Como usar furadeira: passo a passo especialmente para mulheres!

25.5.12 dona perfeitinha 23 Comentários

Você já conhece uma furadeira?


Hoje o post é dedicado a ela que há muito eu temia, mas aprendi finalmente a vencer meu 'medo', sei lá o que era, dessa ferramenta barulhenta, mas muito, muitoooooo necessária! Aposto que depois de ver e ler esse post, vai acontecer o mesmo com você.

Simplesmente cansei de ter que depender do meu marido pra furar toda marcação de prateleiras e quadros que preciso parafusar porque acabava adiando algo que tinha tempo pra fazer agora, entende???? Se ele chegava tarde, o horário não era mais propício pra barulheira. Se ele não podia naquele momento, eu precisava controlar minha ansiedade (terrível!!!). Cansei e resolvi encarar a furadeira sozinha, ninguém olhando... e não dei vexame. Deu tão certo que assumi vários projetos da casa que estavam esquecidos pela dependência dessa ferramenta... treinei tanto que estou me achando expert e deu vontade até de criar post de como usá-la.

Então vamos ao que precisamos saber, antes de apertar o botão de ligar da furadeira:

Essa peça na minha mão é uma broca. Essa é para paredes, a mais usada (fura tijolos e até concreto - isso se não quebrar - acontece se a qualidade ou habilidade falhar, rs!). Mas há outros tipos também, feitas de outros materias. Precisamos saber disso porque algumas brocas são apenas para MDF, por exemplo, e não aguentam furar uma parede:

Mas qual tamanho de broca usar????

Isso vai depender do parafuso que vai prender o objeto.
O primeiro passo é saber o número do parafuso e então saber qual o número da bucha (ela é esse item de plástico ao lado do parafuso acima) adequada para ele. O número da bucha é idêntica ao número da broca que temos que colocar na furadeira. Os números mais comuns são de 04 a 12, pelo que conheço.


 
Definidos parafusos com suas respectivas buchas, sabemos então qual broca usar. É hora de saber instalá-la na furadeira. Colocamos ela dentro do buraco central na cabeça da furadeira:

Está vendo essa chavinha? Uma dica é deixá-la sempre presa no próprio cabo da furadeira, como está aqui a minha encaixada nessa parte de borracha própria pra isso:

Com essa chavinha, vamos apertar o buraco da cabeça da furadeira que prenderá a broca (nunca deixe frouxo, pois a broca pode ser lançada longe e isso é perigoso!):

Pronto!

A maioria das furadeiras tem cabo curto justamente para não estragarem com o uso e dar mais segurança, mas isso realmente é um problema na maioria das vezes porque não temos tomada e espaço de movimentação, o que nos exige ter também....

... uma boa extensão (e como boa, há de se verificar questões de segurança que estejam de acordo com a potência da sua furadeira):

Um alerta: nunca, em hipótese alguma, esqueça sua furadeira ligada na tomada dando bobeira pela casa (especialmente em locais baixos e principalmente se você tem filhos!). É muito perigoso. Eu tirei essa fotinha especialmente para 'visualizarmos' o perigo:

E agora sim! Vamos usar a furadeira! Mas...

É preciso, antes de fazer um buraco na parede da gente ou em qualquer objeto, que estejamos certas sobre três coisas:

- que não há encanamento passando por trás - nem de água, nem de ar condicionado, nem cabeamentos de tvs, etc (verifique planta ou fotos da construção/reforma se não tiver certeza);
- que sua marcação está correta e você não vai se arrepender, o objeto vai se encaixar, etc.
- e use como na foto acima, uma fita crepe ou fita banana sobre o local da furação, antes de receber a broca, pois isso auxilia que a furadeira, ao se encontrar com a parede, não cause estragos na região ou mesmo facilitando, por exemplo, que a broca não escorregue ao ligar a furadeira, se for o caso de um furo sobre azulejo.

