Amamentação exclusiva e as primeiras papinhas

21.1.13 dona perfeitinha 7 Comentários

Em 5 dias meu filho completa 6 meses e é uma criança linda, feliz, de personalidade forte. Percebe-se já que é da paz, mas sabe exatamente o que quer, um bom equilíbrio ao meu ver. Ver um filho crescer, se desenvolver, é surpreendente. Dia a dia aprendemos e passamos a amar nele tudo de igual e também de diferente da gente.

Meu filho mama no peito e, diferente de sua irmãzinha para quem introduzi alimentação complementar a partir dos 4 meses, ele apenas começou com as frutinhas na semana retrasada com 5 meses e meio. Achei que iria deixá-lo no peito exclusivamente até os 6 meses, mas já o estava achando bastante apreensivo nas mamadas, me escravisando dia inteiro, rs. Se não estava no peito, queria colo. Pode ter sido alguma coincidência com outro desconforto não descoberto, mas pra mim foi um sinal de que algo precisava ser feito quanto à sua alimentação e comecei com uma frutinha a cada manhã. Já experimentou maçã, banana prata, banana caturra, mamão, pêra argentina e pêra espanhola, laranja lima, laranja serra d'água, laranja pêra-rio e pêssego. Gostou de todas.


Amamentar no peito é uma coisa maravilhosa. Sou super privilegiada, bem sei! Amamentei minha filha até os 10 meses sem nunca ter tido qualquer problema, nem mesmo dor. O mesmo acontece agora com meu filho. Com ele porém, prolonguei a amamentação exclusiva, o que foi ótimo. Mas a hora das papinhas chegou e aqui em casa minha filha ajuda a mamãe a alimentar o irmãozinho e dá altas risadas quando o irmão por vezes dá uma metralhada geral de papinha pela sala.

Amamentar não é simples, suga muito da gente. Dessa vez passei mais aperto. Tive uma estafa pesada por entre novembro e dezembro e descobri que muito foi devido à queda de vitamina D e por conta do meu hipotiroidismo desrregulado. Na verdade uma coisa está relacionada à outra e quem tem o mesmo problema deve saber que durante a gravidez e amamentação é preciso fazer exames regulares no controle adequado.

Já procuraram por estafa no dicionário?
Estafa = s.f. Fadiga resultante de excesso de trabalho.
Canseira, cansaço, esgotamento; esfalfamento.
O caso é que estive esfalfada por entre novembro e dezembro. Não gosto muito da palavra 'esfalfar'. Tão estranha quanto o estado que define.

Não foi nada bom. Mas o certo é que me recuperei relativamente rápido, como se realmente eu precisasse de férias. Férias tiradas, hormônio da tireóide reajustado, estado de espírito refeito, período bom, de mais aprendizados.

Agora é momento das papinhas. Meu pequeno tá achando uma graça poder comer algo além do leitinho da mamãe.

Amamentação exclusiva é um privilégio para a saúde dos nossos filhos. Se a gente consegue, maravilhoso, mas nada de ficar triste caso tenha problemas em amamentar. Uma das coisas que aprendi ao me tornar mãe é que filho da gente se espelha muito em nosso estado de espírito. Se estou triste, costumam ficar tristes também. Se estou rabugenta, a mesma coisa, portanto, temos que estar satisfeitos e contentes para deixá-los felizes também. Se acaso a amamentação não for privilégio seu também, não deixe seu ânimo cair, ser mãe por si só já é o maior dos privilégios e pode ter certeza que seu filho vai crescer muito saudável também. Cuidar da gente também se reflete nos cuidados com nossos filhos.

7 comentários :

  1. Amei ler este post.
    Tenho uma bebê de 6 meses e meio.. e tbm amamente exclusivamente até os 6 meses... agora ela come papinha e adora... fruta, nem tanto!!!!
    Quanto a amamentar... ninguém entende... mas realmente é cansativo... voltei a trabalhar depois da licença e fiz questão de esgotar o leite para que ela tomasse nos intervalos da manha e tarde... isso realmente é cansativo... e não tem como, a gente fica triste qdo o leite não desce na quantidade suficiente... mas graças a Deus, deu spr certo!!!!
    Amei seu blog e já vi todas as publicações anteriores.
    Vou continuar seguindo... bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostaria de lhe fazer uma pergunta, já que vc nos contou ter hipotireoidismo. COmo funciona para engravidar? Não se pode fazer uso do hormônio na gravidez? E a questão da queda de cabelos, ele me causa muita, vc também teve ou tem?Desculpa a avalanche de perguntas. Muita força neste seu retorno e curta muito os seus pequenos! Obrigada. Renata

    ResponderExcluir
  3. Que bom que amamentar foi tranquilo pra vc. Eu nao tive tanta sorte, tb com meus dois filhos. O primeiro foi no sufoco até o 4º mês e o segundo pelo andar da carroagem vai parar no 3º mesmo... Sigo lutando pq sei da importancia do ato. Acho o fim da picada aquelas que levantam a bandeira da amamentação e condenam quem nao o faz, sem saber o motivo. Bom ver que vc nao pensa assim! Feliz 2013!

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita! Me sinto como você, mas ainda não tem 1 mês que dei à luz. É que agora tive gêmeas! Já tenho uma filha de 3 anos, a qual amamentei exclusivamente até os 6 meses. Desta vez não acredito que conseguirei... não se trata de desistir fácil, mas estou já um pouco "esfalfada" rs... noites muito mal dormidas, dias cansativos... isso porque minha mãe está aqui me ajudando, mas nesta semana ela tera que voltar pra sua cidade, para seus compromissos. Não tenho ajudante... como será? Bom, este foi só um desabafo, já ouviu falar que galo apertado é que canta? De um jeito ou de outro terei que dar conta, mesmo que fique a casa de pernas pro ar! Um grande abraço de sua fiel leitora!

    ResponderExcluir
  5. Talita,

    Que bom que voltou com as postagens a todo gás. Já estava com saudades! =) Muito boa a dica, essa sessão e tudo pertinente a crianças que você posta me interessa mais do que nunca agora, no auge dos meus oito meses de gestação.

    Obrigada!!

    Beijos,

    Nathalie

    ResponderExcluir
  6. Oi Thalita, adoro seu blog e sempre passo por aqui...mas nunca comentei ate agora...
    Bom estava muito triste pois estou com um bebe de 12 dias e estou com dificuldade em amamentar...eu tenho leite mas sinto que nao e suficiente para ele ...no entanto as pessoas acham que devo dar somente o peito mas estou achando que ele esta passando fome...as pessoas acham que e falta de vontade de amamentar mas Deus sabe do grande sonho que eu tinha em ser mae e amamentar pois quero o melhor para meu filho...
    Dia 30 tenho consulta com o pediatra e espero tirar todas essas duvidas ...
    Se fosse possivel vocë falar mais um pouco sobre esse assunto ficaria muito feliz....
    Com carinho ...Valeria

    ResponderExcluir
  7. Nossa, amei seu blog, ele me tira muitas duvidas. Agora tenho uma enorme pois tenho um bb de 6 meses e meio. Como vc fez pra ir introduzindo as papinhas e dar o mama ao mesmo tempo? privilegiou primeiro as papainhas e depois um mama de sobremesa no almoco e depois foi aumentando? estou curiosissima! obrigada!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com