Como fazer seu filho parar de chupar dedo

9.1.14 dona perfeitinha 1 Comentários



Para fazer o filho parar de chupar dedo, não existe fórmula mágica, apenas muito bom senso e muito carinho para lidar com isso que não é verdadeiramente um problema, afinal o ato em si é inocente. Os problemas decorrentes do ato, porém, sabemos que existem em quantidades significativas na maioria dos casos (mas claro que há exceções, histórias bonitas de ouvir). Como pai e mãe de um bebê que chupa o dedo, porém, vocês devem primeiro se decidir se se arriscam ou não nas tentativas de fazer seu filho parar com esse hábito. Se se decidirem por não tentarem isso, qualquer que seja o motivo e porque acham que o ato não trará problemas futuros a ninguém, respeito bastante. Nenhuma decisão é fácil, mas se você é um pai ou mãe que quer tentar fazer seu filho deixar a dependência do dedo, esse texto foi escrito na tentativa de ajudá-lo e de te dar força nesse processo difícil.

COMO FAZER:
Escrevo esse texto como finalização desse aqui (é só clicar) que é verdadeiramente o texto que você deve ler para entender todo o processo e todas as dificuldades que passamos (eu e meu marido) até conseguirmos, finalmente, sermos bem sucedidos no que diz respeito a fazer nosso filho parar com a dependência de chupar o dedão direito.

É POSSÍVEL!
Não vou entrar nesse texto no mérito da forma que usamos para conseguir que nosso filho parasse de chupar o dedão, mas sim sobre o resultado do mesmo, da alegria em hoje poder dizer que fomos bem sucedidos e tudo graças a muita paciência, amor e carinho transmitidos a nosso filho no nosso dia a dia e em abundância durante o processo em questão.

Não é fácil, tenha em mente isso! Você lembrará, assim como eu, de mães que sofrem com a dependência química de filhos e isso te fará mais forte. Lembre-se então que esse sofrimento é curto, você dará carinho em abundância e apenas isso vai bastar para fazer seu filho se esquecer da dependência de chupar o dedo e não levará muitos dias... veja por minha experiência: em 5 dias meu filho já não fazia ideia que um dia chupou o dedo, mas claro que a idade da criança na data vai influenciar o período necessário para o esquecimento do hábito. O meu filho tinha 1 ano e 4 meses quando passou pelo processo.

Nunca use métodos agressivos, nunca xingue, nunca faça seu filho se sentir diminuído apenas porque chupa o dedo.

TENHA EM MENTE O BEM QUE OBJETIVA
Você tem apenas que se lembrar durante os dias e noites mais difíceis de que faz isso para que seu filho ou filha não sofra consequências tristes no futuro, sejam bullyings, sejam cirurgias dentárias, seja insegurança nas decisões, seja vergonha de ser o que é, afinal, a forma que lida e transmite pra criança poderá afetá-la e caso não tenha sucesso nas tentativas e seu filho continuar chupando o dedo, você tem que olhar com outros olhos pra isso, não como uma derrota, mas como uma situação a ser encarada com amor e atenção, nunca envergonhando seu filho do ato. Mas seja forte, você consegue!

Meu filho nunca mais chupou o dedo. Esse foi substituído por cosquinhas, rs. É assim que ele relaxa e dorme, mas procuramos não deixá-lo dependente das cosquinhas. Damos a ele esse carinho eventualmente... ao acordar principalmente, como dizendo 'tenha um bom dia!'... ele abre o maior sorriso!

PARA QUEM NÃO LEU O TEXTO TODO ACIMA, LEIA ESSE OUTRO - é nele que está meu depoimento sobre como eu e meu marido conseguimos fazer nosso pequeno parar de chupar o dedo. Mas esse é um complemento, um adendo à aquele. Nosso filho continua feliz, mesmo sem mais chupar o dedo. Espero que tenham a mesma sorte que nós, mas se não tiverem, procurem continuar mostrando a vida a ele da forma bonita que deve ser, independente do que acontecer.


GOSTA DO  donaperfeitinha.com? Ajude-me a ganhar mais leitores queridos como você! Conte nosso endereço pros seus amigos e familiares. Mostre nosso blog pra eles também em suas redes sociais. Vai ajudar no bom desempenho desse espaço. E eu te agradeço!







Um comentário :

  1. Oi Talita,

    Complicado, mas eu sou a favor dos pais tentarem tirar esse costume da criança, meus filhos não usaram nem chupeta!

    Beijos!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com