a receitas, não acha? Hoje em dia com tanta informação, internet e livros maravilhosos, somos resultado do que vemos, lemos, experimentamos... Sempre há quem já faz algo parecido há muito tempo, mas é sempre bom deixar nossa criatividade falar alto na hora de cozinhar, absorvendo dicas de todos as fontes possíveis e usando nossas preferências em ingredientes e temperos na hora de pôr em prática, pois assim a cozinha fica mais divertida.


Hoje não é bem uma receita que tenho, é uma dica de aperitivo com legumes que costumo fazer... chamo de croc de legumes pela crocância. 

A ideia é fatiar fino o legume escolhido e temperá-lo da forma que preferir... além dos temperos que sugiro abaixo, acho ótimo com pimenta do reino ralada na hora com azeite e sal, por exemplo. Nóz moscada também ralada na hora é outro tempero que combina.


Vamos ao passo a passo?

Fatiamos o legume bem fino (se abobrinha, retire a parte com sementes - elas não são saborosas nessa receita)...

Temperamos de acordo com o sabor que queremos dar às abobrinhas. Dessa vez usei sal, azeite e shoyo, além de orégano e mel para dar um sabor adocicado ao aperitivo:


Untamos as fôrmas necessárias com azeite:

Distribuímos uma a uma as rodelas de legumes:

Levamos ao forno baixo (a intenção é desidratar e ir pegando crocância e, para isso, é preciso manter o forno em temperatura mínima - 160 - 180oC - por isso demora... uns 20 a 30 minutos de um lado e mais uns 10 a 15 do outro):

 É preciso observar para não deixar torrar... vira-se de lado rodela por rodela depois que a superfície de cima já esteja sequinha:
 

E aí é ficar de olho pra tirar os crocs de legumes na tonalidade preferida: Aqui uma fornada mais queimadinha, rs, preferência da casa:


Lembrando que o segredo da crocância está na espessura fininha que se corta os legumes.





12 comentários :

  1. Super amei!! Vou fazer!!!É sempre bom inovar com legumes!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei. Amo abobrinha diferente (odeio ela comunzinha rs). Com certeza vou fazer essa que vc postou. Nunca vou cansar de escrever q adoro seu blog, queria eu ter mais tempo para cuidar do meu como se deve, mas um dia vou chegar lá rs. Vc já sabe o sexo do bebe? Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Menina, amei!!!
    Além de aperitivo, ajuda na dieta, qdo dá aquela contade de comer uma coisa diferente. Vou fazer hj!!

    ResponderExcluir
  4. Talita, pelo visto você já melhorou um pouco, o que me deixa bem feliz. Gravidez é assim mesmo, mexe com todo o organismo da gente. Ninguém melhor que o seu pai para te acalmar nessa hora...
    Adorei a ideia do croc, será que dá certo com batatas?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. @VIVIANE DELANI
    Oi, Viviane,
    Essa forma de servir é mais para aperitivo, mas com certeza variar é o que salva a gente de enjoar de um alimento, né? Meu bebê é um menininho... publiquei post contando. E ele tá aqui só crescendo. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. @Fernanda Garcia
    É mesmo, Fernanda... Não só como aperitivo nas happy hours, mas também uma boa pedida pra beliscar sem sair da dieta. Boa lembrança! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Talita!

    Eu amo fazer legumes assim! Faço também cortando um pouco mais grosso e só sapecando na frigideira! Depois é só colocar shoyu (é com "u" viu?!) e tá ótimo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. @Sandra Lima
    Oi, Sandra...
    Melhorei um pouquinho, mas vou ter que consultar outro médico por aqui. O problema de estar longe de casa é esse, rs. Quanto à batata, que ideia boa! Acho apenas que elas devem demorar mais pra assar e dar crocância, mas vale a gente tentar, né? Beijos.

    ResponderExcluir
  9. @PatKaori
    Oi, Pat...
    Também adoro grelhá-los mais grossinhos na grelha no fogão (ficam marcadinhos, mais bonitos que na frigideira comum, mas uso ela também), já dei a dica aqui, veja que lindinhos: http://www.donaperfeitinha.com/2011/11/legumes-grelhados-e-uma-dica-pra.html. E é bom mesmo, acho que minha forma preferida. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adourei! vou fazer!

    Tem promo lá no blog: http://www.manudamasceno.com.br/?p=6337

    ResponderExcluir
  11. Oi Talita
    Adoro seu blog, sempre acompanho.
    Adorei a dica dos aperitivos.
    Quero saber se da pra armazenar por uns dias, se fica bom, tipo de um dia pro outro??....mesmo achando q não vai dar nem pro cheiro hehehe.

    beijosssssss

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com