Tá procurando o quê?

Como tirar manchas escuras de desodorante das camisas

Principalmente os homens que trabalham de camisa social sabem que esse problema é super chato, afinal, é preciso usar desodorante, mas esse, infelizmente, é um grande vilão no assunto manchas. Claro que a camisa só vai manchar se não for lavada adequadamente. A região das axilas requere atenção e força redobrados na hora de ser lavada. Não é qualquer lavadeira que dá conta do recado não. Depois de um período de 8 meses sem funcionária doméstica, contratei uma senhora que se dizia experiente, entendida de tudo, me dispensando de ensiná-la a lavar roupas. Não foi por esse motivo, mas por outro muito mais sério que tive de demití-la, mas não é que ela conseguiu deixar escurecer a região das axilas de várias camisas do meu marido em um período de 1 mês e meio?

Existem dois tipos de manchas de desodorante:

1 - A mancha escura de desodorante: como a mostrada na foto de apresentação desse post: esse tipo de mancha é recente, ou seja, de pouquíssimas lavagens e ferros de passar sobre ela: ao ser analisada, o que se percebe é que é um sebo acumulado, ou seja, o desodorante junto com a gordura do corpo.

2 - A mancha amarelada de desodorante: essa mancha já é mais antiga de várias lavagens e ferro de passar sobre ela. O ferro de passar sobre o acumulo de desodorante ajuda a amarelar o tecido. Em alguns casos pode ser que o tecido tenha sido queimado mesmo pelo calor do ferro sobre o produto desodorante e, por isso, essa é a mancha mais difícil das duas de ser eliminada.

COMO EVITAR QUE ESSAS MANCHAS DE DESODORANTE SE FORMEM
Sabão de coco e força na escova na hora de esfregar a região das axilas são suficientes para evitar que essas manchas se formem - é preciso comprometimento com isso desde a primeira lavagem e se assim for, nunca se terá problemas do tipo. Se por acaso, na hora de passar a camisa, perceber que ficou resquício de desodorante, lave-a novamente, evitando passar o ferro sobre o local - o ferro vai dificultar cada vez mais que o desodorante e a gordura do corpo sejam eliminados, pois ajuda a fixá-los no tecido e por vezes até a alterar a cor do mesmo.

Hoje vou tratar apenas da mancha escura, ok? Dia desses, analisando esse tipo de mancha numa das camisas do meu marido, percebi que o que estava ali era uma espécie de sebo originado de gordura do corpo retida pelo desodorante que se fixou no tecido e não foi devidamente removido na hora de se lavar a camisa. E aí que lembrei na hora da mistura que faço para remover manchas de óleo de tecido que, coincidentemente, ganhou como a melhor postagem de dica do ano aqui no dona perfeitinha (é essa aqui)

Claro! Se aquela misturinha tira mancha de óleo, vai tirar o sebo das manchas escuras de desodorante também!


Então, voltemos à essa mistura que é uma dica originalmente dada por um professor de química, chamado Vladimir Constantino Valério. Nesse post aqui, conto como descobri.




 



Esfregar bastante para remover todo o sebo que a misturinha nos ajuda a desprender das tramas do tecido:

Retiramos qualquer sinal do sebo e do produto adicionado com o enxágue:








Bem... pra mim isso já é uma vitória, mas ainda precisamos descobrir como eliminar as manchas amareladas de desodorante. A verdade é que já descobri uma fórmula nova (também de misturas loucas de produtos) também ensinada pelo mesmo professor de química Vladimir Constantido. Estou testando em diferentes camisas e tem dado certo e ao editar as fotos, mostrarei o passo a passo em outra postagem. 



 Mas saem!!!! Então fica para as cenas de um próximo capítulo...




Poe enquanto, cantemos vitória ao fim dessas manchas escuras de desodorante!






Já conhece meu eBook de cardápios de almoço? "O que vai ter pro almoço hoje? 40 cardápios de almoço que vão facilitar a sua vida (com lista de compras semanal)".

