Aos 30!

26.12.12 dona perfeitinha 17 Comentários

Hoje, 26 de dezembro, é meu aniversário... de 30!



Na vida as coisas são bem assim: boas ou ruins; de sucesso ou de fracasso; de atenção ou desatenção; de cuidado ou de desleixo; de gostar ou não do outro; se importar ou não; perceber além da ponta do seu nariz ou viver egocentricamente mesmo e, claro, de amar e ser amado, porque quando se trata de amor, duvido que exista alguém nesse mundo que não o tenha sentido de alguma forma, dando ou recebendo, muito ou mesmo um pouquinho que seja.

Então é isso. Fazer 30 anos hoje significa pra mim que tenho muitas histórias pra contar: como criança que fui, como mulher, filha, esposa, mãe e ativista que sou. Sou ativista no que diz respeito a tornar a vida mais bonita e menos complicada. Faço de tudo mesmo nesse sentido. Meu blog, onde você lê essas linhas, resume bem esse meu lado. Utilizo principalmente a escrita para tentar mostra a vista que tenho da vida.

E se hoje estou aqui escrevendo em pleno aniversário meu de 30 anos é para falar de mim mesma. Durante o ano faço várias autoanálises, mas a principal delas, acredito, é a que faço em todo aniversário. Ela me ajuda a compreender meus erros e acertos, minhas novas vontades, minhas conquistas e fracassos; seus motivos e a compreensão de continuar seguindo o caminho que quero traçar. 

Dessa vez pedi a ajuda de vocês leitores para me perguntarem o que quisessem e, então, minha autoanálise desse aniversário vai por linhas que vocês também traçaram. Obrigada, de coração, por quem se dispôs a deixar uma perguntinha.


PERGUNTAS DAS LEITORAS

1 - Perguntas da Nilza:
Já pensou em publicar um livro de crônicas? Gosta mais de crônicas ou poesia? Quais são seus livros amigos (todo viciado em livros tem alguns!)?

Sempre penso sobre publicar bons trabalhos algum dia, Nilza. Tenho me dedicado bastante a alguns, mas nenhum é de crônicas, nem poesias, apesar de já ter algumas crônicas publicadas em jornais. Não tenho preferência quanto a ler crônicas ou poesias, vai de momento. Na escrita, porém, sou melhor com as crônicas. Poesia é uma arte à parte, cuja técnica não domino, apenas me aventuro por diversão e posso apostar que a métrica é terrível, rs.
Dois dos livros que releio com prazer sempre que me faltam novos títulos são 'Cartas a um jovem poeta' de Rainer Maria Rilke e 'Orgulho e Preconceito' de Jane Austen.

2 - Perguntas da Graziele Zahara:
Você faria diferente alguma coisa que poderia refletir de maneira positiva hoje na sua vida?

Se fosse possível mudar algo do passado a partir dos aprendizados de hoje, sem que tudo de bom que conquistei sofresse alterações também, mudaria sim, claro. Acho improvável que alguém tenha feito tudo na vida da melhor forma possível. Mas a vida não é assim, não é mesmo? Hoje sou como sou porque passei pelo que passei, pelos acertos e principalmente pelos desacertos que me ensinaram a querer fazer melhor em novas oportunidades. E a vida também nos impõe escolhas. Existe alguém nesse mundo 100% satisfeito com seus planos e desejos? Duvido! Prefiro me questionar sempre sobre o hoje: 'o que preciso e o que quero pra mim hoje?'. Pode ter certeza que mesmo em meio às obrigações, estou fazendo algo a respeito para concluir o que quero, sobre tudo o que me motiva no momento, mesmo que a passos lentos, rs.


3 - Perguntas da Sarah:
Você nunca publicou fotos da sua família no blog. Isso seria uma forma de você proteger sua família ou tem um motivo especial? E outra, já vi tu citar que não carrega sua faculdade como profissão, mas enfim, qual sua formação?

