Como lavar roupas de bebês e crianças

6.3.14 dona perfeitinha 0 Comentários


Essa é, por incrível que parecesse a mim quando a recebi pela primeira vez, uma das perguntas recorde na minha caixa de e-mails desde que tenho o blog, ou seja, há mais de 5 anos! E só hoje me decidi por publicar a respeito. Sabendo portanto que é uma questão levada a sério por muitos papais e mamães, devo ir com cautela ao anunciar que...



Mas é óbvio que imagino (não só imagino, entendo e já vivi), a neura dos papais de primeira viagem - sim, considero apenas os papais de primeira viagem com essa neura, pois é vivenciando que se aprende, é fazendo que se aprende e é, acima de tudo, entendendo a lógica das coisas, que se aprende e, para isso, apenas depois de observarmos e passarmos por diversas situações como pai e como mãe que vamos deixando de ter 'medos', 'neuras' nesse âmbito de cuidados com os filhos.

Lavar as roupinhas deles pode sim ser feito à parte, com produtos especialmente elaborados, com cheirinhos especiais, enfim, o mercado é cheio de opções para quem gosta de lavar as roupas de seu bebê ou de sua criança separadamente. Mas cá entre nós, pais com tempo corrido, especialmente aqueles que não tem empregado doméstico em casa, optar por lavar separado as roupinhas do seu filho acarretará sim num gasto maior de tempo, de água, de energia... Optar por isso não me parece muito 'econômico', a não ser claro que estejamos falando de lavar as roupinhas de seus filhos com roupas de adultos que trabalham em áreas com alta chance de contaminação por bactécias (como hospitais) ou de lugares onde falta saneamento básico, por exemplo. Essas roupas sim, por questões de saúde e higiene, devem ser lavadas separadamente, evitando ser jogadas à máquina com as das crianças.

Além dessas razões citadas acima, não vejo outra que possa impedir de lavar as roupinhas de seus filhos juntamente com as dos papais, avós, titios, enfim! Roupa suja sai da máquina limpa. Sujeiras muito mais preocupantes estão à mãozinhas dos nossos filhos ao engatinharem, apoiarem as mãozinhas num corrimão, ao apertarem um botão de elevador, enfim, vírus podem estar em todos os lugares, mas com toda certeza não dentro de uma máquina de lavar com água! E nossos filhos vivem como nós, respiram do mesmo ar, dormem com os mesmos ácaros, rs. O que podemos fazer por eles é vaciná-los e dar muito amor e carinho nessa vida, além de deixá-los sempre andando com roupinhas limpinhas e cheirosas, sejam elas lavadas separadamente ou juntamente com as nossas. Isso é só uma questão de escolha.

A medida e a dica que dou, porém, é esfregar com escova macia e sabão de sua preferência todas as manchinhas das roupas antes de jogar na máquina. Por melhor que seja seu sabão, aquelas manchas de comida na gola dos bebês só saem assim. Se não tirá-las antes de a roupinha ir pra máquina, bye bye roupinha nova, rs!


E no mais, é seguir pré-lavando cada roupa de acordo com sua necessidade e, por fim (mesmo!), ...

Jogar todas elas juntas na máquina!






0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com