Pasta de berinjela especial

10.7.12 dona perfeitinha 3 Comentários

Aqui em casa adoramos criar em cima de receitas tradicionais. E assim criamos uma forma deliciosa de preparar uma pasta de berinjela para servir em entradas quando recebemos os amigos aqui em casa.

Além dos tradicionais temperos azeite, sal e pimentas moídas (mistas ou brancas ou mesmo a verde), para fazer uma pasta de berinjela como a que fazemos aqui em casa, precisa-se também de uma cabeça de alho assada, azeitonas verdes picadas miúdas e creme balsâmico aromatizado com trufas brancas (esse produto é facilmente encontrado em supermercados gourmets).

Primeiro lavamos e partimos ao meio duas berinjelas médias, colocamos em assadeira com a casca para baixo e espalhamos sobre as metades bastante azeite:
 

Levamos ao forno por 30 minutos à 220oC (junto, no forno, coloque uma cabeça de alho para assar na trempe de baixo - como ele assa rápido - uns 15 minutos - pode ser colocado também na metade do tempo do forno - fiz isso e por isso esqueci da foto do alho):

Retiramos e então...

... com uma colher, removemos a polpa cozida das berinjelas, restando apenas a casca:

Em prato à parte, vamos amassando a polpa com um garfo e temperando com azeite, sal e pimentas moídas à gosto (aqui em casa o à gosto é sempre 'com muito', com exceção ao sal que deve sempre ser na medida):

Muito azeite... e junto, retiramos da casca da cabeça de alho assado toda a polpa e amassamos junto com a berinjela (o azeite nesse momento é importante para incorporar as massas da berinjela e do alho):
 

 Picamos cerca de 6 azeitonas verdes bem miudinhas:

É hora de dar cor e mais sabor à pasta, usando creme balsâmico aromatizado com trufas brancas (bastante - até que a pasta fique moreninha!):

Veja o resultado... uma delícia com pães italianos, torradas e pães sírios:





3 comentários :

  1. deu água na boca...vou anotar no meu caderninho...

    ResponderExcluir
  2. Talita, gostaria de pedir dicas sobre os azeites que vc usa. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Talita, que delícia, brigadú pela receita!
    bjs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com