Carne moída... não dá pra deixar faltar!

3.6.14 dona perfeitinha 6 Comentários



Famosa, sim! A 'carne moída' é tão eclética que está em todos os lares. Seja moída uma ou duas vezes, seja de 'traíra', 'patinho', 'alcatra' ou mesmo de 'filé mignon', carne moída é tudo de bom!

Quem é que não dá valor a ela? Somente os vegetarianos (claro!), mas olha que até eles tem uma substituta pra ela: a PTS (proteína texturizada de soja) que faz uma bela imitação da carne.

E hoje o post é pra ela que, pense bem, faz de salada a pratos elaboradíssimos. Minha intenção é deixar claro que carne moída pode te salvar a qualquer tempo e ajudar a criar pratos muito bacanas, mesmo quando a criatividade não está lá aquela coisa!

Segue lista pra te inspirar a qualquer hora, a qualquer tempo - muito do que se faz com a CARNE MOÍDA mantida congelada no seu freezer:

ALMÔNDEGAS: que delícia! Nesse link aqui achei uma boa receita que leva pão. Aqui em casa faço simples mesmo, aproveitando ao máximo o gosto da carne. Com temperos, cebola picadinha e pronto! Tem gente que acha que não dá liga, mas depende da carne escolhida. Se não der, porém, um pouco de farinha de trigo integral ou branca resolve o quesito. Grelhar ou fritar, eis a questão! Tanto faz, mas prefira sempre reduzir óleos do prato, isso é sempre uma boa sugestão. Depois junte seu molho de tomate. Ah, o tomate! Outro grande ingrediente que vale um post independente, não acha?

HAMBÚRGUER: a carne moída feita assim e grelhada substitui muito bem o bife do almoço e dá um 'up' no sabor. Claro que o hambúrguer é mais usado para lanches com pão, queijo, tomate, alface e o que mais sua imaginação e paladar permitirem. Achei aqui, link de origem da foto receita ótima com cogumelos, um bom ingrediente também de se ter em casa.



SOPAS: que beleza, sopa é bom sim.... no inverno aquece com ingredientes dos mais diversos e sabor à sua escolha, dá pra fazer sopa com todo tipo de legume, tubérculos e verduras. E a carne moída vai bem com tudo.



PASTÉIS FRITOS: de massa comum ou de angu, o pastel de carne moída é pedida número 1. O queijo faz uma bela companhia aqui. Nos nossos supermercados da vida, há massa pronta pra tudo, rs.



ESCONDIDINHO: Esse prato pode ser feito com batata ou mandioca. E é um tanto famoso em usar carne seca ou nossa personagem principal de hoje, a carne moída. Aqui tem receita interessante!




PÃO DE BATATA: qualquer salgado ou pão caseiro vai bem com carne moída no recheio! Veja receita desse pãozinho aqui.









BERINJELA RECHEADA: de carne moída, claro! Como é meu legume favorito, não podia deixar de constar algo com ele. Essa receita tem aqui. Mas se quiser fazer logo uma lasanha de berinjela recheada com carne moída siga meus passos a passo do blog mesmo! Mas com legumes quaisquer, a carne moída vai muito bem. Recheie abobrinhas, tomates e berinjelas inteiras!

PÃO COM CARNE MOÍDA: Dizem que o nome não é esse, que é um tal de buraco-quente, mas pra mim é pão com carne, como relatado em bares ao longo das estradas, rs. Dá pra transformar em aperitivo chique, basta misturar a carne com ingredientes nobres que o pão francês recheado de carne moída ganha destaque até em festas durante o dia.




Agora, não se detenha a essas dicas apenas! Com carne moída se cria e se inventa. Aqui no blog mesmo há outras várias receitas. Em destaque, indico o meu bolinho frito favorito: o de mandioca recheada com carne moída. Também deixo o link do meu quibe!!!!! E quibe a gente faz pra comer cru, frito ou assado (que tal dispor em assadeira e rechear? Quibe assado é tudo de bom! Você pode também fazer polenta com carne moída (o famoso angu à baiana, uma iguaria que permite temperos e ingredientes complementares diversos!). Com carne moída também vai bem com massas, macarrões! Pode rechear o canelone, pode entrar no molho bolonhesa com fetuccines à gravatinhas! E em massas vale incrementar, usar legumes como berinjela e abobrinha!


E o fato é que carne moída é isso, um infinito de oportunidades para fazer na nossa cozinha! Se tem uma receita boa com esse ingrediente, me manda no talita@donaperfeitinha.com - se um dia conseguir fazer, sua receita será publicada com créditos e agradecimentos!






6 comentários :

  1. Eu amo carne moída e concordo, não da pra deixar faltar, rs, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  2. Eu amo carne moída e concordo, não da pra deixar faltar, rs, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  3. Talita, os links para as receitas do Escondidinho e do Pão de batata estão incorretos. Você pode verificar?

    ResponderExcluir
  4. Olá menina,
    Carne moída é mesmo uma mão na roda pra várias comidinhas...amo!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita, estou adorando seu blog. Mas estou interessada na sua panela que aparece com a carne moída. Pode me dizer a marca (ainda não descobri onde e a interrogação no meu teclado)
    Bjs,
    Eulina

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo
    Rssss...
    Oi, Eulina...
    Essa é uma frigideira da marca Carrefour.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com