Faça uma saída de praia usando apenas tecido e tesoura

2.12.13 dona perfeitinha 10 Comentários

Quer fazer uma linda saída de praia ou piscina para você? Ou mesmo para vender? A ideia é simples, os cortes são rápidos e o resultado é lindo. O grande segredo é escolher bem o tecido. Só servem os tecidos que aceitam cortes sem desfiar. Então, peça ajuda dos vendedores das lojas de tecido pra isso. Mas é possível verificar pelo último corte nos rolos dos tecido. Observe bem! Se são tecidos que desfiam ao corte, é possível verificar isso na própria loja. Se estão cortados e inteiriços, sem fiozinhos escapando, pode comprar! Mas lembre-se que para saída de praia, é necessário também que sejam tecidos finos, leves ou de malha fria.

É preciso de 1,5 a 2,5 metros de tecido por saída - você escolhe o quanto quer de tecido cruzando o corpo nessa metragem - para a saída da postagem, comprei 2 metros de tecido (servem tecidos de largura de 1,5 m, mas se quiser saída longa, prefira os de largura de 1,8 m ou mais). *Entenda melhor sobre essa metragem, visualizando junto à essa explicação a primeira foto desse post: o tecido que comprar terá uma largura padrão - normalmente de 1,5 até 1,8m - teremos aqui o comprimento da saída. Considere que comprou 2 metros de um tecido de 1,5 de largura padrão. Ao estender esse tecido no chão ou na mesa para fazer os cortes (observe a primeira foto abaixo), a largura padrão do tecido terá em seu topo o corte para passar os braços e na sua base o corte arredondado. A metragem maior fica para as laterais, onde cortará as tiras do amarrado. 

Antes de começar, além de um tecido bonito, é preciso uma tesoura nova e muito boa, a qual você reservará apenas para cortar tecidos e treinará um corte firme. Nunca corte outros materiais ou papel com ela, pois ela poderá se desgastar e causar mastigações na hora de cortar o tecido. 

Abaixo estão os cortes necessários no tecido (eu prefiro estendê-lo no chão ou na mesa de jantar, já que é grande). Aconselho começar pelo corte de número 3 abaixo, arredondando a barra (você pode cortar dividindo o tecido ao meio, fazendo um corte de meia lua - mas se não tiver experiência ou a quem pedir ajuda, arredonde a barra em toda sua extensão com o tecido por inteiro). É nesse momento que você decidirá a altura da sua saída.
*


Depois faça o corte de número 1. Ele fica cerca de um palmo e meio abaixo do topo do tecido e dependendo do tecido, é preciso ter comprimento menor que o que fiz abaixo. Alguns tecidos são mais elásticos que outros, portanto faça um corte pensando na largura das suas costas. É por esse corte que passaremos os braços ou apenas um deles em caso de montar a saída de um ombro só (sim! você veste levando os braços pra trás do corpo passando dentro desse primeiro corte; o tecido acima do corte emoldurará seu pescoço tornando-o frente única nessa forma tradicional de vestir a saída):

Em seguida, faça os cortes laterais de número 2 - também aqui você poderá decidir se quer faixas mais largas ou mais finas para a sua saída. Variar é bom:

Veja como as costas ficam expostas no amarrado tradicional:

Esse abaixo é o amarrado tradicional da saída (de frente) - acontece que é possível montar essa saída no corpo de diversas formas. No buraco em que passamos os dois braços, por exemplo, é possível passar apenas um e fazer um amarrado em que teremos uma saída de um ombro só. Também o tipo de tecido vai diferenciar o caimento da saída. Há tecidos pesados (e transparentes) em que apenas passando os braços pelo buraco, o próprio tecido se ajeita sobre o corpo e dispensa a amarração. É interessante entender um pouco mais sobre eles, mas como não sei nomes de nenhum, deixo a pesquisa pra vocês.

Meu pequenucho estava me abraçando no momento do clique, rs, por isso cristalizei a imagem. Ficou fofa. Então... ainda sobre a saída, o ideal é comprar um tecido apropriado, mas o mais barato que achar para um primeiro teste. Nos dois metros desse tecido das fotos paguei 14 reais (R$ 6,99 o metro). Já fiz com tecidos mais caros também, mas simplesmente adorei a estampa desse.

E atenção: em breve aqui no blog, vou ensinar a fazer um vestido longo, com um corte muito bonito e tudo que precisaremos será um molde feito com jornal, tecido e tesoura. Sem costuras de novo!






