Macarrão com brócolis - baseado em receita da Cozinha Prática

21.8.12 dona perfeitinha 11 Comentários

Acho que posso me declarar fã da culinária da Rita Lobo em seu programa Cozinha Prática do GNT. Tenho livros dela que adoro, mas assistir aos vídeos das receitas do programa é outra fonte de inspiração para mim.

Essa receita de macarrão com brócolis foi uma descoberta porque a princípio, por não ter molho, não me despertou interesse, mas aí que, passando no sacolão certo dia, com meu marido, acabava de chegar várias cabeças de brócolis desse tipo japonês que nos remeteu à tal receita rapidíssima que havíamos assistido já há algum tempo no programa e compramos com a finalidade de fazer naquela noite:

Primeiro lavamos o brócolis e cortamos em pedaços do tamanho de uma bocada, deixamos em água com sal e vinagre por 20 minutos (o vinagra mantém o verdinho do brócolis e o sal já dá um tempero a mais - uma colher de sopa é o suficiente):

 4 dentes de alho fatiados não muito finos para não queimarem no forno e 4 filetes de casca de limão para dar cheiro e sabor ao brócolis:

 Na assadeira de teflon, colocamos os brócolis, o alho...

 as cascas de limão:

2 folhas de louro (Rita Lobo usa folhas frescas, mas por aqui é impossível achar, então vamos de secas mesmo):

 Usei dois galhinhos de manjericão fresco no lugar das folhas de sálvia da receita original:

 Tudo bem disposto...

É hora de regar com bastante azeite (a Rita usa 1/4 de xícara, mas eu achei que um pouco mais seria o ideal para dar mais caldo e assim o fiz). Usei 1/4 de xícara de azeite extra-virgem comum e muitas regadas de outros azeites, um aromatizado com louco, outro com alecrim:

 E é só virar sobre o brócolis...

Por cima, usei queijo ralado fino Old Dutch Master, mas a receita original fala em parmesão - vale variar:

 Para finalizar, sal de Rocca:

 Pimenta ralada:

Uma misturadinha antes de ir ao forno:

 Colocamos a água pra ferver com duas colheres de sopa de sal:

 E levamos o brócolis para assar no mesmo momento (pode-se usar o forno à gás, mas o melhor mesmo é o elétrico à 220oC por aproximadamente 20 minutos - que é o tempo da água do macarrão ferver + o tempo dele cozinhar):

Brócolis já no forno, a água ferve, colocamos o macarrão - nesse caso um espaguete grano duro de cozimento de 11 minutos:

 Ao retirar do forno....

 A ideia da Rita é servir o macarrão enrolando-o em um espeto grande tipo de churrasco...

E posicionando sobre o prato dessa forma:

Bonito...

Lascas de parmesão por cima farão as honras dando ainda mais sabor e beleza ao prato:

O caldo do azeite do brócolis é o molho do macarrão que inexplicavelmente tem um sabor estonteante. Essa palavra é bem apropriada, pois é incrível o que um simples molhinho pode fazer por uma massa, rs:

Tínhamos preparado um molho de tomates à parte em caso de o sabor desse simples molho não ser satisfatório, mas como disse antes, o sabor é estonteante, rs... e o brócolis nessa consistência firme e com o melhor sabor de brócolis é de se querer repetir a receita sempre e sempre:


Obrigada à Rita Lobo por essa receita fácil e maravilhosa...



11 comentários :

  1. Olá, primeiro quero parabenizá-la pelo seu blog, que é lindo e super fofo!!! e essa receita... parece ser divina! vou faze-lá com certeza!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bom msm Talita! Vou testar!

    ResponderExcluir
  3. Talita, conheci seu blog a pouquissimo tempo e já me identifiquei com vc! Adoro suas postagens e tenho me inspirado neste seu jeito feminino e moderno, sem frescuras...Vc é show! Também sou fã da Rita e o Cozinha Prática me motiva e mostra que é possível fazer uma comida bacana, sem ser uma gourmet...rsrsrrs. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olà, tudo bem?!
    Acho que nunca comentei aqui antes, mas comentando ou nao, estou sempre aqui!
    Quero apenas agradecer porque suas dicas sao excelentes e o blog é muito bom!
    Eu nao conhecia esse programa de culinária e jà virei fä.
    Muito obrigada por compartilhar! Um abraço! Fabiana.
    Obs.: Desculpe os acentos errados ou a falta deles. Escrevo de um teclado chato.

    ResponderExcluir
  5. Hum, com certeza este vai ser nosso jantar rs...parabéns pela chegada de mais um membro na família, que seja motivo de muitas bençãos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Garota, tu não sabe como está salvando minha vida (quase que literalmente). Sou recém-casada (casei em abril) e, como meu marido passou em um concurso público, nos mudamos de Aracaju/SE para Cotia/SP. A vida aqui é muito diferente pelas seguintes razões: estou só só só só! Fora isso, sempre trabalhei e fui concurseira. Assim, arrumar a casa nunca foi meu forte. Dai que... Quase choro de emoção quando descobri que há algo melhor que álcool e jornal para limpar vidros: vinagre! Muita emoção senti quando descobri a tal pasta para limpar inox (por conta do clima, os meus utensílios domésticos estavam todos feios, parecendo manchados). Enfim, obrigada MESMO. Como uma amiga comentou: "a dona perfeitinha está mudando sua vida". XD

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo
    Fabiana, adorei suas palavras, obrigada! Talita.

    ResponderExcluir
  8. @Karla Figueiredo
    Oi, Karla,
    A Rita Lobo realmente é especial, né? Meiga, hiper profissional e carismática. Obrigada pelos elogios, adorei seu recadinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. @Marivone Vieira
    Oi, Marivone,
    Eu vibro quando percebo que o que faz diferença pra mim também, através do blog, está fazendo diferença boa pra outros também. Adorei saber que gostou dessas duas dicas e que gosta do blog. Obrigada pelo carinho e bem sei o que é viver com o marido longe da família, rs. A gente passa a se virar muito bem, vai ver. Beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Acompanho seu blog desde o finalzinho de 2010. Passei uns tempos sem 'visita-la' (rs) mas foi ótimo ver como aos poucos as coisas evoluem, né? Não sou de comentar, mas tive que concordar contigo nesse post, a Rita Lobo é demais! Adoro o programa e fiquei feliz em saber que você também!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com