Que barco???

1.10.12 dona perfeitinha 3 Comentários

Chega uma hora que tudo que se fala é registrado pelos nossos pequenos. E são casos e casos que agora acumulamos nesse sentido com nossa filha de 5 anos. Ela está uma 'esperteza' só, rs. Os casos mais engraçados, pra mim, são os mais singelos, de expressões que a gente usa e ela vai 'absorvendo' e adicionando ao vocabulário dela, como, por exemplo, hoje, ela dizia... "Nossa, mãe! Essa roupinha do meu irmãozinho está novinha 'em folha'."

Tudo quanto é expressão que percebo que ela  passou a usar na fala, pergunto: "Você sabe o que isso significa, Sofia?". Normalmente ela responde "não", rs. Aí eu tento explicar e ela adora as explicações, damos muitas risadas juntas.

Um caso qualquer como esse:

Quando vamos a BH, ficamos na casa dos tios/padrinhos de Sofia. O priminho de 2 anos ganhou uma cama nova e grande e Sofia foi convidada a dormir ali. Ela até aceitou, mas passou pra nossa cama no meio da noite. A vovó, na noite seguinte, querendo incentivar Sofia a dormir a noite toda ali, brincou:
_ Esta noite você não vai abandonar o barco, vai?
Ela ouviu aquilo, matutou, matutou, mas não disse nada. 
No dia seguinte, ao acordar, a primeira coisa que fez e disse, já querendo se divertir, foi ir até o quarto da tia, apontar pra cama dela e convidar todos nós:
_ Que tal hoje à noite dormirmos naquele barco? Ele é maior e vai caber eu, meu priminho, meu irmãozinho, vovó, Dedêi (a madrinha), tio Luis e até o papai e a mamãe!

Eu adoro o bom humor da minha pequena grande.


3 comentários :

  1. Que esperteza. E com o tempo a criança vai aprendendo mais e mais a nossa língua portuguesa e as expressões tão curiosas! Ah.. recomendo o livro "Guia dos Curiosos da Língua Portuguesa", que explica várias expressões que usamos no dia a dia.

    Ah, fiz um post especial para o mês das crianças (outubro), passa lá, tenho certeza de que vc irá gostar.

    abraços,
    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  2. Que fofinha a SOFIA !

    ResponderExcluir
  3. @Folhas de Sonhos artesanatos
    Lindo post o seu, Luciana! Seu blog é um luxo...
    E obrigada pela dica do livro. Beijos.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com