Goji Berry desidratada - pra dieta e pro bem estar

18.2.14 dona perfeitinha 3 Comentários




Parece que de tempos em tempos surge uma moda nova em termos de um alimento super poderoso, capaz de fazer um bem enorme pro nosso organismo e ainda, de presente, nos ajudar a emagrecer. Super me interesso nesses 'ingredientes' e por vezes chego a gostar (e viciar) em alguns. Tenho uma super ajuda/consultoria nesse quesito já que na minha cidade natal tem uma loja hiper completa de todos esses produtos naturais, a Raízes da Terra, que, sorte minha, pertence à minha tia mais que querida Angela, contando com a ajuda importantíssima de outra tia, também do meu coração, Aurea. Pra quem é de Ponte Nova, MG, ou região e ainda não conhece a Raízes da Terra, dá uma conferida, fica na Av. Dr. Otávio Soares, 82, loja 1. E o tel é o 31 3817-1033 e não se esqueçam de perguntar por mim, rs. 

Então que da última vez que fui na minha querida Ponte Nova, fui dar uma conferida na loja de produtos naturais da minha tia pra descobrir o que tinha de novidade 'bombando' e fui conquistada por essa frutinha desidratada de nome engraçado Goji Berry. Bonitinha, vermelhinha e com um sabor gostosinho que não anuncia de cara o tanto de 'benifícios' que ela pode nos trazer:

Usando da consultoria gratuita da minha tia e também com posterior pesquisa, descobri que esse é o novo alimento queridinho dos nutricionistas que tem incluído a frutinha seca na dieta para emagrecimento de seus pacientes, pois ela acelera o metabolismo. Mas antes de seus benefícios no auxílio à perda de peso, também nos deixa entusiasmados outras muitas melhorias no nosso organismo possíveis ao incluí-la na nossa alimentação. 

Vejamos tudo o que faz da Goji Berry desidratada o alimento queridinho do momento:

Na Dieta e no corpo:
Pouco calórica, tem cerca de 50 calorias em uma colher de sopa.
É um anti-inflamatório natural e por isso vai ajudar a combater a celulite.
Se bem incluída na dieta para emagrecimento, vai aumentar o metabolismo e favorecer a perda de peso mais rapidamente.

Na saúde:
É rica em vitaminas (B1, B2 e B6) e principalmente em vitamina C (muito superior à laranja, cerca de 50 vezes mais, o que por si só já justifica ser incluída na alimentação diária de qualquer pessoa). Também tem uma variedade boa de aminoácidos (que ajuda a produzir proteína, fortalecendo nossos músculos e diminuindo a flacidez) e ácidos graxos insaturados (ajuda a diminuir o colesterol ruim- LDL).
É antioxidante (vermelha, né? Tem carotenoides que protegem pele e olhos e combatem doenças do envelhecimento).

E olha... o que me agradou muito saber é que se eu incluir a Goji Berry na minha alimentação (o que já estou fazendo), além de emagrecer um pouquinho, posso ter os seguintes benefícios (MARAVILHOSOS!):

- aumento do meu nível de energia (em todos os sentidos de desempenho, rs, atlético inclusive, rs);
- melhora da qualidade do meu sono (isso é uma busca eterna minha!);
- melhora na facilidade para despertar (seria ótimo, não seria?);
- melhora na concentração (isso é a única coisa da lista que, no meu caso, não tenho como melhorar de tão fácil pra concentrar que sou - bom...)
- ajuda também na diminuição da fadiga e do estresse (isso é sempre bom, não acha?)



Mas tudo que surge como 'moda' nem sempre é um alimento 'novo', digamos assim. Por aqui no Brasil, a Goji Berry começou a ser conhecida agora, mas essa frutinha simpática já faz parte há muito tempo da alimentação dos sul asiáticos (na China, Tibete e Índia) e tudo isso que descobri sobre ela, eles já sabiam, mas precisou de alguma universidade americana resolver pesquisar e divulgar o que aprenderam sobre elas pra nós do ocidente nos interessarmos...

A frutinha in natura:


Eu, pessoalmente, adoro essas 'descobertas' saudáveis que vem lá do Oriente. Estou adorando a Goji Berry, acho que vai gostar também.


Como consumir?
Dá pra ser a fruta fresca (mas não sei se é possível achar no Brasil);
Dá pra ser em cápsulas;
E dá pra ser assim mesmo, como estou fazendo, da fruta seca.

O sabor agradou até meu filho pequeno. O danadinho adorou! Mas pra ele só dou de degustação, rs.



Achei um pouco cara a frutinha, mas os resultados parecem compensar... (paguei na loja da minha tia R$18,50 em 100g - o preço tá ótimo se compararmos com outros que andei vendo por aí - acho que a versão 'a granel' é mais barata que as versões vendidas embaladas de fábrica).
É recomendado de 15 a 45 gramas por dia da fruta seca para conseguir os resultados citados acima. Deve ser ingerida preferencialmente pela manhã e antes das atividades físicas como sugerido por uma nutróloga Marcella Marcez nessa reportagem aqui. Ela deu uma ótima dica: como a fruta é seca, o correto é ingeri-la junto a líquidos para hidratar a fibra da mesma e então ter seus efeitos potencializados. Adorei!


Vez ou outra vou mostrar pra vocês algum alimento especial e 'saudável' que tenho incluído na minha alimentação e seus benefícios, claro! 








3 comentários :

  1. Muito bom, Talita! Não conhecia essa fruta, mas já me interessou bastante, vou procurá-la por aqui. Obrigada pela informação! Tenha um bom dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, tb descobri a frutinha a pouco tempo e tenho consumido...posso dizer uma coisa? Estou adorando e sim, vejo os resultados...claro q ela deve vir acompanhada de uma alimentação saudável e atividade física!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Goji Berry, mas o que pega mesmo é o preço :(

    Blog Dona Ingrid

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com