O download é gratuito. CLICA AQUI





O donaperfeitinha.com também está nas redes sociais, com novidades diferente por lá também:







E a gente se vê e se lê!


62 comentários:

Tati Batista 29 de novembro de 2012 08:21  

Uau, amei a dica as minhas ficam muito manchadas com essa dica vai ficar mais fácil!!!

Bjs

Tami Fonseca Sousa 29 de novembro de 2012 08:45  

Que super dica...estou anciosa pela solução das manchas amareladas...
Bjinhus

Juliana Silva 29 de novembro de 2012 09:17  

Amei o post pois meu esposo também usa camisas o dia todo e qdo lavo não consigo tirar toda a mancha, a pouco tempo tenho usado um pré-lavagem que ta auxiliando nas camisas novas mas as mais velhinhas não limpou totalmente vou aplicar essa sua dica nelas... Estou ansiosa para a segunda parte da dica das manchas....

Andréia,  29 de novembro de 2012 11:25  

Aeeeee ! Eu estava ansiosa por esta postagem. Talita, muito obrigada, mesmo.

Dea 29 de novembro de 2012 11:42  

Adoro essas descobertas!!
Espero o próximo capítulo
bjoo

Anônimo,  29 de novembro de 2012 12:21  

Que maravilha tatá!!! Muito obrigada pela dica, estou sofrendo com isso aqui... fico no aguardo ansiosa pelo post sobre manchas amareladas... obrigada... bjs... naná

Unknown 29 de novembro de 2012 12:58  

Ótima dica Talita! Estou ansiosa para ver o outro post. A maioria das minhas blusas estão com essas manchas amarelada.Beijos

Marilia,  29 de novembro de 2012 14:34  

Oi Talita,

Sou recém-casada, e as suas dicas me ajudam demais na tarefa de cuidar da casa e trabalhar.

Meu esposo trabalha de camisa social, e estou tendo certa dificuldade de passá-las.
Sou bem cuidadosa, mas no entanto, quando acabo de passar um lado, sempre fica um amassadinho do outro, e nunca consigo deixar a camisa impecável.

Você tem alguma dica para me ajudar??

Beijos,
Obrigada por compartilhar conosco essas dicas tão valiosas!

Paula,  29 de novembro de 2012 20:57  

ameiii a dica talita!!! como sempre se superando... amo seu blog e sigo todo dia.. no quesito lavar roupa, posso te pedir um passo a passo como esse, de como lavar roupa a mao??? roupa normal mesmo... sou recem casada,e acho que nao sei direito.. e mostra tambem a escova que voce usar ... sinto que as minhas estragam a roupa, e se nao uso a escova estrago o dedo.. hahahahah biejossssss

Andressa 29 de novembro de 2012 22:11  

Poxa deixou um mistério no ar....Preciso saber muito desta mágica!!!
Obrigado pela dicas.....

Andressa 29 de novembro de 2012 22:11  

Poxa deixou um mistério no ar....Preciso saber muito desta mágica!!!
Obrigado pela dicas.....

Anônimo,  30 de novembro de 2012 14:12  

meu deus que dica boaaa, mto obrigado!!! estava gastando rios de dinheiro em vanish para tirar essas manchas hehe... agora dona talita posta logo sobre a dica milagrosa de manchas amarelas, preciso muitoooo hehehe, to anciosa por este post.

Juliana 30 de novembro de 2012 20:50  

Amei!!! Se soubesse disso antes, não teria jogado tanta camisa fora... rs..
Fico esperando o próximo capítulo =)

Bjos

Thaise Cavalcanti 30 de novembro de 2012 23:48  

Meu Deusssss!!! Solta a musiquinha de vitóriaaa!!!

Manchas de desodorante?? Nunca maisss!!!!

Amei!! Talita.

