Mesa posta, talheres e louça brilhando!

by - 23.4.14

Se você tem sorte em ter talheres de prata, use essa dica aqui para polimento dos mesmos. Mas se seus talheres são como os meus, de inox, fica mais fácil deixá-los brilhando sem marcas nenhuma, assim como deixamos a louça limpinha e posta para receber os amigos.

Temos, claro, antes de tudo, que lavar normalmente toda a louça e todos os talheres a serem usados no jantar ou almoço em que se vai receber. Mas se você, como eu, é prática e deixa que louça e talheres sequem no escorredor (em vez de enxugá-los), sabe que sempre secam com manchinhas de água escorrida e isso é o fim ao pormos a mesa, pois fica parecendo que tem sujeira ali. 

É por isso que temos que usar a dica dos grande buffets que servem milhares de mesa num único evento. Não sei se já viram o backstage da preparação de um jantar de casamento, por exemplo. São várias pessoas com panos limpos e álcool à 70% em mãos polindo taças, louça e talheres com os mesmos.

Por que álcool à 70%? Porque trata-se da melhor concentração desinfetante!
Faço aqui uma citação que tirei de um artigo científico a respeito da ação desinfetante dessa concentração de álcool:
"(...)onde a concentração ótima recomendada de etanol é 70%, mas concentrações entre 68 a 72% funcionam muito bem. O etanol puro é menos efetivo que as soluções aquosas, pois desnaturação requer água, na ausência, as proteínas não são desnaturadas tão rapidamente quanto na presença dela, razão pela qual que o etanol absoluto, sendo um agente desidratante, tem menos efetividade que soluções aquosas" 

Aqui em casa, em lugar do pano limpo, uso um bom papel toalha para embeber no álcool e polir os talheres e louça:




Limpos e desinfetados!





You May Also Like

1 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.