Chá verde - tudo que precisamos saber sobre ele

8.4.14 dona perfeitinha 2 Comentários


Acho que o chá verde é atualmente o chá mais conhecido do mundo. Todo mundo já ouviu falar e muita gente já experimentou. E tudo porque ele é famoso por ajudar a queimar as gordurinhas. Mas é só isso?

Não, claro que não. E não basta que se diga que o chá é chá verde, temos que estar atentos, verificando se realmente aquele chá é feito das folhas do arbusto da planta Camellia Sinensis (outros chás como o chá preto também são feitos dessa planta, mas o processamento é diferente); verificando a boa procedência do chá (mas isso vale pra qualquer tipo de folhas, flores ou caules que passam por processo de secagem - afinal, a qualidade tem de estar atestada pra não se sair consumindo fungos).

Puro, o chá verde tem um gosto bem ruim, na minha opinião, tem gosto que me lembra o cheiro do capim moído do boi. Há quem adore ele puro, mas eu não! Por isso, sempre uso outros chás junto à infusão do chá verde como o chá mate, o chá de hibisco, o chá de hortelã, o chá de capim cidreira, ente outros que são muito mais saborosos e fortes. As propriedades dos dois chás são mantidas.

A produção:
Foto daqui

Sabemos que o chá verde é mais consumido na China e no Japão, que é originário da China, mas que foi levado por monges ao Japão e acabou ganhando por lá um valor enorme e hoje é a bebida mais consumida do país (muito mais que refrigerantes e bebidas alcoólicas). Mas você sabia que o maior produtor do chá verde no ocidente é Portugal? E Portugal vende chá verde pro mundo todo! No Brasil, sabemos que a produção do chá verde está mais concentrada no estado de São Paulo.

Mas você sabe como preparar o Chá verde?

Foto daqui

O chá verde é muito sensível à fervura, por isso nunca ferva as folhas (se você o fizer, o chá vai amargar muito)! Esquente a água, mas não deixe ferver (a temperatura ideal é 80oC). Desligue o fogo e só então acrescente o chá verde (e outro chá junto, se preferir). Use 1g de folhas para cada 100ml de água. Misture e tampe por, no máximo, 5 minutos! Coe, sirva-se e guarde em garrafa térmica ou ponha na geladeira. Mas o melhor, para aproveitar todas as propriedades do chá é consumir na hora.


Por que eu consumo diariamente o chá verde:

Minha maior preocupação é consumir chá verde de boa procedência, mas como já contei pra vocês, tenho uma tia que é dona de loja de produtos naturais e está sempre atenta nesse sentido e é dela que compro meus estoques, rs.

O chá verde é diurético e ele me ajuda muito a evitar inchaços (já que tenho pequena tendência de acúmulo de líquidos). Quando estou consumindo o chá não incho nunca, é incrível!

O chá verde tem muitos polifenóis que são antioxidantes, ou seja, evita o envelhecimento e destruição das células de todo nosso organismo, algo com que todos nós temos que nos preocupar, pois é consumindo alimentos antioxidantes que prevenimos ou adiamos um câncer, conseguimos uma ação anti-envelhecimento e mais: passamos a queimar gordura com mais rapidez.

O chá verde então tem efeito positivo também para o coração, pois fortalece artérias e veias e diminui as taxas de LDL, o colesterol ruim, no sangue.

Pra completar, o chá verde tem manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2.

Faz muito bem à saúde de todos nós, mas é claro que quem sofre com qualquer doença crônica, principalmente dos rins, deve consultar seu médico sobre o consumo do chá verde.


É bom mesmo pras dietas?

Sim! O chá verde realmente auxilia a pessoas em dietas de calorias reduzidas a perderem peso mais rapidamente, pois atua agilizando a queima de gorduras, além de prevenir o acúmulo de gorduras no organismo quando consumido regularmente.

Posso consumir regularmente?

Sim! (Desde que você não seja portador de doença cardíaca, seja hipertenso ou esteja grávida!). O chá verde tem muitos benefícios pra todos nós, mesmo pros magrinhos. Não é uma bebida para fazer dieta, mas maravilhosa pra ser incluída na rotina de consumo de qualquer pessoa. Muitos são os benefícios (checa lá em cima onde citei alguns!).

Posso tomar chá verde à noite?

Não! Poder até pode, mas o chá verde tem cafeína e algumas pessoas são muito sensíveis à ela, perdendo facilmente o sono e é por isso que não é recomendado o consumo do chá verde à noite.

Quais versões do chá verde existe no mercado?

O chá verde existe também em versão instantânea que eu adoro, pois acho muito prático e ainda vem com sabores de limão e de abacaxi com hortelã (meu preferido):


Também existe em versão de saquinhos.










Mas o melhor mesmo é o chá verde em folhas, pois apenas esse pode ser preparado de forma que se aproveite totalmente todas suas propriedades.









Em Ponte Nova, você encontra o chá verde em qualquer dessas versões na loja da minha tia Angela, querida, a Raízes da Terra que fica na Av. Dr. Otávio Soares, 82, loja 1, em Palmeiras. O telefone de lá é o 31 3817-1033.












2 comentários :

  1. Oi Talita, porque será que gestante não pode consumir chá verde??
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Talita,
    Qual é o melhor sabor na sua opinião: abacaxi, hortelã ou limão?
    Já tentei consumir o chá verde, mas desisti por achar muito amargo. Vou testar esse com sabores.
    Bjs!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com