Roberta e Fernando 1 de dezembro de 2012 12:43  

Estou doida pra ver a dica de como tirar mancha antiga, meu esposo tem umas que estou perto de dar fim, quem sabe não resolve, rsrsr

Karla Figueiredo 4 de dezembro de 2012 10:26  

Querida Talita,
Com esta dica vc conseguiu se superar!
Incrivel!
Muito obrigada!!!
Bjos!

dona perfeitinha 4 de dezembro de 2012 16:11  

@Juliana Silva
Oi, Juliana... também pra mim esse é um problema que agora está quase completamente resolvido. Em breve o outro post. Beijos.

dona perfeitinha 4 de dezembro de 2012 16:13  

@Anônimo
Naná... em breve publico o outro post, também eu quero acabar com os amarelados das camisas aqui de casa. Saudades de você. Beijos.

dona perfeitinha 4 de dezembro de 2012 16:14  

@Marilia
Oi, Marilia,
Ainda farei um post ou video dando dicas para passar as camisas. Beijos e que bom que gosta do blog, Talita.

dona perfeitinha 4 de dezembro de 2012 16:15  

@Paula
Oi, Paula,
Pedido anotado. Tenho uma listinha de posts pedidos por leitores e vou considerar esse também, beijos.

dona perfeitinha 4 de dezembro de 2012 16:16  

@Anônimo
Também eu já gastei muito com esses alvejantes para isso, mas nada foi melhor que a misturinha. Beijos.

Luana Caliani,  5 de dezembro de 2012 02:07  

Oii, te acompanho faz um tempo, mas nunca comento.. mas dessa vez precisei...sofro com essas manchas nas camisas do meu marido! agora nao mais! rs obrigada por dividir!!
beijos

5 de dezembro de 2012 07:42  

Perfeito! Amei a dica, agora fico ansiosa para ver como tirar as manchas amarelas.

Jessica 10 de dezembro de 2012 11:00  

Esse professor Vlamidir é mesmo o maximo...
Testei nas manchas de gordura, e semana passada testei numa camisa colorida do meu esposo, ja um pouco antiga a mancha... Deu uma boa amenizada, acho q sair por completo só vanish mesmo (o inimigo das manchas kkkk)
Bjus pra vc e para seus filhos lindos

Adriella Fonseca,  10 de dezembro de 2012 20:56  

Eba!!! Adorei a dica!! Obrigada!!

Viviane,  12 de dezembro de 2012 19:54  

OLá querida,

O que eu uso pra tirar as manchas amareladas das camisas CLARAS é o famoso limpa forno! Esse mesmo que atende pelo nome de Diabo verde.Vc molha a camisa, aplica um tico em cima da mancha, e esfrega com escovinha molhando sempre. Não diexe muito tempo, escove bem e a mancha sai na hora, Enxague rápido, muito rápido. Achei essa dica numa daquelas comunidades de orkut, fiquei meio cismada e resolvi experimentar, agora só uso isso pra tirar essas manchas amarelas. Bjks!

Paula Moreno 13 de dezembro de 2012 20:32  

Talita, também estou ansiosa pela solução para as manchas amareladas! Por enquanto, a única coisa que funcionou pra mim foi usar aqueles desodorantes específicos pra isso, mas eu enjoo do cheiro, gosto de variar... Rs. Gostaria de fazer uma observação: tenho blusas brancas que não precisam e nunca foram passadas e estão ficando amareladas na área das axilas do mesmo jeito! :(

Lucy Mizael 8 de janeiro de 2013 14:57  

Ei Talita,
Não sei como funciona sua politica ... diculguei no meu blog sua dica de retirar mancha desodorante, da uma olhada e me diz se pode ficar ou se preciso mudar alguma coisa..
Post: Mancha de desodorante
Bjo Lucy Mizael

Lucy Mizael 8 de janeiro de 2013 16:13  

Ah! Esqueci de passar o endereço do blog
www.solucçoeslucymizael.blogspot.com
Post : Mancha de desodorante
bjo

Telma Mirtes,  9 de janeiro de 2013 14:50  

Que blogger maravilhoso estou fazendo o teste.. Mais desde ja agradeço e seu que vai da certo pois ja faz 10 min. e ja vir a diferença..Obrigada e continue postando assunto salvadores para NOSSA ALEGRIA!!!

