Berinjela pro almoço, de novo?

4.11.13 dona perfeitinha 4 Comentários

Que tal variar a berinjela de todo dia? Tem uma feiosa que adoro pro almoço e já ensinei aqui, mas se fizermos sempre igual, não dá, enjoa! E berinjela pra mim é um ingrediente coringa. Dá pra fazer de tantas formas, de tantos tipos. Tem antepasto, tem lasanha, tem empanada e frita, tem recheada, tem assada, tem até enrolada. Dá mesmo pra inventar moda.

Essa de hoje foi invenção do meu marido e é um acerto e tanto pra incluir nos cardápios de almoço. Simples de fazer e saborosa que só comendo! Dá pra ter uma versão mais 'light' e uma mais 'suculenta', vamos ver?


A ideia é descascar e fatiar as berinjelas com espessura de 1 a 1,5 cm mais ou menos, temperar com um pouquinho de sal, azeite e shoyo - mas bem pouquinho de shoyo, só pra emprestar uma corzinha e sabor a mais, veja o resultado:

E o passo seguinte é grelhá-las (em óleo mesmo) em panela antiaderente como essa de cerâmica:

Na hora de servir, é sempre bom um pouco mais de azeite na temperatura ambiente... dependendo da quantidade de azeite a berinjela deixa de ser light (como a nossa da foto, rs). Aqui em casa nos perdemos no azeite que só conserva suas boas propriedades se usado em temperatura ambiente, nunca aquecido:

E pronto! Sirva morninha...







4 comentários :

  1. Como você disse, berinjela é coringa e além de gostosa demais. Gosto de quase todas as variações. Abs.

    www.umdiasereichef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Berinjela é vida! Adorei essa!

    Qual a marca dessa frigideira de cerâmica? Sou apaixonada por panelas, sempre fico de olho nas tuas!

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Na minha família, descendente de japoneses, comemos muito a berinjela dessa maneira, porém a sequência é um pouco diferente…Primeiro grelhamos com um pouco de óleo a berinjela até ficar macia e jogamos um pouco de shoyu e ajunomoto em cima! Fica uma delícia!!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia !!! Além de gostoso ainda abaixa o colesterol. Kkkkk. Bjos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com