Risoto de filé - simples assim

29.10.13 Talita Cavalcante 3 Comentários


A gente só não enjoa de risoto porque dá pra variar horrores, rs! E é sempre tão bom que parece a primeira vez. E pra quem gosta de prato único, o risoto de filé resolve a escolha do cardápio. Acho prático, acho lindo e acho que tem um sabor que judia da memória.

Dica para a quantidade de risoto: São 3/4 de xícara de arroz para cada duas pessoas. Use o arroz Carnaroli ou o Arbóreo.

Começamos selando o filé (ou seja, deixe grelhar sem tirar seu suco - retire-o com o interior do bife ainda vermelho):

Para grelhar, apenas suje o fundo da panela de óleo:

Selou dos dois lados, é só retirar e partiu os bifes de filé em tiras:

Voltando ao fogão, precisamos da panela do bife para fazer o risoto sobre a borra da carne e também precisamos de água filtrada fervendo:

Jogamos o arroz arbóreo ou carnaroli para fritar na borra da carne... 

Precisamos de um pouco de azeite pra isso:

Depois de frito, um pouco de vinho branco sobre o arroz:

Vamos então ao primeiro cozimento do arroz. Acho uma bobagem a história de risoto escravizar o cozinheiro (tem gente que segue a tradição de mexê-lo o tempo todo - respeito, mas já fiz assim também e não vejo diferença). Então apenas jogo as conchas de água fervida sobre o arroz, mexo um pouco e tampo. Normalmente o arroz cozinha em 3 a 4 águas de 3 a 4 conchas cada.

Já na primeira água de cozimento (caso não esteja usando uma água de caldo de frango ou de legumes natural que já está temperada - se puder faça assim que é mais gostoso, mas se for como eu que quase não tem tempo de planejar o jantar, use e abuse dos cubos de caldo de legumes ou de galinha ou, no caso do meu favorito de galinha com azeite, rs). Uso um caldo para cada 3/4 de xícara de arroz (que dá para duas pessoas). Existem caldos concentrados e líquidos que também são muito bons:


Mexeu, tampou.

Não deixe toda a água secar, reabasteça o risoto com a água fervendo antes que isso aconteça! Mas nunca deixe cozinhar de mais. O risoto tem seu ponto de cozimento ideal que faz toda a diferença!

Nesse risoto, usamos um ingrediente para dar um toque a mais que foi esse creme de 4 queijos com trufas brancas, hummm, um luxo, e como todo luxo, é dispensável! Uma dica legal também é acrescentar fios de azeite trufado (aromatizado).
 

Então o creme foi junto com a manteiga (uma colher de sopa) para a panela:

Misturamos e...

Acrescentamos uma porção de queijo parmesão ralado na hora:

Mais cogumelos partidos ao meio:

E para finalizar, o filé com muito manjericão:



Que tal uma pimentinha?

Pronto! E temos essa maravilha de risoto de filé tudo de bom:

Ah... minha memória me é importuna agora, rs...







3 comentários :

  1. Adoro risoto. E esse creme de queijo parece bom.

    www.umdiasereichef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já fiz algo parecido... mas não tinha nem pensado em fritar o arroz na borra do bife... acho que deve dar um plus no sabor! Vou tentar! bj

    ResponderExcluir
  3. O que vc sugere para substituir esse creme de queijo trufado?...Poderia ser Cream cheese??

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.