O que levar para a maternidade?

24.7.12 dona perfeitinha 6 Comentários

Devo dizer que dessa segunda vez achei mais complicado fazer as bolsas da maternidade do que da primeira. Acho que isso tem a ver com a vontade de que eu pudesse melhorar ainda mais o conforto enquanto estiver no hospital e também por querer levar tudo que achei que fez falta a mim ao à minha filha na minha internação para meu primeiro parto há 5 anos.

A temperatura não mudou, novamente é inverno (e só isso já inclui algo a mais na mala - não exatamente na mala, mas pelo menos no porta-malas do carro que me levar à maternidade: um aquecedor, rs):


Vou começar pela bolsa do bebê:

- Tesourinha do bebê: minha filha nasceu com quase 42 semanas de gestação e isso implicou também no tamanho das unhas dela: estavam enormes! Eu não tinha levado a tesourinha e por isso tive que lançar mão das luvinhas até ter alta do hospital e chegar em casa. Ela já nasceu muito arranhada por conta das unhas grandes e se não fossem as luvas de inverno eu teria que ter mandado comprar ou ter tido uma outra solução (já que hospitais do interior não tem maternidades tão bem preparadas nesses pormenores de atenção):


- Lenços umedecidos, fraldas, sabonete líquido, álccol a 70% (ele é o ideal na cura do umbigo, já que tem concentração que não desidrata a parede celular do microorganismo que possa persistir no local e causar inflamação e com isso o álcool nessa concentração consegue penetrar no seu interior onde irá desnaturar as proteínas, o que não acontece se se utiliza álcool em concentração maior ou menor); cotonetes e gaze (esses itens já tem em todas as maternidades e não é essencial, mas em se tratando de hospitais de interior, o melhor é levar também:

- Escova de cabelo, álcool em gel para desinfetar as mãos na hora de trocar fraldas ou para as visitas na maternidade (em tempos de gripe A não dá pra bobear):

Pomada para o bumbum ou óleo e algodão, de acordo com a preferência da mamãe:


Sempre recomendam cerca de 6 conjuntos de roupinhas, mas isso vai depender de quanto longe é o hospital da sua casa e de quantas pessoas estão à disposição de buscar, caso mais de dois dias sejam necessários para a permanência do bebê na maternidade. 2 casaquinhos avulsos e gorros também são interessantes no inverno:


No inverno, pelo menos duas mantas quentinhas:

Um conjuntinho especialmente escolhido para a saída do bebê da maternidade:

6 pares de meias e algumas de luvinhas em caso de ser inverno:

6 paninhos de boca:

As lembrancinhas (no caso dessa minha, também uma caneta especial para escrever sobre o cartão de plástico a data de nascimento do bebê). Quem gostar de enfeites como de porta, esses devem ser incluídos na mala:


A bolsa da mamãe:

Protetores de seios são itens necessários para a mamãe não ficar cheirando a leite, evitando manchas nas roupas:

Já levar uma cinta para a maternidade não é essencial, já que lá os médicos costumam fazer nas mamães compressas para ajudar na retração do útero, mas é bom  incluir, na minha opinião, já pensando na saída da maternidade com mais conforto, principalmente em caso de cesárea:

Pense em roupas confortáveis e apresentáveis para passar pelo menos 2 dias no hospital - hoje em dia costuma-se ficar apenas um dia, mas é bom garantir dois dias ou mais caso não seja fácil alguém buscar mais pra você. Roupões quentinhos são ótimas opções para o inverno, mas se você não gosta de ficar de pijamas perto de visitas, o melhor é escolher roupas bem confortáveis com as quais possa se dormir também:

Na bolsa de banheiro, tudo que se costuma usar no dia a dia, incluindo maquiagem. Não esquecendo itens de chuveiro, remédios de uso contínuo, hidratantes, perfume, etc... Há de se incluir também, principalmente, absorventes para fluxo grande, já que costuma-se já termos problemas com isso imediatamente após o parto:

Itens também indispensáveis:

- É bom ter adaptadores para tomadas tanto de padrão antigo para novo, quanto do novo para o antigo, dependendo das instalações do hospital e dos eletrônicos em questão, pois é muito provável que se tenha problemas com isso.

Câmera fotográfica e carregador da bateria:



Os documentos essenciais são três: documento com foto, carteira do plano e o cartão de pré-natal com informações sobre o tipo sanguíneo entre outras importantes para lembrar o médico:

Acho legal também manter junto o cartão de vacinas da mamãe:


Cada experiência é única, portanto, cerque-se das possibilidades e leve o que considerar essencial para seu conforto e do seu bebê na hora do parto. Aqui fica registrada a minha experiência, mas colabore também nos comentários, isso é ótimo para tirar dúvidas principalmente de várias mamães de primeira viagem.

Estou ansiosa pela chegada do meu pequeno... as malinhas prontas, estamos todos preparados para recebê-lo nas nossas vidas. Hoje estou completando 39 semanas de gestação.






6 comentários :

  1. Olá, Talita!
    Também estou grávida do segundo filho e fiquei curiosa sobre a lembrancinha e o que estava escrito. Será que pode nos mostrar?
    Grata!
    um abraço!

    Marina

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo bebe Talita... Estou rezando para que tudo de certo... E o nome dele é lindo... Samuel... Nome do meu tio favorito... Um abraço..

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,

    Parabéns pelo filhão q está por chegar... Não pude deixar de comentar quando vi o nome do anjinho...

    O meu filho tb se chama Samuel, realmente é um abençoado, mas se prepare ele é muito levado tb... rsss...

    Espero que o seu Samuel tenha muita saúde, seja lindo como o meu (mãe coruja) e que ele seja um pouco menos levado, pq cansa...kkkk...

    Boa hora, que Deus proteja a sua família.

    Hélia Chaves

    ResponderExcluir
  4. oi Talita
    que felicidade,
    lembrei do quando tive os meus meninos
    cada detalhe é tão especial, né
    grande abraço querida, bom finzinho de gestação.
    Paz e saúde pro querido Samuel.
    bjs.

    ah... compartilhei o post pois achei muito importante as dicas.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita, primeiro parabéns pelo blog, ele é MARA!!! leio sempre, mas deixou poucos comentários (sorry!)... E segundo muitoooo obrigado por essa lista e dicas do que levarpra maternidade, é mto, mto boa... parabens pelo baby e boa sorte na chegada desse principezinho! bjs.

    ResponderExcluir
  6. e mito bom mesmo o blog.quado fui te a minha filha a cecilia esta muito nevosa e nao tive tempo para ageta a bolsa dela entao quem ageitou foi o pai dela mas ele ageitou direitinho!
    (sorry)

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com