A polêmica do bico em plena pracinha

15.11.12 dona perfeitinha 17 Comentários

Bem ali no meio da pracinha, desenrolava entre as babás um assunto chato.
O bico. Ou, pra maioria, a chupeta.
Uma babá atrevida disse à uma outra que cuidava de um menininho de uns 4 anos que chupava bico.
"_Que feio que o Nico fica sempre de bico! Já tá crescido demais pra isso."
Em defeza do menino, disse sua babá:
_Tadinho... a mãe tem dó de tirar dele.
E assim a conversa continua...
_ É por isso que na casa da patroa bico não entra. A criança cresce, mas o bico fica. É meio nojento. Sem falar que a criança fica parecendo boba porque tudo que se tenta conversar com ela, de bico, ela ou não responde ou responde mastigando a coisa.
_ É triste, mas fazer o quê? Outro dia vi um menino de uns 6 anos chupando o dedão. Acho pior que o bico.
_ Ah, isso é... e dedo tem que arrancar fora pra parar - a babá caiu na risada.
_ Tenha dó, Ludimila! Coitadas das crianças.
Outra babá, mais apaziguadora veio:
_Quero até ver se a Lud não vai dar bico pro filho que tiver, quero até ver. Quando ele chorar com dor de barriga, vai tacar logo um bico na boca dele.
_ Vou mesmo! Mas meu filho vai ser pobre. Filho de rico é que fica feio de bico. E no mais, eu vou tirar o bico dele quando já tiver dormindo a noite toda.
_Ah...vai... quero até ver...
E a turma mudou de assunto pra alegria dos meus ouvidos, rs.

Obs: esse texto foi baseado em conversas de babás que ouvia quando frequentava diariamente a pracinha de uma cidade em que moramos. Me lembrei de tais conversas porque o assunto bico, super polêmico, está sendo pauta aqui em casa no momento. Estou passando pelo dilema do bico com meu segundo filho, por conta, acreditem, do dedão na boca. Pra minha filha não precisei dar o bico, mas pro meu pequeno de 3 meses acabamos de oferecer, já que há alguns dias que ele deu pra chupar o dedão. Me pergunta se ele gostou do bico... Claro que não, rs! Em 4 dias já desistimos de oferecê-lo e a solução tá sendo manter na mãozinha uma luva.... tem dado certo. Fica a dica pra quem precisar também.


17 comentários :

  1. Antônio vai completar 3 meses agora dia 17/11, deu de chupar mão/dedão tbm começou isso a umas 2 semanas, porém dei a chupeta pra ele faz um tempo (contra minha vontade, uma longa história na verdade, enfim),muitas vezes ele está com a chupeta na boca, e ele quer chupar a mão, ele arranca a chupeta e taca a mão na boca.
    Mas tem dias que está calor, e luvinha nessa situação vai judiar do pobre, e não duvido que ele chuparia a luva caso eu colocasse uma luva nele...rs

    ResponderExcluir
  2. hehehe engraçada a história...

    não entendo porque isso gera tanta polêmica entre as pessoas..rsrs

    Eu sou contra chupeta, pricipalmente quando tentam enfiar na boca de recém nascido pra parar de chorar...

    Mas chupar dedo também não é legal...chupei dedo até uns 7 anos, parei quando minha tia ameaçou enfiar no bumbum de uma galinha (trauma de bundas de galinha! rs)..não fiquei com dentes tortos nem nada, é bem feio chupar dedo!

    Eu acho que cada um tem que fazer aquilo que a intuição manda, acho que mãe e pai são soberanos na educação dos filhos e ninguém tem que se meter nisso não! :P

    Raramente eu comento, porque não tenho filhos, mas tô sempre por aqui!
    Bjs da Paty
    http://nemtecontei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. @Carol Marcondes
    Carol, onde moro é quente demais também, mas a luvinha tem funcionado, apesar que por vezes meu pequeno briga e balbucia nervoso com a luva, rs.

    ResponderExcluir
  4. @Paty_Gidi
    Oi, Paty,
    Realmente o bico apenas para amenizar os ouvidos dos pais não é uma coisa muito bem vista mesmo, rs, mas que história a sua, menina! Adorei que tenha dividido com a gente, afinal há muitas histórias que nos ajudam a tomar decisões importantes para nossos pequenos. E cada filho tem necessidades diferentes. O que foi bom pra minha hoje com 5 anos não é regra que será bom pro meu mais novo, então vamos aprendendo com nossas próprias e também com as experiÊncias de outros como a sua que dividiu conosco, obrigada. Beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  5. Meninas vou deixar minha opinião baseada na minha experiência.
    Eu chupei chupeta até 9 anos. No meu caso, e chupeta era meu refúgio. Tive muitos traumas na infância. A Chupeta me ajudou muito podem acreditar. Tinha vergonha de chupar em público. Era só pra acalentar meu coraçãozinho machucado, então hoje vejo que fez mais bem do que mal.
    Ofereci chupeta aos meus dois filhos não pra que parassem de chorar, mas pra saciar a necessidade natural de sucção que acaba deixando a criança irritada. Elas se sentem como se faltasse algo e a chupeta ajuda muito nessa fase. Com o tempo vamos ajustando a chupeta a personalidade da criança. Tirar da minha filha foi mais fácil. Ela sempre foi uma criança doce e calma. Tirei quando ela tinha 3 aninhos. Do meu filho foi mais difícil por motivo de doença. Mas quando ele começou a se sentir envergonhado parou sozinho e sem traumas. Aos 6 anos.
    Na minha opinião, esse assunto é polêmico à toa. Acredito que com uma boa higienização, as chupetas são abençoadas,rs!

