Milho pras crianças

26.6.14 dona perfeitinha 4 Comentários


Um alimento saudável e que as crianças dizem sim à qualquer hora é bom ter sempre em casa. É legal até fazermos uma listinha desses alimentos pra nunca esquecermos na hora das compras. E o milho verde é, com certeza, um desses alimentos.

As crianças precisam de energia e o milho tem bastante carboidratos pra fornecer. Também tem muitas fibras, presentes na casca; além de proteínas e vitaminas do complexo B.

E como é simples fazer milho verde fresquinho pras crianças. Fica pronto tão rápido que é uma boa opção pros momentos de tumulto em casa (sabe aqueles em que todos estão famintos e falando ao mesmo tempo, rs?). Bom escolher o milho verde pra apaziguar tudo, rs...


 Então que milho verde pra cozinhar rápido só mesmo na panela de pressão. Enquanto na panela convencional o milho precisa de uma hora pra ficar bom, na panela de pressão bastam 12 minutinhos.

Encha sua panela de pressão com água suficiente para cobrir as espigas de milho que vai cozinhar (use água filtrada de preferência):


Então leve a panela ao fogo e assim que a pressão começar, conte 12 minutos (se for retirar a pressão você mesmo levando a panela para debaixo da água - como indicado no manual das panelas de pressão) ou deixe apenas 10 minutos caso vá deixar a pressão sair naturalmente depois de desligar o fogo (assim o tempo de pressão remanescente termina o processo de cozimento do milho). Nunca deixe seu milho por tempo demais, pelo perigo da evaporação da égua e também porque seu milho poderá ficar duro:

Olha só que lindos os milhos verdes das crianças (e dos adultos, claro!):

Dicas de temperos:

Apenas com sal... ou você salpica o sal no milho assim que o retirar da água ou, depois de cozido, volta o milho com a panela aberta em água com sal para ferver por 2 minutinhos para o sal penetrar de forma homogênica! 

Com manteiga... você pode passar a manteiga na espiga quente que esta derreterá na hora ou derreter a manteiga no microondas para ser acrescentada com colheradas à espiga, rs. Além disso você pode temperar sua manteiga como desejar... misture, por exemplo, queijo parmesão à ela ou mesmo azeite e manjericão.


Para as crianças que não seguram o milho quente, há interessantes acessórios de plásticos próprios que criam cabos laterais no milho pra ser segurado firmemente. Já vi à venda até mesmo em supermercados. Aqui em casa a criançada varia entre espiga inteira e cortada pra comer assim mesmo na colher:






4 comentários :

  1. Uma boa dica que aprendi com um senhor que vendia milho na praia é colocar uma colher de chá de açúcar na água de cozimento. É incrível como fica maia amarelinho os milhos.

    ResponderExcluir
  2. PARA AS CRIANÇAS???? É pra mim mesmo coração!! rrsrsr Minha bisa fazia assado pra mim na brasa do fogão a lenha, ô saudade. Mas aqui em caso faço assim também, e quando faço sopa de legumes (amo comidinhas com caldo e sou apaixonada por sopas) eu corto uma espiga em 3 pedaços e cozinho junto na sopa, acho que fica com um saborzinho espetacular. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Talita, experimenta colocar uma colher de açúcar quando for cozinhar o milho fica delicia. dica da Rita Lobo que super recomendo =)..Quando estou com preguiça faço no microondas enrolado em plastico filme 7 a 8 min em potencia alta e pronto =)
    Bjs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com