Arroz branco soltinho - simples assim!

2.1.14 dona perfeitinha 6 Comentários


Nada mais simples, nada menos importante por isso. Um arroz branco soltinho todo mundo gosta e todo mundo quer aprender a fazer. Lembro de mim mesmo quando começava a pilotar o fogão e não havia arroz que saísse bom. A experiência e a observação nos ensina mais sobre tudo na vida e por que não começar os posts do ano com uma dica simples, mas super útil como essa?

A primeira coisa que temos que fazer é lavar o arroz e deixá-lo secando. Enquanto isso, coloque no fogo água filtrada para ferver. Qualquer dia ensino a fazer um arroz ligeiro e muito gostoso também em que não é preciso esperar nada, mas hoje a dica é conseguir o arroz mais soltinho de todos, portanto tem que esperar o arroz secar mesmo!

Arroz seco, um pouco de óleo na panela. Gosto de duas rodadas rápidas do óleo na panela para medida para 4 pessoas (fica óleo suficiente apenas para cobrir o fundo da panela proporcional em tamanho para a quantidade de arroz) - qualquer dia também posto a dica da medida que uso para calcular a quantidade de arroz por pessoa.

Um dos truques para o arroz ficar soltinho é fritá-lo muito bem, torrando os grãos até o ponto em que estiverem firmes, mas não escuros. Não deixe-os perder a cor branquinha, ok?

Tempere a seu gosto, no meu caso, uso sal puro ou o alho com sal caseiro que faço:


 Ponto do arroz em que já se pode acrescentar água fervente:

Nesse momento a água já deve ter fervido:

Jogue apenas o suficiente para cobrir os grãos:

Misture...

Tampe a panela e abaixe o fogo para o mínimo:

Assim que a água secar você já terá um arroz pré-cozido e pode desligar o fogo. Aqui você decide se espera para finalizá-lo mais tarde ou se continua o processo de cozimento. Cozinhá-lo de duas vezes é o outro segredinho para deixar o seu arroz soltinho...

 Para finalizar seu cozimento, acenda o fogo novamente...

Jogue água filtrada em temperatura ambiente até o nível do próprio arroz apenas (dessa vez, não ultrapasse para não cozinhar demais!):

Tampe o arroz assim que a água começar a ferver, baixando para o mínimo o fogo imediatamente:

Começando a chiar o fundo da panela, pode desligar o fogo, seu arroz está cozido e verá que estará também soltinho...

Fundo da panela sequinho...

Veja seu arroz soltinho...




 Gosta do blog? Me ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Nosso endereço é o www.donaperfeitinha.com! Obrigada!







6 comentários :

  1. Amei o post e vou testar agora mesmo, hehe, que esse novo ano seja de bençãos pra nós, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  2. Talita, olá! Feliz já 2014 =0)

    Repasso uma dica que aprendi e estou usando (e adorando). Na etapa pré-cozido do arroz, eu desligo, tampo e deixo fechadinho até esfriar.
    Incrível: fica soltinho, cozido no ponto exato e nada grudado no fundo da panela.

    beijo grande.
    ps: a panela aqui é aço inoxidável fundo triplo (não sei se o resultado acima se faz por esse detalhe).
    bjks.

    ResponderExcluir
  3. Ai, Talitaaaaa! Essa dica uns dias atrás teria me ajudado tanto. Fiquei responsável pelo arroz da ceia de ano novo da família de meu esposo! Mas, do que vc falou, só não sabia do lavar e deixar secar. Sobre a água, minha mãe sabia... :) adorei. Obrigada! Beijos, Lisiane

    ResponderExcluir
  4. Exatamente como faz minha mãe e como com ela aprendi. A única adaptação q fiz foi colocar mais um pouco de água fervente ao final (já na hora de servir) pois gosto do arroz bem macio. Mesmo assim ele continua soltinho. Também tenho pulado a etapa de lavagem quando na embalagem há a informação de q ela é desnecessária. Notei q contanto q o óleo seja em quantidade suficiente para deixar os grãos brilhando enquanto os refogo, a lavagem não faz falta. Teve uma época em que eu estava tentando ser light e estava "torrando" o arroz em panela antiaderente sem óleo. O arroz não ficava ruim, mas o amido tomava conta da panela, mesmo quando o arroz havia sido lavado. Considero importante também deixar o sal com alho para os dois últimos minutos do refogado, pois se ele dourar demais o branco não aparece. Adoro seu blog, vc é show!

    ResponderExcluir
  5. Exatamente como faz minha mãe e como com ela aprendi. A única adaptação q fiz foi colocar mais um pouco de água fervente ao final (já na hora de servir) pois gosto do arroz bem macio. Mesmo assim ele continua soltinho. Também tenho pulado a etapa de lavagem quando na embalagem há a informação de q ela é desnecessária. Notei q contanto q o óleo seja em quantidade suficiente para deixar os grãos brilhando enquanto os refogo, a lavagem não faz falta. Teve uma época em que eu estava tentando ser light e estava "torrando" o arroz em panela antiaderente sem óleo. O arroz não ficava ruim, mas o amido tomava conta da panela, mesmo quando o arroz havia sido lavado. Considero importante também deixar o sal com alho para os dois últimos minutos do refogado, pois se ele dourar demais o branco não aparece. Adoro seu blog, vc é show!

    ResponderExcluir
  6. Comentei agora há pouco mas acho q não estando logada o longo texto se perdeu rs... apesar de longo, acrescentava pouca coisa útil, portanto vou escrever novamente só para contar um detalhe que eu havia esquecido e que pode ajudar quem vive na correria. Minha mãe usa esse método e isso era útil numa época em que muitas vezes ao ano ela precisava se ausentar por uma semana para cursos em outra cidade. Ela fazia o arroz antes de viajar só até a etapa do pré cozimento que vc explicou, em grande quantidade e guardava na geladeira. Aí minha irmã mais velha, que ficava encarregada da cozinha nessas ausencias de minha mae só tinha que retirar a quantidade que seria consumida pela família naquela refeição e terminar o cozimento. O restante que ainda havia passado apenas pelo pré cozimento ainda durava uma semana na geladeira sem perder, já que o que estraga o alimento é a quantidade de água q ele contém e o arroz pré cozido possui pouca água absorvida. Beijos talita adoro seu blog!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com