Limpeza de estofados sintéticos (ou de couro)

26.2.14 dona perfeitinha 6 Comentários



Venho dar dica de limpeza e de produto. Não é, porém, um post patrocinado. Esse tipo de multi uso com agente clareador comprei certa vez que, numa mudança, precisei limpar armários brancos encardidos. Funcionou, mas o melhor uso que achei para ele foi esse que mostro hoje: para limpeza de estofados de couro ou estofados sintéticos. Adoro estofados de suede, tecidos macios, mas, infelizmente, aqui em casa, fui substituindo tudo isso por couro ou materiais sintéticos porque as crianças não deixam parar nada limpo. Gosto deles e a vantagem é que são práticos e fáceis de limpar. Usando bucha, água e sabão, sai tudo limpinho, mas pra facilitar essa limpeza, esse produtinho que mostro abaixo é o que há de melhor no assunto.

Odiando aquela história que certos pais tem coragem de fazer com os filhos, proibindo comer e beber na sala (cadê os ótimos momentos de filme, pipoca e guaraná?) ou de se subir neles, sou a favor mesmo é de se sujar e se limpar, mas claro que entendo que em certas casas os sofás são tão caros que só em pensar em uma gordurinha caindo ali, entendo o estresse que devem passar. São escolhas que se fazem, mas aqui em casa, a casa é prática sem deixar de ser bonita e limpa, portanto, quem estiver com dificuldades de limpar seus estofados sintéticos ou de couro, vai adorar essa dica!






Impressionante, né? E isso é sujeira de 2 semanas apenas!

Gosto de passar álcool diluído em água depois da limpeza. Esses materiais são resistentes ao álcool e esse, diluído em água (2/3 de álcool; 1/3 de água) tem ótima ação desinfetante - criei esse hábito na limpeza do estofado do trocador do meu bebê!

E então terminar o trabalho com um pano úmido:

Prontinho!

Faço o mesmo também nos sofás e cadeiras...



Vou intensificar as dicas no Instagram do blog, portanto, se você ainda não me segue por lá, procure por  @talitadonaperfeitinha 

Tenho certeza que vai curtir!!!!






6 comentários :

  1. Olá Talita, ótimas dicas, também uso esse produto com ação clareadora, gosto muito. Deixo também a minha dica, o álcool, quando diluído, perde seu poder desinfetante.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. @Anapaul@
    Oi, Ana Paula,
    Então... preciso discordar de você no que disse quanto ao álcool, já que ele em sua concentração absoluta não é eficaz para desinfetar. Ele precisa ser diluído em água (caso compre o de 100%) para ter ação desinfetante.

    Busquei em um artigo científico a explicação para o que eu disse tanto na postagem quanto agora:

    "(...)onde a concentração ótima recomendada de etanol é 70%, mas concentrações entre 68 a 72% funcionam muito bem. O etanol puro é menos efetivo que as soluções aquosas, pois desnaturação requer água, na ausência, as proteínas não são desnaturadas tão rapidamente quanto na presença dela, razão pela qual que o etanol absoluto, sendo um agente desidratante, tem menos efetividade que soluções aquosas"

    As bactérias morrem quando o álcool tem 70% de etanol e 30% de água, o que não acontece quando sua concentração é de 100%.

    Desculpe-me, mas preciso sempre passar a melhor informação aos leitores.

    Abraço,
    Talita.

    ResponderExcluir
  3. Oiti, queria saber se poderia usar este produto no chão da minha cozinha que e branco.
    Obrigada.
    Daniele.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Talita, em geral, compramos alcool a 70, certo? ele já vem diluído, se você o diluir ainda mais, ele não terá essa concentração. Pelo que entendi você deve comprar com uma concentração de quase 100%, o que não é muito comum, por isso deve diluir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oie Talita, esse produto pode ser usado em outras cores ou só no branco vc já testou?
    Os assentos da cadeira da cozinha são azul e é tão difícil mantê-los limpos.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. @Gisele
    Sim, Gisele... hoje meus sofás são escuros e uso neles também, mostrei os claros porque são neles que a 'sujeira' aparece. Mas vale ler a embalagem do produto e conhecê-lo! Abraço, Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com