Também gosto de fazer um pequeno furo com prego na marcação antes de usar a furadeira (ensinei como fazer isso aqui), pois isso ajuda a encaixar a ponta da broca e essa não escorregar:

Chegou a hora! É preciso equilíbrio e senso de direção... um pouquinho de força também! Posicionamos a broca sobre a marcação em linha reta, posicionamos as mãos como na foto, observando para não tampar os buracos de entrada de ar da ferramenta e.... apertamos o botão de forma contínua até que a broca entre toda, atentando para que o encontro da furadeira com a parede não seja agressivo... soltamos o dedo do botão assim que esse contato estiver próximo. Para retirar a broca dali de dentro, ligamos de novo e fazemos força no sentido de dar ré, rs:

Depois de tirar a broca do buraco, que tal limpá-lo? Uma maneira fácil é ligar a furadeira apontada pra cima e com a lateral de saída de ar apontada para o buraco... bye bye poeira!

E aí temos um furo limpo! Precismos colocar a broca.... mas essa muitas vezes não entra fácil. Aí é hora de usar essa coisa estranha que acompanha algumas furadeiras. Não sei o nome disso, mas usamos para dar umas batidinhas na bucha para ela entrar no buraco:

Pronto! Entrou no buraco!

O que falta agora? Só parafusar... e pra isso outra ferramenta de ajuda será necessária, mas hoje não é dia de falar de nenhum tipo de chave... 

Acho que sobre furadeira, não ficaram dúvidas, ou será ficou alguma?





23 comentários :

  1. É sempre bom ter dicas que nos permitem ser mais independentes...rsrs
    Eu costumo prender um saco plástico na parede (com uma fita crepe) bem abaixo do furo, isso facilita muito a limpeza.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Agora a tarde vou para casa de uma amiga fixar prateleiras no atelier dela.O marido tem horror a furos nas paredes e por isso está enrolando a tempos. Com tuas dicas estou me sentindo expert...kkkkk..Bjs e obrogada!

    ResponderExcluir
  3. Ficou bem claro! rs

    Só 2 detalhes que eu percebi que vc não se atentou:
    1- A broca não entra toda no buraco da furadeira não, entra só até o fim da parte lisa.
    2- Essa parte preta encaixa na parte da frente de furadeira e serve para dar o apoio que vc faz na parte de trás da furadeira.

    bjooo

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Vou tomar coragem e seguir as dicas. :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita,

    já te disse pessoalmente mas nunca é demais deixar registrado : seu blog é uma utilidade públicaaaa.

    Por isso que to sempre indicando pra minhas amigas recém-casadas e tb para aquelas já casadas a algum tempo...

    Um beijo grande

    Mônica

    ResponderExcluir
  6. Sou mulher e nunca vi uma coisa tão anos 60 e tão retardada...

    ResponderExcluir
  7. Legal Talita! Ótimas dicas! Um bjo. Patricia

    ResponderExcluir
  8. Olá Talita, eu adorei o seu post. Eu sou solteira e moro só, e sempre é preciso fazer alguns consertos ou mudanças no layout aqui de casa e eu confesso que é bem difícil ficar dependendo de alguém para fazer isso.Também tenho um blog e gostaria muito de publicar o seu post, creditado a você é claro. Meu blog é: http://queromeumundorosa.blogspot.com.br/

    Ainda não sou uma blogueira aplicada, mas um dia chego lá...rsss
    Aguardo sua autorização para a publicação.

    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  9. 1- Segundo meu namorado, a chave para prender a broca chama mandril;
    2- Outras formas de evitar a sujeira são colocar uma pá de ajuntar lixo sob o local onde está sendo feito o furo (pressione a borracha contra a parede) ou aparar a sujeira com o aspirador de pó. mas gostei da dica do saco plástico para quando não tem mais ninguém pra ajudar...
    3- uma boa dica para evitar canos e tubulações é imaginar linhas verticais e horizontais partindo de torneiras e tomadas e REGISTROS. nunca tente furar a parede do banheiro onde está a pia e o CHUVEIRO. melhor não arriscar, por que a concentração de canos ali é grande e mesmo instaladores de móveis as vezes têm azar...Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  10. Olá...Parabéns pelo seu blog... muito boa a dica!! Valeu

    ResponderExcluir
  11. ola. parabens pelas dicas. se utilizar um coletor de pó (que é um pedaço de plastico com furo para enfiar a broca) vai ajudar muito na limpeza. atenção, a peça que utiliza para colocar as buchas não serve para isso não, assim vai estragar!!! isso serve para colocar na propria furadeira para medir a profundidade do furo (com uma barrinha de plastico graduada que vem encaixada nesse acessório) e para fazer força com as duas mãos (caso o material a furar seja muito duro!!!)

