Pés na terra da infância

4.3.12 dona perfeitinha 4 Comentários

Cheiro de terra. Pés enlameados. Casa nas bananeiras. Caça aos ninhos abandonados de João-de-barro. Tempos de infância de curtir os dias embrenhados no mato. Mato do quintal dos avós, mato das fazendas dos amigos. Coisa boa recordar. Com minha filha pequena, me esforço pra enxergar como que por seus olhos, recordando a minha própria vista da infância quando um bicho era uma descoberta e não um susto; quando andar descalço era liberdade e não um incômodo; quando nadar no rio era simplesmente a melhor coisa para uma tarde quente e não uma preocupação com 'xistose'. Ah! Como é bom tentar viver o hoje com olhos de criança. Dizem que da infância carregamos tudo, eu concordo! Principalmente os cheiros que vez ou outra me surpreendem. Tem o cheiro do pó compacto da minha vó querida de quem gosto de também guardar a lembrança do abraço. Tem o cheiro da terra molhada, das lenhas queimadas, da manga madura que trago também comigo em caso de as de hoje não serem mais iguais... aposto que você faz o mesmo. E com meus filhos tentarei sempre enriquecer seus sentidos para que levem também da infância muita coisa boa de se recordar.








4 comentários :

  1. Como é gostoso lembrar nossa infância.
    São cheiros marcantes, olhares que hoje não temos mais, sentimento de pureza e inocência, imaginação sem macula.
    Hoje a infância é tão povoada de super heróis, monstros e alienígenas, que os sonhos e as lembranças serão muito diferentes do nosso olhar.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Talita
    Toda crinaça tem direito a uma infancia feliz podendo exercitar todos os seus sentidos
    Eu tive esta felicidade e tenho certeza que voce também e sua filha tambem.
    com amizade e carinho de mOnica

    ResponderExcluir
  3. Ahh Talita, só lendo seu post eu já senti o cheiro da terra molhada e cheiro do pão feito em casa da minha avó. Que delícia, quantas boas lembranças...
    Eu me esforço pra que minha filhota tbm tenha este contato. Hj presenteamos a Gi com uma filhote de labrador pra estimular a interação com os animais e participar das responsabilidades da casa, e pra nós eternas crianças, brincarmos também.
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Talita,

    Tão bom viver assim - com recordações de um tempo 'bem vivido'. Nossas crianças - algumas aprisionadas em apartamentos ou casas apertadas - precisam mesmo viver essas experiências.

    grande abraço e apareça no Pedra do Sertão

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com