Marta 22 de janeiro de 2013 20:19  

Adorei esse post, já coloquei os dois produtos na lista do supermercado. Há muito que procurava por uma dica para esse problema, estou louca para testar.

Milena,  25 de janeiro de 2013 14:17  

Talita, essa dica foi excelente! E a "fórmula" para tirar as manchas amareladas??
Obrigada

Flávia,  29 de janeiro de 2013 16:47  

Oi, estamos no aguardo do post sobre as manchas amarelas! Por favor, não esqueça de posta!
Abraço!

PATT 8 de fevereiro de 2013 19:09  

Eu fiz e realmente deu certo! Muito obrigada!

Ana Afonso 19 de março de 2013 11:13  

Estou testando algumas soluções para as manchas deixadas pelo desodorante antitranspirante. Além do suor se acumulam os metais do desodorante. Não é a gordura corporal a maior vilã. Uso alvejante sem cloro em pequena quantidade(ou substituo pelo bicarbonato de sódio), sabão de coco e esfrego com cuidado para não danificar o tecido. Também não espero a peça secar, lavo assim que é tirada, deixando em água limpa por 15 minutos antes de usar qualquer produto.

Anônimo,  11 de abril de 2013 20:05  

Talita: estou precisando da dica das manchas amarelas, posta logo vai!!!
bjssss

Augusto Soccol Zambonin 16 de abril de 2013 16:47  

Olá. Apliquei a técnica para remover as manchas escuras e foi um sucesso. Gostaria que você publicasse como remover as manchas amareladas. Sofro muito com o cheiro que fica impreginado nas camisas, pois tenho hiperidrose e com isso passa tudo para as camisas, me deixando muitas vezes constrangido em várias situações.
Agradeço

Li Arruda 22 de abril de 2013 13:22  

Amei a dica!
Testei aqui em casa e funcionou!

Mostrei o passo a passo com as minhas blusas para as leitoras do meu blog tbm, mas mencionei que havia aprendido o segredo aqui no seu blog.

Olha a postagem aqui: http://www.agorasimcasada.com/2013/04/removendo-manchas-de-desodorante.html

Beijos!

Anônimo,  30 de abril de 2013 09:50  

Muito bom este post! Antes colocava a roupa fora por causa destas enbaraçosas manchas! Também encontrei mais umas dicas neste site: http://www.poupaeganha.com/remover-chicletes-da-roupa/

Anônimo,  23 de maio de 2013 14:33  

oi, eu tiro as manchas borrifando a mancha con vinagre branco e alvejante con oxigenio, deixo de molho uns 20 minutos ou até mais até a hora de colocar na maquina.

Ana Luisa

André,  25 de maio de 2013 21:24  

Olá Talita, estava procurando por isso na internet e cheguei no teu blog, muito boa a dica, fui tentar e não é que deu certo, a mancha da minha camisa era muito amarela, uma dica: como na hora eu não tinha o detergente incolor ou branco e fiz a mistura com o detergente de bordas da piscina!!! ele é incolor e sem cheiro, é bem forte pois tira aquela gordura de óleo ou protetor solar da piscina, ele não contem cloro, não danificou a minha camisa, é da marca BEL, comprei num mercado, eu recomendo...

Melina,  30 de julho de 2013 13:44  

Talita, essa dica é excelente!
Aguardo pela técnica de tirar a mancha amarela!
Obrigada

Carol 30 de julho de 2013 19:05  

A propósito, esse seu post foi reproduzido na íntegra em outro blog: http://desafiodamulhervirtuosa.blogspot.com.br/2013/02/como-tirar-manchas-escuras-de.html

liza 4 de agosto de 2013 00:54  

MEUS PARABÉNS ÓTIMAS DICAS,TAMBÉM TENHO VARIAS DICAS QUE USO ,MAS E SEMPRE BOM APRENDER NOVAS FORMAS DE SE RESOLVER UM PROBLEMA.

