Semente de papoula na culinária

27.9.12 dona perfeitinha 5 Comentários


 
É incrível o que algumas sementinhas de papoula podem fazer por um prato, seja ele salgado ou doce. Há pouco tempo descobrimos esse ingrediente culinário e acho-o um super ingrediente e já o considero coringa, pois dá pra criar muita coisa gostosa com ele. Amanhã mesmo vou dar a receita de um macarrão delicioso feito com sementes de papoula. Como adoro dizer... é "sensacionível', rs!

Mas acontece que sementes de papoula são da Papoula! Aquela planta com uma flor linda que dá origem ao ópio e que é utilizado como narcótico e isso é grave! O ópio é grave, a papoula e suas sementes não. Mas como bate aquela pulga atrás da orelha, fui em busca de informações sobre o ingrediente e descobri algumas coisinhas...


Há muito que se sabe e muito que não se sabe sobre as sementes de papoula e, portanto, um certo preconceito à elas por conta do outro destino que costumam dar à Papoula. O que sei é que a semente de papoula é uma especiaria muito saborosa quando bem empregada e que, apesar de ser originada da Papoula (de onde também se extrai o ópio), a semente é do 'bem' e é PERMITIDA no Brasil para uso culinário. E ainda bem, pois é um ingrediente coringa na cozinha. Acontece que como a Papoula também produz o ópio, no Brasil não se permite cultivá-la e, então, a semente tem que ser importada. Há uma resolução na legislação que exige grande fiscalização sobre a entrada das sementes no Brasil e, por isso, é difícil de ser encontrada. A fiscalização é boa porque atesta que as papoulas que deram origem àquelas sementinhas foram exclusivamente cultivadas para esse fim. Assim, podemos comer tranquilos e deixar a criatividade solta na hora de criar pratoas com esse ingrediente especial.


Comprando de fornecedores corretos, pode-se ter a consciência livre sobre esse ingrediente que indico hoje e que vai fazer graça em várias receitas da sua cozinha. É uma delícia! Veja esse bolo alemão que fazemos aqui em casa com essas sementinhas (qualquer dia dou a receita também):

  


5 comentários :

  1. Talita, onde você consegui comprar?
    Moro em Floripa e aqui é impossível. Júlia

    ResponderExcluir
  2. Moro em Sp capital e tb não tenho achado. Já fui em todas dessas cass naturais tipo Mundo Verde e não achei. Me dea uma dica de onde encontrar?
    Obrigada Bjs Taissa

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Oi, Júlia,
    Comprei no mercadolivre.com.br, mas há vários vendedores, procure pelo de aprovações mais positivas. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. @Papel com Design
    Oi, Taissa, dizem que no mercadão tem, mas o meu comprei no mercadolivre.com.br, mas há vários vendedores, procure pelo de aprovações mais positivas. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. no mercadolivre tem mesmo; até comprei pra mim tambem

    http://lista.mercadolivre.com.br/delicatessen-em-goias/papoula

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com