Os exames de ultrassom na gravidez

1.2.12 dona perfeitinha 7 Comentários

Acho o ultrassom uma tecnologia fantástica, pois ajuda e muito a medicina em muitos aspectos. Na gravidez não é diferente. E essa tecnologia avançou demais nos últimos anos. Se formos parar pra pensar, há quase 30 anos atrás, quando eu nasci (tenho 29), já existiam alguns aparelhos de ultrassom no Brasil, mas eram muito diferentes dos de hoje. Eram pequenos e tinham uma imagem quase misteriosa. A medicina e a tecnologia avançaram demais juntas e hoje podemos ver nosso bebê em 3D dentro da nossa barriga, ou seja, com suas curvas e formas e não apenas na imagem plana de poucos anos atrás.

Meu pai é médico ultrassonografista e tanto na primeira gravidez quanto nessa segunda, faço com ele todos os exames necessários e os de pura curiosidade também, claro. Sua clínica é essa aqui (quem for de Ponte Nova, MG e região, estará muito bem atendido). 

E como nós mamães temos que ficar atentas ao calendário de ultrassons da gestação, trouxe uma 'colinha' do site da clínica do meu pai pra gente poder fazer a programação:


Como está meu calendário:
Diagnóstico: Quem disse que em casa de ferreiro o espeto é de pau? Tanto a minha primeira gravidez, a de Sofia, quanto essa descobri através de ultrassom. Dessa vez foi com 6 semanas de gestação através de um ultrassom abdominal (não precisou ser endovaginal). Cheguei de férias da praia (onde passei muito mal com enjôos e vômitos) e corri pra clínica do meu pai pra confirmar a dúvida através do ultrassom. Foram emocionantes os dois diagnósticos tanto dessa quanto da minha primeira gravidez.

Translucência nucal: Taí uma das formas que o ultrassom ajuda os papais de crianças especiais a se prepararem para recebê-la. É entre a 11a e a 13a semana gestacional que é possível através do ultrassom constatar uma possível síndrome no bebê e isso ocorre com uma imagem captada da nuca da criança de perfil. O ultrassom é via abdominal, super simples. Há ali nesse período um feixe translúcido que se for grande demais, ou seja, se estiver aumentado em sua medida de largura considerada normal significa maior risco dessa criança apresentar alguma doença cromossômica.

----o meu ultrassom: está normal a translucência nucal do meu bebê. Acho que esse é um exame de muita apreensão pra todos os papais e só mesmo quem já passou por um diagnóstico contrário pode nos contar como é receber a notícia e mais ainda como é se preparar pra receber um bebê especial.

Fiz esse exame com 13 semanas gestacionais (semana passada). Meu bebê mexia tanto, uma graça! O 3D é emocionante... ele deu tchau, pôs o dedão na boca, segurou um dos pezinhos e balançou muito os bracinhos pra alegria da irmã que vibrou e adorou que o vovô gravou em DVD pra ela assistir em casa, rs.

Foto do rostinho:
Ah! E já que estamos falando em ultrassom e em teconologia, acho que hoje em dia toda mamãe e todo papai querem uma fotinha do rostinho do bebê em 3D e sabe qual a melhor data pra conseguir uma fotinha bem linda???? Aproveitei e fiz uma 'colinha' também disso, pra gente se programar...


Meu calendário de ultrassons já está todo programadinho, e o seu?
Meu próximo ultrassom é o morfológico, mas antes disso vamos tentar confirmar o sexo do bebê que já no último ultrassom deixou a gente desconfiado, mas só desconfiado. Da próxima vez a gente confirma mesmo (se o bebê colaborar, claro!).  Qual é seu próximo ultrassom?

7 comentários :

  1. Adoro seu blog, porém nunca postei..

    Ótimas as dicas de ultrassom. Meu próximo ultrassom é o eco cardiograma fetal. Estou na 23ª semana.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Otimas informaçoes pras futuras mamaes
    com carinho e amizade de Monica

    ResponderExcluir
  3. Ola eu fi muitas ultras nas minhas gestações imagina se meu pai tivesse uma clinica de ultrassonografia!!!
    Bem meu bebê nasceu pouco tempo mas em meu blog tenho minha gestação semana semana...passa lá.
    indiquei voce para um postagem de restrospectiva,passa no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola eu fi muitas ultras nas minhas gestações imagina se meu pai tivesse uma clinica de ultrassonografia!!!
    Bem meu bebê nasceu pouco tempo mas em meu blog tenho minha gestação semana semana...passa lá.
    indiquei voce para um postagem de restrospectiva,passa no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. @Karina
    Oi, Karina... na minha frente, rs. Obrigada por dividir. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. @Priscila Cunha Gazul da Cunha
    Oi, Priscila,
    Esse ano não fiz retrospectiva, mas costumo fazer sempre. Adorei o recadinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. @Priscila Cunha Gazul da Cunha
    Fui ver e achei o máximo a ideia de tirar cheiro de microondas. Já usava vinagre, mas não exatamente daquela forma. Beijos.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com