    ResponderExcluir
  12. quando for furar perto de onde haja canos ou tomadas electricas utilize um aparelho eletronico com sensor (que deteta exatamente se existe algum cano ou fio eletrico nesse ponto)

    ResponderExcluir
  13. Muito boa essa de usar a saída de dar da furadeira para limpar o furo! :)

    Até hoje eu sempre assoprava o furo(enchendo a cara de areia) ou então passava a broca novamente.

    Vivendo e aprendendo. :)

    ResponderExcluir
  14. legal mas precisa fazer um post de brocas, senao fica impossivel utilizar esse novo conhecimento!!!

    ResponderExcluir
  15. muito bom! vou me arriscar! ;)

    ResponderExcluir
  16. Olá, parabéns pela iniciativa. Acho muito legal vocês mulheres assumirem esta postura também!

    Gostaria apenas de fazer 2 comentários para que você alterasse em seu texto.

    1) A broca não pode ser presa até o fim desta maneira, prende-se até o fim da parte lisa. Da forma como está na foto é perigoso pois pode quebrar a broca quando a mesma está sendo utilizada.

    2) A parte que você usou para inserir a bucha na parede é apenas um acessório para encaixar na furadeira, podendo auxiliar no apoio dela em uso ao invés de colocar a mão no corpo da furadeira.

    E mais uma dica, quando vou utilizar a furadeira geralmente ligo um aspirador de pó com a boca diretamente embaixo de onde estou furando, não cai nada no chão e ainda "suga" a sujeira do buraco.

    Parabéns, muito legal o artigo!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom!!! Adorei as dicas, me ajudaram a colocar a prateleira no quarto do meu bebe. Meu esposo anda muito sem tempo então resolvi fazer eu mesma. E ficou muito bom. rsrs obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  18. Oi,boa tarde!!Vivia a mesma situação que você,hoje resolvi fazer alguns buracos mas cadê o marido?!Fui pesquisar e achei o seu post,ameeeeiii!!Você me e nos salvou,\0/ .PEREIRÃO NÃO VAI FICAR DEVENDO MAIS NADA,KKKKK.
    "@@DRI RIBEIRO.

    ResponderExcluir
  19. O nome disso é ACESSÓRIO.
    Provavelmente, sua furadeira, é uma furadeira de impacto.
    E este é um acessório para furação de impacto.
    Você usa a furação de impacto para furar paredes mais "duras" como colunas, ou paredes de tijolo maciço.
    bjo

    ResponderExcluir
  20. @Antonio
    Nossa Antonio, q legal sua resposta...to querendo colocar umas prateleiras no meu banheiro...e além e aprender a furar, to com medo de pegar algum cano ou algo parecido..depois da sua dica..vou procurar saber onde vende esse aparelho eletrônico com sensor...pelo menos assim, além de aprender, não vou correr nenhum risco! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  21. Talita linda...to aqui navegando no se blog..faz tempo eu não passava por aqui e tem tanta dica legal q vai ser meu livro de cabeceira daqui pra frente! rsss

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Adorei as dicas, pq comprei uma furadeira e tava olhando pra ela há um tempo e não nos entendíamos kkkk. Agora já tenho noção e vou tentar colocar umas cortinas. Valeu!

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada...de verdade! Estava na mesma situação.. meu marido só chega depois do horário permitido no prédio. Resolvi comprar um furadeira e fazer sozinha.. mas quando segurei ela na mão não fazia nem idéia de como colocar a broca. Rs...
    Agora sim vou resolver os "carmas" da casa! :)

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com