Casa organizada para entrar bem em 2014

19.12.13 dona perfeitinha 4 Comentários


Não sei você, mas eu sinto uma leveza daquelas quando sinto minha casa toda arrumadinha. Utensílios de cozinha, despensa, armários de banheiro, guarda-roupas... brinquedos, rs! Costumo organizar várias vezes por ano, mas adoro fazer isso no finalzinho de todos eles pra entrar no novo ano com essa leveza gostosa pelo resultado.

Quanto aos guarda-roupas é preciso tirar tudo que não usou o ano todo. Qual a chance de você usar aquilo de novo? Doar também faz bem pra aliviar a alma. Repensar gastos também faz bem pra economizar no próximo ano. Caso isso não seja necessário pra você, pense apenas no que pode fazer quanto à sua responsabilidade social:

Se gosta de estocar pra gastar menos tempo em supermercados da vida (assim como eu!), tenha lugares definidos pra guardar os estoques. Facilite sua vida! Deixe o que for de uso higiênico e pessoal no banheiro, as demais coisas podem ir pra despensa:

Repense organizações que não tem funcionado muito bem, teste lugares diferentes, não tenha medo de mudanças... elas fazem bem, assim como aprender coisas novas.

Quanto a brinquedos, doe os que seus filhos não usa mais. Final de ano tem essa coisa das crianças ganharem muitos novos brinquedos e, portanto, é mais um motivo de fazer uma boa retirada dos armários e baús para caberem os novos. Há quem vai adorar trocar brinquedos antigos por eles ou mesmo recebê-los como presente. Que tal organizar um mutirão de doação ou de troca de brinquedos antigos? As crianças vão amar participar!

Se ainda puder fazer essas pequenas organizações esse ano, faça! Se não puder, não sofra com isso! Priorize na sua vida aquilo que realmente vai deixar você e sua família mais felizes.

Nada melhor do que repensar a casa e sentir que mesmo não tendo tudo que precisa, tudo que tem você faz bom uso, não é verdade? Pra quê ter um sapato deslumbrante se ele o machuca e você nunca o usa? Doe coisas assim também.

E tenha um lindo 2014, leve e desprendido!

E, por favor, se gosta das dicas do blog, ajude-me a divulgá-lo. Isso é essencial para seu bom desempenho em 2014, rs. Obrigada, tá? Link em suas redes sociais nosso endereço: www.donaperfeitinha.com





4 comentários :

  1. Guria, que legal :) Comecei a organizar e a fazer a faxina de final de ano na semana passada... Ainda não tive coragem de terminar rsrsr

    Uma coisa que adoro são as caixinhas organizadoras :)

    Bjinhos, bjinhos,

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo, dona Talita, estou fazendo rsrsrsrs.
    Aos pouquinhos e por cômodos estou retirando tu-do o que não serve e não serviu por todo 2013.

    beijo queridona.

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,
    menina é impressionante como me identifico com vc. confesso que me achava super antiquada com minha "amelices", mas quando descobri seu blog percebi que não sou a única. rsrs.
    Achei que fosse "nóia" minha essa história de dar uma geral na casa,todo fim de ano - mais precisamente sempre 1 semana antes do natal. Sempre considerei obrigatório, um ritual de "limpar e desapegar". Além do faxinão de fim de ano, costumo fazer tb uma limpeza nos armários tb nos aniversários, a regra é: Se um presente novo (brinquedo/ roupa/sapato/ etc.) entra, um antigo sai (a regra tb vale pros adultos). Na minha opinião, isso deixa a casa limpa, a energia flui e o coração preenche.
    Bjs
    Mariana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Talita

    Sobre essa questão de organização, vc sabe que, muitas vezes ou muitas pessoas pensam que organização de coisas materiais é apenas isso : organização de coisas materiais! Mas não : as coisas materiais estão ligadas ao nosso emocional muito mais do que imaginamos ou gostaríamos. Eu, por exemplo, me separei do meu marido (uma separação extremamente difícil por ele não aceitar) há 08 anos e fiquei com depressão, como consequência, a casa tb entrou em sofrimento porque a deixei de lado (apesar de adorar ser dona de casa) e passei a acumular tudo por não querer lidar com as coisas naquele momento. Há 03 anos, isso mesmo, em 2010, iniciei uma terapia, comecei a arrumar e organizar a casa e, agora, estou com aproximadamente 90 % das coisas TODAS da minha casa organizadas (levou esse tempo todo porque não tenho taaannto tempo livre assim para me dedicar a arrumação - em função tb da doença depressão )mas criei coragem, passei a estudar o assunto organização, li muito, comecei a destralhar (decluter), joguei muitas coisas fora (materiais, emocionais e sentimentais), doei muita coisa tb, e agora a casa está organizada e eu (nós) muito mais leve(s) e feliz(es). Na verdade, acho que a organização da casa (e da mente - não tem como fazer uma coisa sem fazer a outra)contribuiu muitíssimo para a cura da minha depressão.
    Bjs
    Soraya de Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com