Vanessa,  15 de agosto de 2013 15:21  

Talita, já tem o post para manchas amarelas na camisa?? Tentei procurar, mas não achei.

Estou precisando mto limpar umas camisas do meu marido, estão bem críticas.

Obrigada!

Cris Fossaluza 6 de setembro de 2013 09:17  

Talita,

Preciso MUITO urgente de dicas para tirar manchas de desodorante em roupas pretas. Sabe aquelas manchas que deixam as roupas até duras? Essas!

Beijos

Anônimo,  12 de setembro de 2013 17:00  

Talita
Eu fiz igual a vc não deu certo.
Quase todas camisetas estão assim.
A camiseta esta dura .
Bjs

cicera maria costa costa 14 de outubro de 2013 01:55  

OLÁ
ADOREI AS DICAS
BJOS
CICERA MARIA COSTA
CURTI SUA PG
BOA SEMANA

debbie 23 de outubro de 2013 00:32  

qual e o desosodorante que vc disse que nao deixa as manchas nas roupas???

Rafha Freitas 30 de outubro de 2013 15:30  

D+ essa dica, colocarei em prática, depois volto pra confirmar se deu certo! E também quero parabenizar pelo ótimo blog, tem várias dicas boas para cuidar da casa. Até mais e sucesso!

Nilma Goncalves 27 de novembro de 2013 14:11  

Oi Talita! Há tempos eu procurava uma solução para essas famosas manchinas provocadas pelos desodorantes (molhadas, amarelas, escuras, brancas e extremamente duras). Experimentei as suas receitas e obtive resultados sim. Só que lembrei de uma tia que trabalhou em uma lavanderia em SP e perguntei como faziam para resolver esses problemas. Bem, eles usam o famoso "Vanish" em pó (para uma camisa, diluo uma colher de café do pó em 100 ml de água quente e deixo por 15 a 30 minutos - para manchas bem duras - esfrego e enxáguo e pronto! Sai completamente tudo!!! Achei bem melhor, porque não tenho mais a necessidade de misturar vários produtos. Mas atenção: o produto em pó é o correto. O líquido não traz o mesmo resultado. Não sei porque, mas é assim (rs). Abraços e parabéns pelo blog.
Nilma Gonçalves - São Luís-MA

Ana Borges 22 de abril de 2014 00:14  

Querida, me casei e estou no desespero.. Cade a receita das manchas amareladas?!? Não faço idéia de como sai isso.. Já usei vanish, vinagre, álcool e bicarbonato.. E nada retirou essas manchas! Detalhe: todas... Todas as camisas do meu marido estão manchadas!!

Thiago Barreto 27 de abril de 2014 22:46  

OI, quero saber se o detergente pode ser o neutro?
2. essa mistura agride o tecido?
3. Serve para manchas n tão novas?
obs: tenho travado uma luta constante contra essas manchas, até consegui algum êxito, com um produto próprio para tirar manchas, mas o tecido da área fica muito agredido de tanto a gente esfregar... chega a dar uma canseira na gente!

Anônimo,  8 de setembro de 2014 23:58  

As manchas amareladas saem facilmente com um pouco de removedor! Molhe em um pouquinho de removedor uma escovinha(pode ser escova de dentes velhas)e esfregue delicadamente sobre a mancha. Aguarde uns 10 minutos e depois é só lavar normalmente esfregando com bastante sabão para tirar bem o cheiro do removedor.

Marcus Vinicius 24 de setembro de 2014 18:03  

Acho que não funcionou muito bem comigo, tem alguma dica para roupas que tão com essas manchas a muito tempo?

Anônimo,  2 de outubro de 2014 17:26  

Uau vo tentar fazer espero que funcione como eu espero kkk se fucionar volto e comento parabena bjs

Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!