Prateleiras de apoio para livros infantis... podemos fazer nós mesmos!

4.10.12 dona perfeitinha 14 Comentários

É lindo de ver o interesse pela leitura surgir em nossos filhos e para incentivar fazemos de tudo, não é verdade? Ter livros à mão é essencial para aguçar o interesse da criança por eles e tive uma ideia super simples e barata ($) para deixar os livrinhos infantis da minha filha bem arrumadinhos e mostrando a carinha pra ela se encantar ainda mais com eles.

Acho um charme e super apropriadas as prateleiras que apenas apoiam os livros, deixando-os com a capa para a frente. Quem puder gastar um pouco mais, minha recomendação é que se encomende as prateleiras sob medida ao marceneiro, mas se ainda o orçamento não permitir ou estiver adiando, como eu, para que possa fazer além dessas prateleiras, outras necessidades para a casa, improvise. Eu fiz isso e ficou ótimo! Vamos ver?

 

Sempre quis colocar prateleiras de apoio para os livros da minha filha em seu quarto, mas como estamos com outros projetos de marcenaria para encomendar (mais pra frente), não posso ter as prateleiras 'reais', mas para tudo dá-se um jeito... Adoro esse lema, pois foi pensando assim que num dia qualquer pensei que canaletas de esconder fios poderiam funcionar como apoiadores de livros leves, prendendo-os com fio de nylon. Fui testar a 'obra' e não é que deu certo?

Comprei canaletas brancas em casa de material de construção, serrei do tamanho que precisava...


Comprei fita banana dupla face que aguenta cerca de 1,5 Kg para colá-las na lateral do guarda-roupa da minha filha, local que escolhi para fazer as 'prateleiras provisórias':

Como as canaletas são abertas nas laterais, comprei esse acabamentos também em pvc (mas pode ser também cortes da própria canaleta para fazer o mesmo acabamento):

Cortamos o pedaço de acordo com a lateral da canaleta:


E em seguida colamos com fita banana por dentro para fixar o acabamento:


Depois de canaleta fixada e acabamento pronto, é...


Para fixar o fio, calcule uma altura que atenda aos livrinhos de seu filho, de forma que o nylon segure-os ao meio ou mais ao topo (tente reparar na altura que usei nas fotos:

Para fixar o nylon mais firme, é necessário furar...

O fio de nylon deve ser preso bem apertadinho para segurar bem firme os livros:


Mas como furar ou paredes é uma coisa muito radical, principalmente se for para algo provisório, é possível prender o nylon, assim como se fixou as canaletas, com a própria fita banana, como no exemplo abaixo. Outras ideias também são possíveis, lembrando que basta que o nylon seja preso bem firme:


*Lembrando que a fita banana é uma fita dupla face e um pouco altinha. Pode ser encontrada em casas de material de construção ou de utilidades pro lar ou mesmo em papelarias. Algumas podem ser usadas em paredes, mas para remover a cola, caso precise, recomendo que leia esse post aqui, onde já dei dica de um produtinho que tira vários tipos de grude.





14 comentários :

  1. Olá Talita... Meu nome é Caroline e acompanho teu blog já faz um tempinho... Acho que nunca comentei aqui, mas do "lado de cá" tem alguem que te acompanha em silencio... Curtiu tuas emoçoes pela gravidez do pequeno "S" e as pérolas da grande "S"...

    Gosto da sua forma de escrever e garanto que voce tem feito diferença no meu dia a dia...

    Já fui casada por 4 anos, tenho um bebe de 2 anos e 3 meses, menino maravilhoso... Me divorciei em Fevereiro desse ano e foi ai que conheci seu blog...
    Algumas coisas foram acontecendo nesse periodo. Fui "absorvendo" suas dicas, sua forma de cuidar de sua familia, sua casa... dos seus... E garanto que fará muita diferença no meu novo casamento com o mesmo marido;
    Sim, casarei com aquele que me separei, aquele que esperei, aquele que amo... Dia 27/10 e estou feliz demais em poder colocar em prática as dicas da Dona Perfeitinha rs...
    A dica das prateleiras fez minha cabeça ir longe imaginar as prateleiras da minha casa praticamente "vazia" de moveis, mas cheia de amor... amor do meu "M" e do meu pequeno "G"... amor por uma pequena pessoa que ainda nao existe, mas que já é sonhada com muito carinho... como voce diz, continuaçao da unidade que será formada novamente... Unidade que ninguem quebra... Unidade do amor...
    Bom, obrigada por manter esse cantinho... Talvez voce nao saiba, mas voce faz a diferença, pelo menos na minha caminhada, Dona Perfeitinha está inclusa... Obrigada.

    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Talita, achei a dica muito criativa. Mas adorei mesmo foi o vídeo de apresentação do blog, poder ouvir você e sentir seu jeitinho vai deixar os posts "mais próximos" da gente.
    Muito legal! Júlia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei isso Talita!
    Vou mostrar pra Dani, o Matheusinho adora livros e ela tem reclamado bastante de uma parede vazia no quarto dele. Acho que ela vai adorar essa dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei a idéia... Santa criatividade.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Mais que beleza de blog e que beleza de post. Cheguei até aqui porque estava procurando um blog que ensinasse como usar uma furadeira e o seu me ajudou muito. Ainda nao comprei a minha mas isso será resolvido assim que meu bolso permitir. Estarei sempre por aqui agora. Parabéns!

    Beijinhos,

    Jéssica

    ResponderExcluir
  6. @Caroline Lemes
    Oi, Carol, que história a sua! A vida realmente dá algumas voltinhas de vez em quando, né? Que bom que estão se casando de novo... filho precisa dos pais juntos, mas desde, claro, que estejam felizes assim. Adorei que tenha contado aqui um pouco sobre você e adorei também saber que o dona perfeitinha faz diferença na sua vida também. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo
    Oi, Júlia,
    Que bom que gostou da dica do post e já assistiu ao meu vídeo de apresentação. Encarei o vídeo por isso mesmo, pensando em me colocar mais próxima, mais real por aqui. Beijos e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  8. @Sandra Lima
    Oi, Sandra... mostra sim, tão fácil de fazer! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. @Jéssica Farias
    Oi, Jéssica!
    Que bom que achou o blog... por aqui tem muitas dicas do tipo, sempre trago pra cá o que vou aprendendo. Beijos pra você e seja muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  10. Oi Talita... adorei o post e já coloquei em pratica... fiz em ksa e o meu filho, de 2 anos, adorou!!! Postei no instagram... bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo seu trabalho!
    Nós ajuda por demais!
    bjox
    http://clarissadourados2.wordpress.com/2012/11/28/porta-bijus/

    ResponderExcluir
  12. Menina eu ia fazer, quer dizer pedir para o marido fazer uma de pallet, mas não saiu nunca, agora ja sei como fazer uma, como não vou ter parede disponível acho que vou colocar na porta, o que vc acha?

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  13. oi Talita! conheci seu blog no blog criando asas, da Sandra!

    achei demais esta dica da caneleta, simplesmente genial!

    bjos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com