Como lavar cortinas

16.1.14 dona perfeitinha 4 Comentários


Lavo de 6 em 6 meses as cortinas daqui de casa. E pra quem pensa que é um drama fazer isso, que nada! Coragem! O mais difícil mesmo é retirar e colocar as danadas, lavar mesmo é fácil que só vendo as fotos abaixo pra garantir:

Devo corrigir o texto acima. Tirar as cortinas não é difícil. Tirá-las é super simples e divertido, seja das de trilho como as minhas ou mesmo as de bastão (para essas últimas também não há dificuldade na hora de devolvê-las!); mas vai precisar de escada. Muita calma nessa hora, principalmente se tiver um 'medinho' que seja de altura.

E agora é que poderia haver drama, afinal a sujeira em mãos fica mais assustadora, concorda?

O que vamos fazer é esfregar as barras das cortinas primeiro. Com as mãos ou escova macia (vai depender do tipo de material)... em seguida, usaremos um balde como recurso de deixar de molho no alvejante, quer ver?

Assim... deixe de molho tempo suficiente para o alvejante agir (cerca de 1 hora):

Depois ou mesmo antes da parte do molho, é preciso ir catando as sujeirinhas de mão de chocolate, mosquitos, etc, retirando-as com sabão e escovinha de dentes:

E aí usaremos a máquina de lavar como recurso para deixar toda a cortina de molho, mesmo as de material que não pode ser lavado na máquina como é o caso da minha camada de voal bordado (encha apenas metade da máquina de água, pois se total, ao colocar as cortinas a água poderá transbordar - e você não quer isso, né?).

Deixe bater o sabão e o amaciante antes de colocar as cortinas:



Depois do molho com sabão e amaciante, retire as cortinas de tecido delicado, enxague na pia e estenda para secar. Já cortinas de algodão ou outro material resistente poderão continuar na máquina e ser lavadas normalmente:

Após o ciclo, incluindo a centrifugação (caso seu tecido amasse muito, evite essa parte, escorra o excesso de água com as mãos e...), pendure as cortinas para secarem:


Depois de tudo isso, você pode passar os tecidos que requererem um 'ferro' antes de voltar com elas para seu lugar nas janelas...


A vantagem de tecidos como o voal é que além de lindos, secam rápido e não precisam ser passados - a desvantagem é que são meramente decorativos e não barram a luz solar, portanto para usá-los, precisará de outra camada de um material mais 'bloqueador' digamos assim...



E eu fico com essa leveza de ver minhas cortinas limpinhas de novo...

Talita.





4 comentários :

  1. Quando lavo minhas cortinas, adoro o cheirinho do amaciante que fica no ambiente por alguns dias.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro muito bem do trabalho que dava as cortinas da casa da minha mãe
    Agora que tenho a minha casa, prefiro evitá-las rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,

    Tadinha da minha cortina (só tenho na sala) ela só vê água 1 vez por ano, mas é azul, não aparece sujeira, e nem da vontade de lavar, esta desfiada pelas unhas da minha gata... Mesmo assim gostei da dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Super pratico.. Confesso que lavei a cortinha do quarto do meu bebe uns 3 meses atras e to MORRENDO de preguiça de pendurar denovo.. muitos detalhes q vai levar horas pra fazer! rs
    Voce teria alguma dica de como lavar persianas de tecido.. o meu da sala ta pedindo um bom banho faz tempo... mas eu queria fazer em casa, achei tao caro o que estao cobrando aqui na minha cidade!!! :D
    bjussss

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com