Como acelerar o amadurecimento de alguns frutos

14.6.12 dona perfeitinha 0 Comentários

Frutos como bananas e tomates, por exemplo, podem ter seu processo de amadurecimento acelerado (muitas vezes queremos fazer essa mágica, não é verdade?), mas como fazer isso e por que isso acontece?

Caso você tenha, por exemplo, um cacho de bananas muito verdes e queira acelerar seu amadurecimento, a dica é colocá-lo em algum recipiente fechado (vale vasilhas ou mesmo embrulhar no jornal). Outra ótima ideia é colocá-lo próximo a outro cacho de bananas maduras, como fiz abaixo. Isso fará com que as verdes amadureçam muito mais rápido (esse cacho grande da foto, por exemplo estava verdíssimo no dia anterior à fotografia):

E por que isso acontece?

Não só com bananas, mas com praticamente todas as frutas e alguns frutos como o tomate, isso acontece porque há neles um composto orgânico presente em toda a estrutura interna e da casca que é responsável por sua maturação. O nome desse composto é gás etileno e ele, ao ser impedido de escapar (ao colocar os frutos em recipientes fechados, por exemplo), fica retido no meio deles e acelera o tempo normal do amadurecimento dos mesmos. E frutos maduros liberam mais gás etileno e, portanto, se colocamos o mesmo tipo de fruto, dessa vez verde, ao lado daqueles, o gás liberado pelos maduros ajudará na mais rápida maturação dos verdes.



Então.... quer amadurecer mais rápido suas frutas? Coloque-as em recipiente fechado ou próxima a outras mais maduras. Simples assim!



0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com