HORÁRIO ESCOLAR INFANTIL - para crianças que ainda não leem

6.2.14 dona perfeitinha 1 Comentários


Estou meio saudosa de escrever pensando em você que lê. Não a toa, claro; nas últimas duas semanas postei apenas dois dias aleatórios em cada uma delas. Minha rotina mudou completamente e, para não desistir do blog, o jeito é mantê-lo atualizado sem dia certo mesmo.

Então, hoje tenho uma ideia que é ótima para crianças que já estão na escolinha (ensino infantil) e ainda não leem, mas já tem um horário de aulas. Elas mesmas poderão olhar para o horário e identificar quais aulas terão no dia. Se tem que ir de tênis, se tem que levar os livros que pegou da biblioteca, se terão aula de matemática, escrita, enfim... Isso é ótimo, não acha? Queria ter dado essa dica no ano passado, mas fiz esse horário para minha filha no início do ano, quando o blog esteve de 'férias prolongadas'. Me baseei na ideia super criativa de uma amiga (Giselle, foi ótimo isso pras crianças, né?) que fez o horário diário da filha, do acordar ao ir dormir, lá estava o quadro com imagens representativas das atividades da filha. Fosse o inglês, a natação, o balé, o almoço, a escola, o banho; na tabela dela, tinha todos os passos e horários da semana da filha. Achei muito legal, mas na época minha filha só fazia uma atividade extraescolar e não justificava pra mim, já que sou eu mesmo quem leva e busca em tudo, quem põe no banho, lê pra dormir... então adaptei a ideia pro horário escolar e minha filha adorou escolher cada uma das imagens que usamos no horário dela, não precisei interferi em nenhuma das escolhas, foram bastante representativas mesmo, você não achou?

A ideia é sentar no computador com a criança e em um editor de imagens (ou mesmo num editor de texto como o Word), criar uma tabela para o horário e ir na internet, no Google Imagens (de preferência, rs), e procurar por figuras que representem as aulas. Observe abaixo as figuras que minha filha escolheu no ano passado para representar suas aulas:


Reparou que para as aulas de Linguagem Oral, ela escolheu duas crianças brincando de telefone de lata e barbante? Para o dia da Educação Física, ela colocou um tênis sobre a imagem escolhida. Na época que fizemos, passava a novelinha Carrossel que ela adorava e ela pegou a Maria Joaquina em sala de aula com um lápis na mão para representar as aulas de Escrita. A ideia é colocar as figuras representativas das aulas, mas não esquecer da legenda que servem para os pais, rs.

No caso do horário que fiz, fiz em arquivo de imagem num editor de imagens e levei para revelar como fotografia. Depois apenas colei manta magnética por trás para pregar na geladeira. Mas quem não souber fazer assim, basta fazer colagem com imagem de revistas (mas tem que ter sorte de achar figuras parecidas, pois sempre há aulas repetidas - outra ideia é usar adesivos comprados). Ou mesmo usar uma tabela em editor de texto e imprimir! Dessas duas últimas formas, você terá que plastificar e vou mostrar como fazer abaixo...

Esse ano, já podendo ler, Sofia, minha filha, não quis mais o horário personalizado com imagens, então apenas colei a manta magnética por trás do horário impresso que a própria escola distribuiu:



Depois, usei Contact transparente para plastificar o papel e mantê-lo limpo o ano inteiro:


Dessa forma, fica fácil para os filhos e para os pais se organizarem para as aulas do dia, não acha?











Um comentário :

  1. Talita,

    seu blog é muito legal! Vira e mexe o recomendo a alguém. Achei muito simpática a ideia do calendário e vou testar com a minha filha mais nova.

    Obrigada,
    Audrey.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com