Oi, Sarah... No banner atual do blog estão desenhados meus filhos. Dormiam juntos quando os fotografei, e, ao braço da minha filha estava amarrado o balão de gás hélio de coração que também foi retratado no mesmo banner. De qualquer forma, minha família se faz bastante presente no blog, mas, realmente, apenas na escrita e, nas inspirações. Não vejo o porquê de publicar fotos dela, já que não é esse o foco. Minha proposta aqui sempre foi dividir conhecimentos e aprendizados por tutoriais e textos agradáveis.

Fiz faculdade de Hotelaria e Turismo. Sou turismóloga apenas no diploma, rs.
 

4 - Perguntas da Vanessa:
Você mora em casa ou apartamento? E como você planeja o cardápio semanal da casa? Tem uma dica pra dar sobre isso? Ou um cardápio já preparado? Você tem alguém que te ajuda ou faz tudo sozinha?

Moro em apartamento, mas já morei em casa, antes e depois de casada. Adoramos nosso lar, somos totalmente integrados à ele e, aos poucos, vamos dando a ele mais e mais características nossas. Uma dessas características é a rotina que nos acompanha desde a primeira casa: temos o privilégio de almoçar juntos, todos os dias, em casa. Claro que para isso precisamos de muita organização e cardápios que agradem a todos. Atualmente tenho uma funcionária, o que é ótimo agora com dois filhos, mas já passei por períodos sozinha. O último período foi de 8 meses, já no novo apartamento. Em breve (mas não me pergunte quando, rs! Breve no meu dicionário quer dizer: certeza de realização, assim que o tempo permitir) terei novidades sobre cardápios através do blog. Estou trabalhando pesado num excelente compilado com dicas de planejamento de cardápios e receitinhas para almoço.

5 - Perguntas da Michelle:
Em que você se formou? Parece ser muito realizada. Houve algum momento que você se sentiu frustrada? Pois ainda me sinto tão cobrada em ter um bom emprego...

Quanto à minha formação, Michelle, sou bastante frustrada, rs. Mas não se preocupe, hoje sei rir muito disso. Deixa-me explicar: formei-me em hotelaria e turismo, com mérito. O curso foi fantástico, emendei com duas pós-graduações, mas longe de serem a área que desejava pra minha formação e por profissão. Os motivos de não ter cursado o que queria são complicadíssimos e não falo a respeito, chamo-os hoje de 'um dos maiores aprendizados da minha vida', quando a partir dos fatos comecei a lutar por uma voz independente. Em termos pequenos, posso dizer que hoje conquistei voz própria, mesmo que seja em pequenos núcleos, mas pra mim os mais importantes: na família que formei, entre amigos e no blog que criei. Sobre um bom emprego, nunca tive. Trabalhei em diversas empresas como estagiária, trabalhei com prestação de serviços autônomos (até pouco tempo fazia sites personalizados de casamento), mas o sonho do bom emprego já não tenho, pelo menos não daquele que exija de mim horários rígidos. Por sorte, meu marido tem um ótimo, rs. Minha prioridade na vida é minha família e, se, ao contrário, tivesse frustrações na vida pessoal em lugar da profissional, aposto que estaria profundamente deprimida. Considero as escolhas que fiz muito acertadas e tenho orgulho delas! Mas não pense você que sou acomodada quanto a ter uma renda individual. Acho que ninguém em sã racionalidade nesse mundo capitalista em que vivemos é capaz de lidar muito bem com a falta da independência financeira, mas isso também não é nenhuma vergonha. Sempre estou fazendo uma coisinha ou outra, galgando trabalhos sem sacrificar o carinho e a dedicação que tenho com meus filhos, meu marido, nossa casa e nossos planejamentos pessoais. O blog me ajuda demais nisso e foi uma oportunidade que surgiu em meio à essa necessidade.Também tenho outros trabalhos em andamento, todos diretamente relacionados à escrita.
6 - Perguntas de leitora anônima:
Você quer ter mais filhos? Como é sua vida após a conquista da sua casa sonhada? Você tem planos de mudar algo na sua casa?

Filhos! A melhor conquista do amor. Tenho dois filhos que cuido para mostrar-lhes o mundo com o melhor dos focos. Vibro com cada conquista própria deles, com cada sorriso. Sim... gostaria de ter mais filhos. Mais um é bem possível, mas hoje em dia criar filhos parece mais difícil e a vontade tem que andar paralela às possibilidades. Não posso dizer ainda se teremos mais filhos. Também não digo que não teremos. Estou feliz com a família que tenho, estarei feliz sempre. 

