Como tirar manchas escuras de desodorante das camisas

29.11.12 dona perfeitinha 62 Comentários

Principalmente os homens que trabalham de camisa social sabem que esse problema é super chato, afinal, é preciso usar desodorante, mas esse, infelizmente, é um grande vilão no assunto manchas. Claro que a camisa só vai manchar se não for lavada adequadamente. A região das axilas requere atenção e força redobrados na hora de ser lavada. Não é qualquer lavadeira que dá conta do recado não. Depois de um período de 8 meses sem funcionária doméstica, contratei uma senhora que se dizia experiente, entendida de tudo, me dispensando de ensiná-la a lavar roupas. Não foi por esse motivo, mas por outro muito mais sério que tive de demití-la, mas não é que ela conseguiu deixar escurecer a região das axilas de várias camisas do meu marido em um período de 1 mês e meio?

Existem dois tipos de manchas de desodorante:

1 - A mancha escura de desodorante: como a mostrada na foto de apresentação desse post: esse tipo de mancha é recente, ou seja, de pouquíssimas lavagens e ferros de passar sobre ela: ao ser analisada, o que se percebe é que é um sebo acumulado, ou seja, o desodorante junto com a gordura do corpo.

2 - A mancha amarelada de desodorante: essa mancha já é mais antiga de várias lavagens e ferro de passar sobre ela. O ferro de passar sobre o acumulo de desodorante ajuda a amarelar o tecido. Em alguns casos pode ser que o tecido tenha sido queimado mesmo pelo calor do ferro sobre o produto desodorante e, por isso, essa é a mancha mais difícil das duas de ser eliminada.

COMO EVITAR QUE ESSAS MANCHAS DE DESODORANTE SE FORMEM
Sabão de coco e força na escova na hora de esfregar a região das axilas são suficientes para evitar que essas manchas se formem - é preciso comprometimento com isso desde a primeira lavagem e se assim for, nunca se terá problemas do tipo. Se por acaso, na hora de passar a camisa, perceber que ficou resquício de desodorante, lave-a novamente, evitando passar o ferro sobre o local - o ferro vai dificultar cada vez mais que o desodorante e a gordura do corpo sejam eliminados, pois ajuda a fixá-los no tecido e por vezes até a alterar a cor do mesmo.

Hoje vou tratar apenas da mancha escura, ok? Dia desses, analisando esse tipo de mancha numa das camisas do meu marido, percebi que o que estava ali era uma espécie de sebo originado de gordura do corpo retida pelo desodorante que se fixou no tecido e não foi devidamente removido na hora de se lavar a camisa. E aí que lembrei na hora da mistura que faço para remover manchas de óleo de tecido que, coincidentemente, ganhou como a melhor postagem de dica do ano aqui no dona perfeitinha (é essa aqui)

Claro! Se aquela misturinha tira mancha de óleo, vai tirar o sebo das manchas escuras de desodorante também!


Então, voltemos à essa mistura que é uma dica originalmente dada por um professor de química, chamado Vladimir Constantino Valério. Nesse post aqui, conto como descobri.




 



Esfregar bastante para remover todo o sebo que a misturinha nos ajuda a desprender das tramas do tecido:

Retiramos qualquer sinal do sebo e do produto adicionado com o enxágue:








Bem... pra mim isso já é uma vitória, mas ainda precisamos descobrir como eliminar as manchas amareladas de desodorante. A verdade é que já descobri uma fórmula nova (também de misturas loucas de produtos) também ensinada pelo mesmo professor de química Vladimir Constantido. Estou testando em diferentes camisas e tem dado certo e ao editar as fotos, mostrarei o passo a passo em outra postagem. 



 Mas saem!!!! Então fica para as cenas de um próximo capítulo...




Poe enquanto, cantemos vitória ao fim dessas manchas escuras de desodorante!






Já conhece meus livros à venda na Amazon?




'Depois que você se foi' é um lindo romance filosófico que concorre ao Prêmio Kindle de Literatura! Seja também meu leitor ou leitora e deixe um comentário no site da Amazon contando o que achou da leitura. Acredito que você vá se envolver na linda história de Anastásia! Você encontra a sinopse do livro no próprio site e ainda pode baixar uma 'amostra' gratuita. Espero te conquistar, pois vem vindo novidades por aí! 






O que vai ter pro almoço hoje? 40 cardápios de almoço que vão facilitar a sua vida (com lista de compras semanal)







Manual Prático dos Empregadores Domésticos:
De empregadora, para empregadores.



.







O donaperfeitinha.com também está nas redes sociais, com novidades diferentes por lá também:







E a gente se vê e se lê!