Resfriando rapidamente a garrafa de vinho: por salmoura

30.5.12 dona perfeitinha 3 Comentários


Recebemos em casa e a pedida da noite é abrir vinhos e espumantes... os amigos chegam e alguns trazem garrafas/rótulos bem interessantes. Temos então que abrir e tomar delas, todos juntos, não é? Acho legal e educado isso... beber os vinhos trazidos pelos convidados, assim como os já resfriados para a noite.

Mas e se a garrafa não está resfriada e o tempo para resfriar na adega é grande demais?

Para isso, lançamos mão da salmoura, sabe o que é?

A salmoura é uma técnica de descongelamento do gelo adicionando-se sal à ele e preservando sua temperatura de 0oC ou menos (o gelo se forma a 0oC). E, em meio líquido de baixíssima temperatura (temperatura do gelo), as garrafas e seus conteúdos resfriam muito mais rapidamente que se as garrafas fossem colocadas no balde em meio apenas das pedras de gelo.

Então o segredo é balde + gelos + sal = isso dá em água muito fria com 0oC ou menos que vai esfriar rapidamente as garrafas de bebida e seus conteúdos, preservando a temperatura mais fria por mais tempo.

Tem gente que põe água no gelo para derretê-lo, mas isso pode fazer com que o gelo perca temperatura, então, caso se queira colocar água, é melhor colocá-la o mais gelada possível e sem se esquecer do sal, assim a água poderá ser também um auxílio, já que funcionará para transmitir mais rapidamente a temperatura baixa do gelo às garrafas mergulhadas no meio.

Se você não é muito de vinhos, a ideia vale também para outros tipos de bebidas:








3 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica (como sempre)...
    Já ouvi falar mas ainda não testei, vou fazer, sim!

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pode-se usar também água + alcool e colocar no freezer, provavelmente não vai congelar, mas voce terá uma 'água' com temperatura bem abaixo de 0oC.

    No caso de pessoas que molham a latinha e colocam no freezer, isso não ajuda, atrapalha, mas da a sensação de gelado (por fora) por causa da água. O melhor é a troca de temperatura entre a latinha e o freezer direto, é muito mais eficiente que se 'revestir' a lata com água.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com