10 comentários :

  1. Lindo, mas não entendi nada! Corte para passar os braços??? Na foto ta frente única, não entendi como fazer e como usar! Mas ficou lindo, você é bem criativa! bjs

    ResponderExcluir
  2. @Danielle Bianco
    Danielle,
    Jogue os braços para trás. Imagine passando-os por dentro desse corte. O corte fica nas costas e a parte de cima dele emoldura seu pescoço. Os tecidos laterais vão pra frente, você amarra e sim!!! Terá nessa forma de vestir uma saída frente única. O tamanho do decote de trás dependerá do caimento do tecido. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Se fosse um tecido claro, talvez entenderia melhor.Qto a imagem cristalizada,era so tirar outra foto sozinha, rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá Talita,
    amei a saída de praia. Quero fazê-la, mas fiquei com uma dúvida: você corta a parte das costas com o tecido na largura ou no comprimento? Ou melhor, a posição em que coloca o tecido no chão e indica de amarelo os cortes, qual é a largura e qual é o comprimento? me fiz entender? Abro o tecido de 1,5m de largura por 2m de comprimento como?

    ResponderExcluir
  5. @Anônimo
    Oi... qual seu nome?
    Acho que você não deve ser mãe ainda, né? Pelo seu comentário, percebi! Imagine um dia cheio de obrigações, você chega com seu filho a tiracolo em casa, lhe dá banho, jantar, logo busca a filha no colégio, de novo com seu pequeno a tiracolo, afinal, não tem babá, não tem familiares na mesma cidade, enfim! Ao chegar de novo em casa, dá um lanche a ela, a põe pra fazer o dever de casa e... bem, no meu caso, pensei: Vai dar pra tirar umas fotos pra um post bacana - tem gente que vai curtir (ainda acho que tem!). Ponho meu pequeno pra brincar num canto e consigo que ele fique ali por uns bons 15 minutos e nisso consigo fazer a saída, com cortes rápidos, rs, e ainda consigo as fotos! Quase um recorde! Mas ao vestir a saída, lá estava meu pequeno ao meu lado de novo, querendo carinho, colo. Vida de mãe é uma prioridade linda, você um dia vai entender. Entendo que não assinou seu comentário por ter um quê de cobrança ali, mas não se preocupe, não fiquei chateada, acontece que de vez em quando (nesse momento meu pequeno dorme), gosto de mostrar aqui no blog o outro lado dos posts - me pareceu que você é uma das pessoas que não fazem ideia de como fazemos pra pôr no ar esses tutoriais. Então... o dia que for mãe, tomara que tenha alguém pra segurar seu filho sempre que precisar tirar uma foto sua - sozinha, pois do contrário perceberá o quão difícil é conseguir isso. Meu filho nessa foto resmungava pedindo por colo. Não me prolonguei muito. Minha prioridade são eles. Bati a foto e me propus a cristalizar a imagem. Queria muito que ele aparecesse também, mas por questões maiores que não vem ao caso agora, prefiro não misturar minha vida pessoal. Tomara que pelo menos tenha lhe sido útil a postagem. Parece que não. Apesar de difícil de entender, se se esforçar um pouquinho na leitura, não será um tecido de tal cor que a impedirá de aprender algo novo.

    ResponderExcluir
  6. @Unknown

    Oi, também não sei seu nome...
    Bem, lá no segundo parágrafo expliquei sobre a metragem. Você precisa comprar de 1,5 a 2,5 metros de tecido de acordo com o quanto quer circular no seu corpo, ou seja, são nessas laterais que fará os cortes de amarrado. Pelo visto você comprou um tecido de largura padrão de 1,5m. Esse será o comprimento da sua saída, a base você arredondará e no topo fará o corte dos braços. Se tivesse comprado um tecido de largura padrão de 1,8 metros, por exemplo, poderia fazer uma saída longa e talvez ainda precisasse cortar um bocado da base. Tomara que agora tenha entendido melhor. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Assim que eu encontrar o tecido que quero vou tentar fazer, amei a dica e quero uma saida dessa para mim! =) bjs

    ResponderExcluir
  8. oi, eu amei seu post e queria tirar uma duvida,,,,eu quero muito fazer uma saida mas aquela que é um quadradão só sabe? qual tecido vc acha que eu compro, o tipo do tecido,,,,,,,e sobre a critica que fizeram ai da sua saida nao ligue pois tem gente que só sabe fazer criticas.....gente pobre de espirito......beijus e parabens

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei esse modelo. E ao contrario dos outros comentários, nao achei difícil. Alguem com o minimo de boa vontade da conta de fazer. E olha q como você eu tbm sou mãe e sei bem como é, independente da nossa vontade vez ou outra os filhos querem nos "ajudar" e ai só mãe pra ter jogo de cintura e equilibrar os afazeres e o cuidado com os filhos. Dona Perfeitinha você esta de parabéns.

    DICA: se vcs estão com dúvida, façam teste num retalho e usem uma boneca pra provar a amarração, só acho.
    Bjuuu.

    ResponderExcluir
  10. @Helen Jans

    Helen,
    Simplesmente amei sua dica!!!!!

    Gente, façam isso: retalho + teste na boneca; perfeito!

    Que bom que fez e gostou da saída, Helen, beijos!!!!

    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com