Nosso apartamento é uma conquista que nos dá muito orgulho, mas o sonho material não é nada comparado ao sonho do lar que conquistei com meu marido desde que nos entendemos por marido e mulher (mesmo antes do papel passado). Meu lar é onde ele está e estarei feliz onde quer que estejamos morando. Mas na nossa casa, quando se gosta de casa como a gente gosta, sempre há muito o que queremos fazer: da decoração às comodidades tecnológicas que adoramos e isso vamos fazendo aos poucos, à medida que temos certeza do que queremos dentro do que o orçamento permite. Ver, sentir e usufruir da casa da gente com o jeito da gente, não tem preço, rs.

7 - Pergunta de Aline Saraiva:
Que balanço você faz dos seus 30 anos?

Tenho 30 anos! Talvez essa seja a idade perfeita, vai saber! 29 pareceu-me perfeito, assim como as idades anteriores ao seu tempo. Perfeição existe apenas no coração da gente, eu sei, mas gosto de pensar que posso ter o melhor da vida. Acho que todas as pessoas merecem pensar assim. Dessa forma, consigo me manter motivada ao analisar inclusive os fracassos ou objetivos ainda não conquistados. O balanço que faço da minha vida hoje, aos 30, é a constatação que conquistei muito mais do que poderia imaginar para essa idade, mas mesmo assim não conquistei metade do que pude imaginar, rs. Surpresas, conquistas, tristezas, angústias, presentes divinos, amor indescritível, vontades reprimidas, diversões e alegrias. Muito aprendi com tudo por que passei. Minha história individual é diferente da de qualquer um. Somente eu pra contá-la tal qual. Somente eu pra analisá-la tal qual. Meu balanço tende ao equilíbrio. E esse concluo assim: aos 30 anos cheguei fazendo escolhas acertadas. Se em alguns assuntos me frustrei, não deixei que a frustração me derrubasse. Soube mudar meu foco e valorizá-lo, agradecendo profundamente por tudo que tenho. Sei sorrir das bobeiras de ontem como sei me concentrar nos objetivos futuros. Não me arrependo de nenhum passo que dei, mesmo dos quais cambaleei já que esses me ensinaram rumos mais acertados que tomei sem medo. Agarrei o bonde que meu coração mandou e aos 30 anos cheguei com malas de boas histórias, aprendizados sem promissória e listas e mais listas de conquistas ainda por vir.




 

 

17 comentários :

  1. Oi Talita!
    Parabéns e que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
    Muitas alegrias, sucesso, paz e o mais importante de tudo: muita saúde!
    Fique com Deus!
    FELICIDADES
    Um abraço,
    Evelise

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida aproveite os 30, pois sua história só está começando.
    Tudo de bom, felicidade, amor, paz, saúde que Deus te abeçoe.
    Beijoss

    inspiresenoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Talita,

    Parabéns pelo seu aniversário, muitas felicidades, saúde, amor e realizações.
    Fazer trinta até que é legal, eu também fiz neste ano.

    Será que dá tempo de fazer mais uma perguntinha? Você têm irmãos?

    Muito legal você se abrir para as perguntas, adorei! Apesar de não fazer sempre comentários estou sempre por aqui, e saiba que suas dicas são de grande valor, principalmente para recém iniciadas nesta vida de esposa e dona de casa, como eu. Apesar de trabalhar fora todas somos dona de casa. Quando tiver meus filhos pode ter certeza que vou fazer muitas buscas em seu blog. Você é muito especial!

    Feliz Natal atrasado!

    Feliz Ano Novo! Que Deus lhe abençoe sempre você e sua família.

