Tá procurando o quê?

Como lavar sua máquina de lavar roupas

O uso da máquina de lavar roupas pode desenvolver, com o tempo, lodo em seu interior. E, para evitar que lodo ou outros tipos de fungos se desenvolvam dentro da máquina de lavar roupas, é preciso lavá-la de 6 em 6 meses. O processo é simples, acabei de lavar a minha e tirei fotos do passo a passo pra mostrar pra vocês:

Precisamos de 1 litro de água sanitária:

Depois precisamos ligar a máquina no ciclo mais rápido, mas para rodar o ciclo completo, com o nível mais alto de água:

Viramos o litro de água sanitária no meio da água:

E deixamos que a máquina comece a bater permitindo que o ciclo completo de lavagem seja concluído. Depois disso, a máquina estará limpa por dentro e isso só precisará ser repetido em 6 meses:

É bom lembrar que além de limpa por dentro, precisamos manter nossa máquina também sempre limpa por fora. Uma dica é sempre depois de usá-la, limpá-la por cima e onde quer que tenha escorrido água. Nada mais chato que lavar roupas em uma máquina que aparente sujeira, não é verdade?

14 comentários:

Carmen Ferreira 30 de outubro de 2012 09:45  

Uau!!! tantos anos como dona de casa e eu não sabia disso!!!
Valeu!!!
bjos ♥

Paty_Gidi 30 de outubro de 2012 11:31  

Nossa 1l de água sanitária é muita coisa, ela corrói os plásticos de dentro!

Eu lavo a minha toda semana com vinagre ou com ou pouco de água sanitária com detergente....

Antes fazia por conta própria, mas o rapaz que veio aqui consertar, da Brastemp, disse que eu estava fazendo certinho!

bjs

dona perfeitinha 30 de outubro de 2012 13:54  

@Paty_Gidi
Oi, Paty...
Não é muito não. É o recomendado. Procure no site da marca da sua lavadora, por exemplo, que vai achar a recomendação por lá também. A água sanitária não corrói nenhum material da máquina e só vai ficar ali durante o ciclo de lavagem, sendo totalmente eliminada. O vinagre também ajuda a evitar a formação de fungos, mas não o mata totalmente se já tiverem se formado. Tomara que eu tenha esclarecido melhor agora. Beijos.

Anônimo,  30 de outubro de 2012 19:49  

Posso dar um palpite? Meu filho certa vez Teve escaniose, vulgo sarna. O medico que o diagnosticou deu varias recomendações entre elas lavar a maquina.
Disse pausar um litromde vinagre branco, ligar a maquina no ciclo rápido, porem, o vinagre dece ser colocado,no dispenser, pois ali onde fica encrustrado sabão e amaciante é fonte de bactérias e fungos.
Perguntei sobre o lisoform e ele disse que tb é ótimo, porem um litro custa em torno de 6,00 então talvez fique caro.
Enfim, pra matar os microrganismos e nao danificar a maquina, orecomendado por médicos é mesmo é vinagre.
Faço isso uma vez por mes.
Não custa né....
Aa Paula Chacon

Andressa 5 de novembro de 2012 12:23  

Muito legal.....
Vou lavar a minha também...
Bjus

Luana Prado Finck 5 de novembro de 2012 13:16  

Olá!! Adorei a dica!! Limpei a minha máquina neste final de semana, e saíram muitos pedacinhos de limo, impressionante!!
Adoro seu site, leio todos os dias!
Bjs

Kelly,  5 de março de 2013 13:41  

Ola Dª Perfeitinha, estou entrando pela 1ª vez no seu Blog e estou encantanda, gostei muito das matérias e sinto você uma mulher decidida, aplicada e determinada sendo o seu principal foco a família. Parabéns pela grande mulher que tu és e continue dividindo experiências conosco, sempre que puder estarei lendo.

Deixo uma sugestão, fale da sua rotina como mãe, mulher e esposa...

Tenho 31 anos estou a espera do meu 1º filho e me sentindo muito realizada como mulher e futura mãe, porém existem outros assuntos que adoraria saber e compartilhar como esposa qualidades e defeitos e a minha frustração com o meu emprego atual, o que prejudica a minha vida pessoal indiretamente...

...é só uma sugestão...

Bjks e obrigada...

Anônimo,  23 de maio de 2013 14:36  

eu coloco ou 500 ml de vinagre ou 200 gr de bicarbonato con 200 ml de alvejante. Normalmente eu uso o vinagre

Ana Luisa

Cristiane,  29 de maio de 2013 14:17  

Olá dona perfeitinha!

Adorei seu blog!! Em breve estarei morando sozinha e precisarei de muitas dicas!

Parabéns!

Fran,  22 de julho de 2013 12:11  

Oi D. Perfeitinha, sempre acompanho seu blog e ele já me salvou muito, rs. Enfim, espero que eu possa conseguir uma resposta. Com relação a lavagem da máquina de roupas, corre algum perigo de essa água sanitária manchar um peça de roupa depois dessa lavagem, ou não, ela é toda eliminada no ciclo? Minha máquina esta cheia de um lodo, vem sujando minhas roupas demais, quero lavá-la logo. Desde já, obrigada!

Anônimo,  29 de julho de 2013 10:19  

Eu fazia isso até minha lavadora ir para o conserto e o reparo ficar em quase 400 reais. O técnico disse que a água sanitária resseca as partes de plástico e não deve ser usada, apesar da recomendação do fabricante. Fica a dica.

dona perfeitinha 7 de agosto de 2013 13:56  

@Fran
Oi, Fran,
Também tinha esse medo, rs! Mas como no fim do ciclo há o enxágue, todo resquício possível vai embora junto.
Abraço, Talita.

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!