Cuidados com enlatados

15.6.12 dona perfeitinha 6 Comentários


Alimentos enlatados são uma realidade na vida da gente e, por isso, temos que entender que os alimentos enlatados vem protegidos de contaminação do metal pelo verniz presente no seu interior, mas várias situações podem prejudicar o alimento lá dentro e para evitar que nossa saúde seja prejudicada ao consumir alimentos enlatados, devemos tomar alguns cuidados:

1 - Ao comprar enlatados, devemos verificar se a lata não apresenta sinais de amassados. O amassado em uma lata pode ter provocado o rompimento do verniz/esmalte interno e contaminado o alimento com alumínio, muito prejudicial à nossa saúde, além de outras questões mais sérias como o botulismo (que é causado por uma toxina produzida por bactéria específica que foi parar no alimento pela contaminação da lata ou ferrugem).




2 - Ao abrirmos a lata, devemos transferir o alimento para outro recipiente antes de armazená-lo na geladeira pelo período máximo recomendado, evitando contaminação do metal.







3 - E nunca, nunca mesmo, devemos usar faca ou outro talher para pegar o alimento da lata, pois se o verniz interno for arranhado nesse processo, é possível a contaminação imediata do alimento pelo metal do produto.









6 comentários :

  1. ótima dica, ás vezes na pressa usamos meia lata de alto e deixamos a sobra dentro dela. um perigo mesmo.

    Ta rolando concurso la no blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas!! devemos ter muito cuidadoo!
    bjs
    http://avidademalu.blogspot.com/ http://ohmygood-omg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Talita, faltou dizer que devemos amassar muito bem as latas antes de descartá-las!

    Quando isso não é feito há grande chance de animais de rua sofrerem ferimentos graves, ficando com o focinho preso na lata.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sempre é bom lembrar desses cuidados.

    ResponderExcluir
  5. verdade eu já vi isso, principalmente em latas de atum e daqueles pate para cachorro. Eles prendem o focinho e se cortam, uma dó!!tem que amassar bem mesmo. E vc esqueceu de mencionar que não devemos comprar enlatados quando esses estão amassados.
    bju

    ResponderExcluir
  6. Ingerir aluminio pode ser prejudicial, embora ainda não foi provado. Mas lembre-se que a maioria das panelas comerciais são feitas de aluminio sem revestimento.

    As latas desses tipos de alimentos não são feitas de aluminio, e sim de AÇO devido a alta resistencia ao transporte. Entretanto, caso o revestimento interno seja retirado, o aço é facilmente enferrujado pela persença de água com conservantes dentro.

    Lata de aluminio, atualmente , só é utilizada para refrigerantes e cervejas.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com