Como fazer uma mesa de cabeceira retrátil - para solucionar a falta de espaço!

19.9.13 dona perfeitinha 8 Comentários


Hoje em dia é difícil nos separar, mesmo dormindo (sic!), de alguns dos nossos aparelhos eletrônicos. Que o diga nossos celulares que hoje são também nossos despertadores, que o diga nossos livros eletrônicos lidos em tablets ou e-readers. Ou, se você ainda não chega a tanto, precisa, pelo menos, de um apoio pros seus livros de papel, copo de água, etc. Ter um apoio próximo à cabeceira é sempre muito bem vindo, mas cadê o espaço hoje em dia? Sumiram os quartos gigantescos e então resta-nos criar alternativas viáveis e práticas pro nosso dia a dia.
Aqui em casa pensei numa solução para uma das mesas de cabeceira do nosso quarto do casal: fazê-la retrátil, pois onde precisávamos era impossível colocar uma mesa normal, afinal é um espaço de circulação e de uso do guarda-roupas com portas de correr. E não é que os marceneiros conseguiram reproduzir minha ideia? 

Basta puxar a mesa que ela trava firmemente:

Fiz numa altura apropriada com tomadas à disposição: 

E a mesa tem uma simplicidade única que basicamente dispensa o serviço de um marceneiro caso você tenha uma placa de MDF em casa (ou compre uma prateleira pronta com medidas apropriadas) e, em loja de ferragens, compre esse tipo de braçadeira retrátil que, para abaixar, basta que puxemos o conjunto para cima soltando a trava. Para instalar é preciso apenas de parafusos, buchas, furadeira e parafusadeira (ou chave Philips ou de Fenda - dependendo do parafuso que comprar ou vier na sua braçadeira retrátil - lembrando que o comprimento do parafuso a ser fixado no MDF deve ser menor que a espessura da prateleira e que na parede é preciso usar bucha adequada para o furo e parafusos):


Foi ótimo aqui pra casa e eu acho que pode ser o que falta para ajudar a ter apoio em algum cantinho da sua casa também!









8 comentários :

  1. É guria, de fato os espaços têm sido cada vez menores nas construções atuais. Uma alternativa que encontrei em relação a isso foi usar aquelas prateleira móveis - que tem uma estrutura fixa na parede mas que podemos mudar a prateleira de lugar conforme a necessidade. O que facilitou muito, já que não tinha um super-espaço para um armário. Adorei a ideia da mesinha flexível!

    ResponderExcluir
  2. Morei 5 anos em um apto com este mesmíssimo problema e não tive esta ideia. Se eu tivesse o email da pessoa que comprou mandava seu post, hehe. Karine

    ResponderExcluir
  3. Uau ?! sera a solução pro meu quarto, meu livro vive dormindo no chão tadinho...rs
    bjos

    Val

    ResponderExcluir
  4. uma ótima idéia, obrigada por partilhar, um abraço Sissi

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia, super pratica e funcional!
    Bom fim de semana
    Bjaum

    ResponderExcluir
  6. Esse é o tipo de coisa que vc olha e fala: como eu não pensei nisso antes? Boa ideia. bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com