Panela muito quente para uma carne suculenta

18.6.12 dona perfeitinha 6 Comentários

Sempre que penso em fazer carne de boi, penso em panela 'super quente'. Meu marido é o expert em carnes aqui de casa e com ele aprendi a fazer bons bifes, sejam escalopes (finos), sejam tipo tornedor (cortes gordos, altos). Mas falou em grelhar carne de boi, qualquer que seja o tipo ou formato, inclusive humbúrgueres e carne moída solta, panela 'super quente' é o segredo do bom preparo.

Que o diga Rita Lobo, que em seu programa do GNT, Cozinha Prática, ensinou a mesma coisa, mas nos deu outra dica interessante que venho hoje retransmitir... ela mostrou como podemos testar se a temperatura da panela alcançou temperatura adequada para passar a carne de boi.

E é assim: basta posicionarmos a mão sobre a panela, bem próximo da base (sem encostar, claro!). Se conseguimos suportar o calor por alguns bons segundos, quer dizer que ainda não é hora de passar o bife.
 

Se já não conseguimos suportar nem 2 segundos, a panela já está adequada para receber o óleo pincelado e, em seguida, o bife. Essa dica é realmente legal (obrigada, Rita!) porque cada panela tem um tempo de aquecimento diferente, devido ao material e espessura de cada uma, e fazendo assim, não tem erro...

Para carnes de boi, porém, prefiro panelas de ferro, mas somente seguindo a dica da temperatura, a carne já tem tudo pra sair suculenta... depois dessa dica, é prestar atenção no ponto da carne: depois de jogá-la na panela, deixar sem mexer até o ponto desejado e simplesmente virar uma única vez, retirando rapidamente logo em seguida.

Já falei outras vezes também, mas vale repetir aqui: carne de boi só se tempera na hora de fazer ou na panela, pois o sal faz com que perca água rapidamente e não queremos que ela perca sua suculência, portanto, só temperamos depois que a panela já está na temperatura ideal para recebê-la.



6 comentários :

  1. Oii, primeiro parabéns pelo baby! Q venha com mta saude! =D
    Mto util seu blog, to pra casar, e saber dessa dica foi mto bom, valeeeu! =)
    Se quiser aparecer no meu blog será super bem vinda tbm ;)
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post e por coincidencia meu marido e eu estavamos conversando sobre esse assunto ontem quando fizemos o nosso tornedor =)acabei fazendo na wok, preciso comprar uma de ferro urgente! rsrs beijao Karina

    ResponderExcluir
  3. mas pode temperar com pimenta, ervas, etc antes né?

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas Talita! Beijo enorme,ANdrea

    ResponderExcluir
  5. Talita, quero muito comprar uma panela dessas de ferro, mas já ouvi dizer que são mega pesadas e horríveis pra limpar! Help, tem algum segredo pra lavar? Naquelas de teflon não fica muito bom?

    Bjos Rizia

    ResponderExcluir
  6. @UnknownRizia, tenho diversas panelas e utensilios de ferro e posso te garantir que não tem melhor, são pesadas sim porém nada demais e ficam mais firmes no fogão e quanto ao lavagem e manutenção é muito simples e fácil. comprei as minhas no site www.apaneladeferro.com.br e lá tem dicas de uso tambem. bjos a todas

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com