    Espero ter ajudado meninas!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou contra nem chupeta nem dedo. Meu filho mais velho chupou o dedo até 4 anos. Deixou de chupar por conta propria quando se viu "mocinho". Hoje com 15 anos tem dentes perfeitos. Chupar o dedo não lhe trouxe nenum prejuizo muito pelo contrario, era o que lhe acalmava e acalentava na hora do descanso.
    Ja a mais nova, chupou chupeta ate os 3 anos. Tambem largou quando ficou "mocinha". Não teve nehum prejuizo. Dentição perfeita afinal, as chupeas sao ortodonticas e mutas vezes recomendadas por dentistas como no caso de criancas que por genetica tenham a predisposicao para a mordida cruzada.
    Agora, acho judiacao por luva no bebe. Tambem pelo calor mas principalmente pela frustracao que ele esta sofrendo. Tadinho....
    Ana Chacon

    ResponderExcluir
  7. Minha menina Kariza parou mes passado ela estava com 2 anos e meses mas de vez em quando se lembra dele dá um dó mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Olá querida!!Amo seu blog e aprendo demais!!Deve ser só fase minha filha com essa idade fazia o mesmo e simplesmente parou, sem eu fazer nada!!Se trata do reflexo do bebê e faz parte do desenvolvimento!Minha filha chupava muito os dedinho e depois parou que eu nen percebi!!Bjs linda!!!

    ResponderExcluir
  9. Hahaha adorei, mas o que mais me chamou atenção nesse post foi o termo bico, não conhecia.... ô regionalismo maravilhoso desse nosso enorme país, né?! Adooooooooro! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  10. @Carol Marcondes
    Oi, Carol... essa fase oral é muito interessante, né? REalmente levam tudo à boca e claro que a luvinha vai mesmo, mas essa não deve mesmo ser usada o tempo todo, como tudo, inclusive a chupeta. Os bebês nessa fase precisam mexer e olhar pras mãozinhas e ao contrário do que muitos interpretaram a dica de usá-la não é permanente e sim monitorada nos momentos em que o dedão está na boca. Substituimos naquele momento, esperamos até que o bebê se acalme e tiramos a luvinha. Pro meu rapazinho tem dado certo. Ele está adorando ficar olhando pras mãozinhas levantadas. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. @Paty_Gidi
    Oi, Paty,
    Sempre digo também que cada caso é um caso e todo pai e mãe estão certos em suas decisões desde que estejam todos estejam felizes com elas. Adorei seu coment. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. @Kátia Giesen
    Oi, Kátia,
    Adorei sua história, acho que realmente a chupeta lhe dava um refúgio confortante. Nós pais temos que estar atentos quanto a tudo, não é? Afinal fortalecer a auto estima dos nossos filhos é uma tarefa árdua, mas que vale a pena. Meu pequeno ainda não aceitou a chupeta, acredita? Beijos e obrigada por dividir tais palavras com a gente. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. @Anônimo
    Oi, Ana,
    Fico mais tranquila em ouvir seu depoimento. Meu único medo quanto ao dedo na boca são as doenças porque já tendo uma filha de 5 anos sei como é difícil até hoje evitar que ela mantenha as mãos limpas, pois adora encostar a mão em tudo, inclusive no chão, rs. Quanto à luvinha ser judiação, em absoluto! Devemos colocá-la sempre monitorada, como tudo, inclusive a chupeta. Nunca deixaria meu bebê sofrer. Só coloco as luvinhas quando ele está chupando o dedão. Elas impedem que ele volte com o dedão da boca e em seguida, as retiro. Os bebês tem mesmo que ficar com as mãozinhas livres. O meu, por exemplo, está na fase de girá-las sobre os olhinhos, encantado. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. @elizabete
    Oi, Elizabete,
    Força aí... sei como é difícil tirar mamadeira, fico imaginando o bico. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. @Alegria
    Oi, ALegira,
    Fico feliz e mais despreocupada em saber disso. Minha cunhada me relatou o mesmo com relação a meu sobrinho. Espero que com meu pequeno seja assim também porque afinal criança vive com mãos sujas, rs. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  16. @She
    E eu me assustei, ainda adolescente, quando ouvi o nome 'chupeta' pela primeira vez. Pra mim chupeta era apenas o que se fazia para carregar uma bateria de carro a partir de outra na urgência. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. kkkkkkkkkkkkkkk muito bom! Mas essa é a diversidade de nosso país, né?! É assim que eu fico, doidinha, quando pego um original pra revisar e o regionalismo é forte, mas como tudo tem o seu lado positivo, a gente vai aprendendo vocabulário e expressões novas... :)
    Bjbj

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com