Todas as Seções do blog bem aqui:

Tá procurando o quê?

Como se organizar para receber bem os amigos em casa

Adoro receber, mas desde que fiquei sem doméstica fixa as coisas se complicaram. Sempre que a pia se enche, me pergunto: por que não tenho uma máquina de lavar louça? Falta de espaço, outras prioridades com o orçamento, etc... sempre tenho uma boa resposta pra mim mesma, rs.

Mas uma coisa que não posso deixar de fazer, mesmo tendo que fazer o pré e o pós sozinha, é receber. Porque faz bem, nos tira da rotina, nos proporciona uma socialização legal.

Mãos à organização, então?

Primeiro, porém, precisaremos de cérebro, rs. 

1) Pensemos no que servir:

Ex:
De bebidas:
- vinho;
- água comum e com gás;
- sucos e refris.
(as bebidas verificamos um dia antes e colocamos para gelar - caso necessário, faça mais quantidade de gelo para baldes e/ou apenas bebidas especiais).

De entrada
- tábua de queijos
- envoltini de berinjela (em breve a receita aqui no dona perfeitinha!)

De jantar:

De sobremesa:
- a melhor musse de chocolate (em breve a receita aqui no dona perfeitinha!)

2) Vamos às compras (padaria, supermercado), caso esteja faltando algum ingrediente.

3) Adiantamos os cortes dos legumes, preparamos a sobremesa, verificamos a limpeza dos copos, taças, talheres e pratos, fazemos mais gelos, caso necessário for para algumas bebidas, colocamos todas as que devem ser geladas em adega ou geladeira.

4) Limpamos a casa.

5) Completamos o sabonete líquido do lavabo, colocamos toalha limpa, verificamos se está tudo ok com o vaso sanitário, papel higiênico, etc.

6) Arrumamos a mesa, separamos brinquedos e filminhos para as crianças, decidimos se teremos música no ambiente, entre outros itens que possam agradar.

7) Se gostar, um leve aromatizador de ambiente vai bem...

8) Tomamos banho antes de receber os amigos e começamos então a levar as entradas ao forno, servindo com eles ali, quentinhas. Depois de muita conversa, é hora de irmos todos de volta pra cozinha, montando o prato do jantar e levando ao forno... A sobremesa vai coroar a noite. 

9) Se puder, durma até mais tarde no dia seguinte (eu faço isso, rs!), assim levantamos com pique pra encarar a pia lotada, rs. E almoçar fora também é uma boa pedida!

Simples e organizadinho assim. Gostou? Que tal dar a sua sugestão também nos comentários? Lembrando que sugestão de pratos também é muito bem vinda...

11 comentários:

Tami Fonseca 15 de março de 2012 15:21  

Costumo fazer assim.me organizo antes para não fazer feio quando as visitas chegarem e tem dado super certo.
Bjinhus.

♥ Tami ♥

Raquel 15 de março de 2012 15:39  

Oláa

Adoro suas dicas, visito seu blog todos os dias e está em meu blogroll.
Quando recebo alguém em casa, gosto de servir strogonoff. Pois acho um prato gostoso, leve e fácil de fazer (pq cá entre nós...mãe nunca tem muito tempo, né)...rs

beijos
Raquel

Glorinha, Tatiane e Ana Maria. 15 de março de 2012 17:18  

Gosto de preparar as coisas com antecedencias tambem, assim não tem correria no dia. Os meus cardapios variam de acordo com as visitas. Gosto de servir desde, estrogonofe á feijoada. Ah, estou sempre por aki seu cantinho é muito especial

Huíla.,  15 de março de 2012 17:36  

Visito seu blog faz tempo. Porém, hj resolvi comentar.rs. Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog, adoro seus posts!! Ahh!! E ele não podia ter outro nome se não este. Sou assim como vc, gosto de me organizar e preparar para q tudo saia perfeitinho. Grande beijo, Huíla.

Anônimo,  15 de março de 2012 21:09  

Gostei do seu post pra fazer sabe oq??

Uma check list! hushsussh
Sou organizada mas moro em fazenda looooonge da família e recebo pouco. Dae bate a insegurança "será q não esqueci nada?" Dae por isso...

Como sou gaúcha qse sempre sai churrasco + maionese + arroz. Mas qdo está frio e é janta gosto de fazer aquilo q acerto sempre e não é complicado: strogonoff
Pra sobremesa a mesma regra e ae vou de pudim de leite. Todo mundo gosta!
Musse de chocolate tbm e só sei fazer os de caixinha #abapha.
Aguardando sua receita, então!!
xoxo!
Ka

fabi 15 de março de 2012 21:20  

Também faço assim como você... No outro dia também durmo até mais tarde para só assim encarar a pia cheia de louças, preparo um bom chimarrão(também sou gaucha)e marido senta na cozinha e vamos comentando sobre o jantar e entre um mate e outro vamos organizando as coisas, um abraço

Maria Honorato,  16 de março de 2012 08:02  

Receber realmente é muito legal. Casei faz pouco tempo e não recebo muitas pessoas, pois ainda não tenho a mesa grande que tanto quero, mas chego lá... Amo Bruschetas, acho legal de entrada também antepasto de beringela e uma salada de verão (se for a época)servida em tacinhas de Martini. Para prato principal dá para fazer um festival de bruschetas(se esse não for a entrada). Para sobremesa petit gateau. Amei suas dicas para receber.
Bjos...

Liliane Pimenta 16 de março de 2012 10:13  

OLá Thalita, amei seu post, já que ultimamente receber tem sido uma rotina pra mim,. Me mudei pra praia, e sabe cumé, né? Tem sempre alguém querendo passear por aqui com a família. Obrigada pelas diquinhas, serão muito válidas por aqui.
Bjossss

Cecília.,  19 de março de 2012 13:25  

Muito legal o post! Fiz mais ou menos isso no aniversário do meu marido no ano passado e foi muito bom! O único detalhe que deu errado foi que me enrolei demais nos preparativos e na hora combinada eu ainda não tinha me arrumado! Ainda bem que quem chegou primeiro foi um casal de amigos super íntimo e fui tomar meu banho e me arrumar enquanto eles ficaram na sala beliscando algo. Pena que assim não deu pra fazer uma superprodução como eu queria pra ocasião, mas valeu, o encontro foi ótimo! Pena é quando não estamos preparados pra receber visitas, a casa está de pernas pro ar e chega gente sem avisar. E pra completar a falta de noção, ainda criticam nossa casa... já aconteceu comigo! Beijão pra você, adoro seu blog. Beijos!

Josilene 23 de março de 2012 09:14  

Oi Talita, estou adorando seu blog e amando as dicas. Também sou dona de casa e essas dicas são super validas. Um abraço.

fabiana machado 31 de março de 2014 19:14  

amei as ideias vou receber amigas em casa e estava apavorada rsrs agora já tenho ima nocao em que posso fazer :)

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!