Como usar a furadeira com mais eficiência

2.3.12 dona perfeitinha 5 Comentários

Não estou exatamente te dizendo pra usar a furadeira, rs. Eita ferramenta pesada pra nós mulheres, não acha? E justamente pelo peso dela, acho que ocorrem alguns errinhos de direção ou posição de onde realmente deveria ser feito o furo. Mas com o tempo a gente vai pensando em alternativas que ajudam a evitar esses erros. Já reparou que principalmente em azulejos, o furo inicial da furadeira normalmente escorrega? E quando há que se furar mais de um buraquinho para pendurar, por exemplo, uma prateleira que tem três parafusos com distâncias determinadas, a coisa complica... se um furinho ficar alguns milímetros pra cima ou para baixo em relação aos outros, pode ser que o parafuso não encaixe, rs, eita problemão!

Hoje vou mostrar como devemos fazer antes de pôr a furadeira pra funcionar e ter todos os furinhos exatamente na posição que precisam estar...

Precisamos primeiro de uma trena e um lápis:

Medimos (e essa com certeza é a parte mais cansativa da história, rs) milimetricamente onde devemos furar e marcamos o ponto central (sempre o ponto central!) com o lápis. Repetimos o procedimento com as demais marcas dos furos a serem feitos. Vale testar segurando o objeto a ser fixado e visualizando se os pontinhos estão visíveis nos buraquinhos onde entrarão os parafusos... (ajuda de alguém nesse momento é muito bom para ter uma visão mais de longe e também verificar se tudo está retinho):

E agora, o truque que uso antes da furadeira... pego um prego e um martelo:

Posiciono o prego sobre o centro do pontinho marcado e bato com o martelo apenas para dar início à furação:

O furinho vai guiar a broca da furadeira para que ela não escorregue ou deixe de ir centralizada no ponto:

Sempre devemos fazer isso, principalmente em azulejos (mas nesse caso, a marcação deve ser feita com canetinha de escrever em cd). Feito isso, a broca da furadeira segue seu rumo retinha:
obs.: a broca da imagem é meramente ilustrativa... para paredes e azulejos a broca é diferente, mas isso é assunto para uma aula sobre brocas (acho que estou precisando de uma, rs!).

5 comentários :

  1. Talita
    Na escola sempre precisei de ajuda pois não tinha jeito para fazer corretamente .
    Mas acho que com seu modo de ensinar eu tentaria .
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
  2. Olá Talita,

    Esse era o nome da minha boneca favorita "Talita" eu e minhas amigas fizemos até batizado pra ela..rs (Q saudade desse tempo).

    Descobri seu blog por acaso qdo tive que mudar de cidade e não sabia por onde começar...então fui pedir ajudar ao Dr. Google...rs e vc apareceu durante as minhas buscas.

    Adorei e adoro seu blog e confesso q me pergunto como ela consegue cuidar da casa, da filhinha, do marido, do blog e com o bb a caminho...

    Comecei a trabalhar fora com 15 anos e fui mãe aos 18 anos, hj tenho 03 meninos, (Matheus 15, Gabriel 12 e Miguel 02), mas desde então sempre tive alguém pra me ajudar em casa.

    Mas em 2011 percebi fiz uma mudança grande, sai do emprego de 15 anos, mudei de cidade (SP pra Pres. Prudente) precisar ficar mais próxima aos meus filhos.

    Não me arrependo, estou vivendo momentos q com certeza serão inesquecíveis....mas cuidar da casa...ah!!! dessa parte eu estou apanhando...rs

    Já falei um montão.

    Adoro vc, adoro seu blog...

    Parabéns pelo Garotão eu Amei ser mãe de meninos!!!

    Bjs.

    Elaine Sousa
    ecrsousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Curto muito esse blog! Uma dica: qd usar a furadeira, coloque um saco aberto, preso com fita crepe na parede e a sujeira ficará toda dentro do saco! Serviço perfeito! P.S.: uso saco de papel, aquele que acondiciona-se pão "da padaria". Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem, sem prumo não consigo fazer com que furos paralelos fiquem alinhados. Tô precisando é de um macete pra manter o prumo parado no lugar. Ripa é bom, mas nem sempre há uma ripa por perto.

    ResponderExcluir
  5. Amei este blog!
    Um dica?
    Se houver outra pessoa que possa te ajudar, mas aqulea ajuda mínima, enquanto vc fura, ter alguém com um pano molhado embaixo do furo...

    A poeira "grudará" no pano... Tipo... Lindeza de Creuza!!!


    bj

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com