Como preparar chá

30.7.12 dona perfeitinha 3 Comentários


Eu adoro chá e acho que gostar dessa bebida é uma questão de hábito e principalmente de experimentar diversos tipos para que enfim se descubra os sabores preferidos. São tantos que vale a pena insistir. Há vários chás que além de saborosos tem propriedades interessantes e isso pode ser uma motivação a mais. Um segredo, porém, para tomar chás muito amargos ou de sabor não tão interessante assim, é misturá-lo a outro mais forte e de saboroso (ex: hortelã, mate, jasmim). Dessa forma, fica mais fácil ingerir chás de benefícios para nossa saúde, mas não tão gostosos assim.


Qual a forma correta de preparar e tomar chá?

Primeiro colocamos a água pra ferver e às primeiras bolhinhas de fervura, o fogo deve ser desligado...






... e os chás acrescentados nas proporções desejadas ou indicadas (aqui, para meio litro de água, usei uma colher de sopa de maçã seca + uma colher de sopa de erva doce):


Em seguida, ao misturá-los, abafamos por cerca de 3 a 5 minutos...

É hora de coá-lo. O ideal é deixar em garrafa térmica, pois as propriedades dos chás são conservados melhor aquecidos e duram entre 12 e 24 horas (varia de chá para chá - alguns porém perdem as propriedades em menos de 1 hora, o que nesse casao, devem ser preparados na hora de consumir apenas):

O ideal é tomar o chá morno. Os grandes bebedores de chás apreciam a bebida sem adoçar. Eu só gosto com açúcar. Para quem está de dieta, chás com adoçante são perfeitos, mas no lugar de biscoitinhos, maçãs e peras são acompanhamentos excelentes!




3 comentários :

  1. OI Talita. Esta perto agora do bebe nascer né!! Desejo a voce uma ótima hora (como se diz por aqui rs). Acho legal comentar também algo que pesquisei e é bastante importante sobre chás. Eles aquecidos uma vez não devem ser reaquecidos porque ao invés de continuarem liberando as propriedades boas deles eles vão liberal substancias ruins (http://vrgdl.blogspot.com.br/2011/12/por-que-os-chas-nao-devem-ser.html)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Aqui adoramos chá, temos caneca de porcelana com infusor, os conhecidos chás em sachê, e chá com as folhas secas mas não conhecia a maneira tradicional de fazer, como esta. Aliás o infusor da caneca foi aposentado depois que o marido comprou esse pote de chá que achei bem prático:
    http://www.vat19.com/dvds/ingenuitea-loose-leaf-tea-teapot.cfm

    Demorou quase 2 meses mas não fomos taxados.

    ResponderExcluir
  3. Fiz o comentário anterior.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com