    Grande Abraço,
    Maria Honorato.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das perguntas e das respostas, eu jurava que vc morava em casa e não em apartamento, mas pelo que vi da suas fotos sua casa é muito linda e bem decorada.
    Eu concordo com você na questão de criar filhos vejo que você os ama muito mas sabe que criar filhos tem sido mais difícil a cada dia que passa, na questão de profissão o mercado de trabalho anda muito exigente, eles pagam pouco e querem muito fica difícil conseguir um bom emprego desse jeito.
    Estou ansiosa pelas novas dicas e receitas do seu blog parabéns e muito sucesso,feliz natal (atrasado) e um 2013 de muita paz,alegria e realização.

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita

    Acho que é a primeira vez que eu escrevo, mas sempre acompanhei seu blog!!
    Confesso que Dona Perfeitinha tb poderia ser meu apelido!!! hahahah.

    Mas estou escrevendo para te desejar um Feliz Aniversário, muita paz e saúde!!!

    E que vc continue nessa sua caminhada, sempre lembrando que felicidade são bons momentos vividos e jamais esquecidos!!!

    Adoro seu blog!!

    Abraço

    Fernanda C.

    ResponderExcluir
  6. Um feliz aniversário

    Desejo lhe um dia muito agradável na companhia das pessoas que ama.

    Que a vida lhe reserve momentos maravilhosos com sua família.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns cunhada irmã, desejo e espero que vc supere todas as suas espectativas de vida, pq vc merece tudo de melhor. Abraços carinhos de Aline Saraiva

    ResponderExcluir
  8. Talita, não temos contato ao vivo a cores. Mas aprendi , através do seu blog, a admira-la, colocando em prática muitas ideias suas. Tenho 27 anos a mais que você. Meu filho tem sua idade. Apesar de ser virtual, desejo tudo de melhor em sua vida. Mais sonhos virão,mais sabedoria terá...mas eu desejo que Deus a abençoe , para que consiga ter muitas alegrias e consiga realizar muitos e muitos objetivos em sua vida. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Feliz aniversário de novo!
    Obrigada pelo convite para fazer as perguntas e participar do post de aniversário.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. poxa, fiquei ausente por uns dias e perdi essa de perguntas...mas adorei todas! aproveito para desejar um ótimo aniversário, felicidades sempre! ah, e bem vinda aos 30 rsrs

    ResponderExcluir
  11. Talita, eu disse que esperava que vc tinha tido um ótimo aniversário, justamente por achar que vc jamais iria ler antes dele e quando vi a postagem, fiquei tão feliiiiz! Abri um sorrisão, foi uma grande demostração de carinho com quem te acompanha. Felicidades, grande beijo. Michelle, Taubaté-SP

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus!!! Quantas palavras bonitas e inspiradoras, confesso que chego a me sentir intima, de tanta transparência em cada palavra sua. Em um ano que acompanho teu blog, só tenho elogios!!
    Parabéns pelo blog, parabéns pela família linda que tens! Por ser assim, linda por fora e por dentro, aguerrida, não sou tão boa em palavras quanto vc. Mas te desejo tudo de maravilhoso e que tu consigas realizar todos os teus desejos... Que Deus abençoe a sua vida e da sua famíla!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns tudo de bom ,que teus sonhos continuem se realizando a cada dia , pra mim ainda faltam 5 anos para meus 30 ,mas já me sinto preparada para chegar a os 30 a os 40 .....é uma fase ótima deixamos o lado menina e encaramos o lado mulher ,aproveite muito,bjs Rochelle Alves

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas respostas Talita. Adorei saber um pouco mais de você. Vou aguardar ansiosamente o cardápio semanal! Feliz aniversario! Um grande beijo, Vanessa

    ResponderExcluir
  15. Oiii Talita, como você é linda, adorei ver tua foto! Parabéns pelo aniversário, que Deus abençoe você e sua família.
    Amo seu Blog, você me passa muito amor e verdade.

    Dayana Monteiro

    ResponderExcluir
  16. Passando para desejar um Feliz 2013!
    E, muitos anos de vida!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Parabéns pelo aniversário!
    É a primeira vez que acesso e fiquei surpresa que Doma Perfeitinha é tão jovem e bela! Já com tanta sabedoria!
    Eu estava procurando uma dica de como retirar cheiro de armário novo... Não aguento mais o cheiro do meu guarda-roupas novo... mas para isso não encontrei. Se souber, me dê essa dica, ok!?
    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com