Massa recheada: Panini - para servir de entrada!

31.3.14 dona perfeitinha 5 Comentários

Sou apaixonada com essa massa. Massa que vira pão, que vira sanduíche, ou mesmo que vira esse enrolado recheado para se comer fatiado entre amigos e que tenho costume de fazer aqui em casa. Chamo de Panini porque aprendi assim. Mas panini é um nome genérico. A palavra, italiana, está no plural (no singular é panino!), mas para quem come, só quer dizer panini. Panino é sanduíche, panini, sanduíches!

E no caso desse enrolado que faço e que virou Panini como sendo nome próprio (porque brasileiro adota tudo, mas muda o foco, rs), a intenção é assar inteiro e fatiar para comer com as mãos mesmo ou com talheres no prato. 

Seus amigos vão adorar! Não há quem não goste e você vai amar fazer de tão simples que é! Você resolve rápido seu problema de não ter passado na padaria antes que os amigos chegassem em sua casa.

Ingredientes do PANINI:

- 15g de fermento biológico (tenha aqueles de saquinho em casa para momentos de 'urgência', mas claro que melhor mesmo é comprar do fresco, vendido refrigerado);
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de sal;
- 10ml de azeite;
- 300ml de água
- 700g de farinha de trigo peneirada.

Primeiro misturo o açúcar, o fermento, o azeite e o sal. Aí acrescento a farinha e vou adicionando a água aos poucos, à medida que misturo tudo. Em seguida é necessário sovar a massa por alguns minutos até que ela esteja homogênea. Então divido a massa em duas bolas, jogo um pouco de farinha por cima e deixo crescer por uns 20 minutos:



Então é hora de abrir a massa com um rolo. Essa massa não é fácil de abrir, exige um pouco de força, mas afine-a o melhor que puder, mas não deixe fina demais para não rasgar:

Aqui temos os ingredientes de um dos recheios que acho que melhor combina com esse Panini: muçarela e tomate seco. Muçarela de búfala é a melhor opção para deixar o recheio mais 'leve':

E então vamos recheando ao longo de um dos lados da massa: 

Pronto! Veja que deixo uma boa camada de massa livre na lateral mais próxima do recheio. Vamos começar o 'embrulho' por essa parte, jogando-a por cima do recheio:

 Assim:

E então enrolamos em direção ao restante da massa:

Se você for bom em abrir e enrolar massas, não terá que fazer isso que faço que é cortar as sobras pra deixar o enrolado mais bonito: 

O Panini está pronto pra ser levado ao forno:

Mas, antes, jogue farinha de trigo sobre a região que dispor a massa na assadeira:

Você deve assar o Panini à 200oC (com o forno já pré-aquecido). O tempo aproximado eu não sei, rs, sempre deixo até que a massa obtenha um moreno bonito. Nesse ponto é certeza de que a massa assou e a muçarela derreteu. Fatie e sirva quente!

Infelizmente todas as vezes que tenho feito o Panini, é uma correria só, pois os amigos chegam enquanto este está no forno, a conversa boa se inicia e me esqueço completamente de tirar as fotos finais. O dia que lembrar venho no post e acrescento, rs.

Mas independente disso, essa entrada faz muito sucesso! Ah... por vezes acrescento nesse mesmo recheio a rúcula ou apenas folhas de manjericão!

Recheie também com queijo e fungui secci... ou queijo e frango desfiado... ou mesmo queijo e peperoni ou, claro, crie recheios criativos. Uma vez fiz com berinjela grelhada com cebola, tomates cereja, azeitonas e passas hidratadas no vinho branco, ficou muito bom. 


E a gente se lê e se vê por aqui!

Siga-nos também nas redes sociais:







5 comentários :

  1. Talita, você é muito prendada
    Que delícia isso
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, vc não postou pronto, todo moreninho,bonitão

    ResponderExcluir
  3. Só faltou a foto dele assado. Cadê??? Ah, assim nao vale, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Talita ! Cadê a foto do Panini assado ? Beijos, "te" leio todos os dias !!!

    ResponderExcluir
  5. oi Talitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Amei o seu blogggggggggggggggggggggggggggggggg♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com