Como lavar tênis de couro

18.11.13 Talita Cavalcante 3 Comentários

Em complementação à postagem sobre como lavar tênis em máquina de lavar roupas da semana passada, hoje venho com o 'como lavar tênis de couro'. Tênis de couro são, normalmente, de couro encerado (como de jaquetas de couro), portanto, considero para essa postagem apenas esse tipo. Os couros crus e demais tipos requerem limpeza diferenciada.

Não se pode mergulhar o couro em água, pois encharca e resseca no processo. Dessa forma, ao lavar seus tênis de couro ou com um pouco do material, nunca deixe-os de molho ou sob água corrente!

Use uma escova já molhada e com sabão para limpar toda a área externa e interna dos tênis. Os cadarços devem ser retirados e lavados à mão ou mesmo na máquina de lavar roupas como mostrei na outra postagem.

Para retirar o sabão, use um pedaço de tecido umedecido:

Passando-o sobre o couro e também dentro do tênis:

Ao levar para secar, deixe em local ventilado, mas nunca com sol direto sobre eles, pois o sol batendo direto em couro molhado poderá ressecá-lo:

Uma dica antiga para hidratar o couro encerado de calçados e roupas que já dei no blog nessa postagem aqui de 'como deixar o couro de cara nova' é passar vaselina líquida sobre o couro, hidratando-o. Leia a postagem para seguir as dicas.

Já conhece meus livros à venda na Amazon?




'Depois que você se foi' é um lindo romance filosófico que concorre ao Prêmio Kindle de Literatura! Seja também meu leitor ou leitora e deixe um comentário no site da Amazon contando o que achou da leitura. Acredito que você vá se envolver na linda história de Anastásia! Você encontra a sinopse do livro no próprio site e ainda pode baixar uma 'amostra' gratuita. Espero te conquistar, pois vem vindo novidades por aí! 






O que vai ter pro almoço hoje? 40 cardápios de almoço que vão facilitar a sua vida (com lista de compras semanal)







Manual Prático dos Empregadores Domésticos:
De empregadora, para empregadores.



.







O donaperfeitinha.com também está nas redes sociais, com novidades diferentes por lá também:







E a gente se vê e se lê!


3 comentários :

  1. Muito obrigada pelo seu comentário.
    Sigo atentamente as suas úteis e inspiradas postagens.
    Desejo-lhe uma semana muito feliz.
    beijo da Nina

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita!!! Aproveitando o assunto couro (cru ou encerado), você tem alguma dica para limpeza/lavagem de couro cru? Tenho uma jaqueta de couro cru, e ela tem um cheiro bem peculiar, gostaria de limpá-la/lavá-la para tentar amenizar esse cheiro, e não teno idéia o que fazer... Quase nem a uso por isso... Desde já agradeço!!! Parabéns pelo blog!!! Acompanho já há algum tempo e gosto muito das dicas!!! Janice

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado vai mim ajudar muito

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.