Como congelar e como descongelar rapidamente um queijo

8.10.13 dona perfeitinha 3 Comentários

Queijos como o parmesão são uma delícia e muito úteis na hora de compor pratos como massas, risotos e carnes com molhos, então é bom tê-los disponíveis em casa para não ter que barrar nosso lado criativo na cozinha quando este resolve aparecer.

Então que aprendi que queijos são congeláveis meio que na 'necessidade' porque morando em cidades pequenas, antes não tinha onde comprar peças de bons queijos. Hoje, em Ipatinga, esse problema já não temos, mas continuo com o hábito do congelamento dos queijos como parmesão, gorgonzola, old duch master, prima donna, etc.

A regra é embalar bem, não deixando que seja formado gelo junto ao queijo. Embalagem plástica com um nó bem dado já é o suficiente. Congele-os e aguarde o momento de precisar dele!

Mas e quando preciso do queijo urgentemente? Eles normalmente precisam de pelo menos 20 minutos para descongelarem, caso o pedaço for grande, mas nada que um truque simples não ajude a resolver esse problema da 'urgência'...


Depois de tirar a embalagem plástica do queijo congelado, coloco a peça no microondas por 9 segundos. Viro e volto a colocar mais 9 segundos. A peça de queijo parmesão, por exemplo, pode ser ralada até mesmo congelada, mas se fizermos isso, as mãos congelam junto com o processo, rs! Uso esse truque 'desgelando o queijo'. Mas nunca devemos exagerar no tempo do queijo no microondas, já que é possível estragar a peça, caso a deixe começar a derreter ou cozinhar em seu interior, portanto essa dica é pra momentos de ansiedade apenas, rs.

E aí é ter o queijo pra qualquer hora e ralar sem ter medo de congelar os dedos, bruuuu!!!!










3 comentários :

  1. Talita, querida, você me ajudou e muito!
    Nem imagina o quanto me afobava resolver isso!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
  2. Thalita, posta onde você usa cada tipo de queijo que citou?! Tem uns que não conheço ainda... Embora seja apaixonada por eles! Abraço

    ResponderExcluir
  3. E o que vc fez de gostoso com esse queijim ... rsss???

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com